Institucional
Categorias
Sobre
O Garotas Nerds foi criado em 2009 com o objetivo de aumentar a representatividade feminina online, construindo novas narrativas a partir da experiência de mulheres dentro do universo nerd.
A ComicCon RS em sua oitava edição é a maior convenção de quadrinhos e cultura pop do Rio Grande do Sul e aconteceu nos dias 4 e 5 de agosto, no campus da Ulbra em Canoas, região metropolitana de Porto Alegre.
Entre os principais convidados da ComicCon RS2018, nomes como Glenn Fabry, ilustrador britânico famoso por suas capas únicas e que tem seu nome ligado à história da Vertigo e a séries consagradas como Preacher e Hellblazer e Daniel Furlan ator, comediante, roteirista, diretor, músico e apresentador, conhecido por interpretar o Renan do Choque de Cultura.
Foto: Guilherme Almeida
Com cerca de 50 convidados, o evento recebeu ainda artistas nacionais como Rod Reis, desenhista da Marvel que participou da polêmica saga Império Secreto, e Felipe Watanabe, artista da DC Comics responsável pelo título da Liga da Justiça da América.
O homenageado deste ano foi Levi Trindade (foto), editor sênior da Panini e uma das mais carismáticas personalidades do cenário nacional. Completam a programação quadrinistas gaúchos de destaque como Gustavo Borges, Rafael Scavone e Bruno Seelig, e jornalistas, editores e especialistas em HQs, games, cinema e séries de TV.
Foto: Redação Multiverso
Conversamos com o Gustavo Borges criador das tiras Edgar e A Entediante Vida de Morte Crens. O quadrinista da elogiada HQ Pétalas (publicada inclusive em países como Polônia e Portugal) lançou em 2017 duas obras: Escolhas e Até o Fim pelo selo Geektopia.
Gustavo nos contou que Cebolinha, seu novo projeto para coleção Graphic MSP, que trará como personagem principal o famoso garoto criado por Maurício de Sousa, está sendo finalizado e seu lançamento previsto para novembro deste ano.Também está previsto para novembro o lançamento de um livro do Choque de Cultura: 79 Filmes Para se Assistir Enquanto Dirige, conforme anunciou Daniel Furlan durante o bate-papo. O livro deverá contar com as biografias dos personagens, análises de filmes (Renan falará por exemplo, sobre o clássico E.T. – O Extraterrestre, de Steven Spielberg) e um glossário de cinema assinado por Maurílio.
Foto: Guilherme Testa
Um espaço temático criado especialmente para os fãs da saga Harry Potter foi montado na parte externa. Com vagões de trem de verdade, a área ganhou ares da famosa Plataforma 9 ¾. Montado em parceria com o fã clube Koscovaras – O Olivaras do Brasil, o espaço tinha cenários para fotografias e uma lojinha para aquisição de varinhas artesanais fabricadas em modelos únicos e exclusivos entre outros produtos. O espaço foi utilizado também para realizar brincadeiras e divertir visitantes de todas as idades.
A ComicCon RS interagiu com o público também através de ações como arena de games com torneios de PES e FIFA, quiz sobre cultura pop ao estilo “Passa ou Repassa”. O Sesi ofereceu um espaço de leitura com acervo de quadrinhos e atividades especiais para o público infantil. E, obviamente, não poderia faltar um concurso cosplay que premiou o vencedor com um passaporte para a CCXP.