TV

Annecy International Animated Film Festival: Irmão do Jorel e o Centenário da Animação Brasileira

  Thays Pantuza    segunda-feira, 18 de junho de 2018

Centenário da animação brasileira é homenageado no maior festival de animação do mundo!

Nesta última semana, entre os dias 11 e 16 de Junho, aconteceu o Annecy International Animated Film Festival, na França. Pela primeira vez o Brasil é o país homenageado no festival, onde já foram premiados filmes como “Uma História de Amor e Fúria”, 2013, Luiz Bolognesi, e “O Menino e o Mundo”, 2014, de Alê Abreu.

Nesta edição oito (8) produções brasileiras entraram nas mostras competitivas do festival, incluindo Irmão do Jorel, na categoria “TV Films” e Tito e os Pássaros, concorrendo como longa-metragem, principal categoria das competições de Annecy.

Ao prestar a homenagem, o festival promoveu a mostra “Brazil Frame by Frame – Cem anos de Animação Brasileira”, fomentando a exibição de diversos produtos nacionais, além de promover palestras com brasileiros em vários painéis do evento. A curadoria e seleção das 37 produções que estiveram na Annecy e as 32 produções brasileiras na categoria “Filmes Comissionados” (publicitários, videoclipes e encomendados), foi elaborada pelo Anima Mundi a convite do festival.

Durante o evento, aconteceu ainda a MIFA (International Animation Film Market), setor responsável pela área de pitching do próprio festival. Neste ano teve o lançamento de um livro sobre os cem melhores filmes de animação brasileira, pela Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), além da apresentação do projeto de longa-metragem “The Foreigner”, com direção de Luiz Bolognesi e produção de Alê Abreu. Com esses dois mestres trabalhando juntos, a nossa melhor opção é ficar de olho, esperando ansiosos pelas próximas novidades!

CURIOSIDADE: Segundo a Ancine, 2017 foi o melhor ano da animação brasileira em 22 anos. Foram 7 longas lançados, a produção de séries subiu de 2 para 44 nos últimos dez anos e o número de empresas participantes no festival de Annecy subiu de 8 para 36 nesta última edição, em 2018.

IRMÃO DO JOREL

É necessário enfatizar aqui a participação do Irmão do Jorel nas competições do festival. Irmão do Jorel está competindo na categoria TV Films com o episódio “Eject Especial”, ao lado do stop-motion Angeli the Killer, com o episódio “Delírios de um Amor Louco”, de Cesar Cabral pela Coala Filmes. O desenho recebeu destaque em entrevista feita pela revista Variety, onde Zé Brandão, da Copa Studio, fala um pouco mais sobre as ambições do desenho, além de, claro, comentar sobre o processo criativo da equipe.

Segundo Zé, Juliano Enrico, criador do desenho, criou os personagens principais baseado na própria família. Por esse motivo, o desenho se mostra cheio de influências pessoais e que fizeram parte de sua infância. Segundo a entrevista, os desenhos favoritos de Juliano são “As Trapalhadas de Flapjack”, “A Vaca e o Frango” e “Laboratório de Dexter”, sem esquecer, é claro, de referências de animes nos anos 80 e 90, quando o gênero comçou a se expandir pelo Brasil. No episódio “Eject Especial”, o autor pôde explorar suas referências e também homenageá-las, pois o personagem faz uma viagem inusitada ao Japão!

Irmão do Jorel é um desenho-destaque pois agrada todos os públicos. A originalidade do desenho se dá, muitas vezes, justamente pelo conteúdo cheio de referências e easter-eggs dos episódios, como por exemplo um brinquedo vintage ou paródias de filmes dos anos 80, como disse o próprio Zé Brandão em sua entrevista para a Variety. Todo esse universo é, sem dúvidas, o ponto de conexão entre todas as idades. O humor aparentemente sem sentido faz com que assistir Irmão do Jorel seja um evento familiar!

Atualmente, Irmão do Jorel é transmitido apenas pela TV Paga (Cartoon Network), mas Zé Brandão se mostra otimista e promete que em breve entrará nas plataformas V.O.D.

CURIOSIDADES:

1. Irmão do Jorel é uma co-produção com a Cartoon Network Latin America. Desde a animação a entregas finais, tudo é feito na Copa Studio. As questões relativas ao som (gravação de voz, música, efeitos sonoros, mixagem) é tudo feito na Ultrassom Music Ideas.

2. O roteiro é escrito pelo coletivo criativo “TV Quase”, coletivo em que Juliano foi um dos fundadores, junto com outros amigos roteiristas, atores e comediantes. O coletivo foi fundado em Vitória-ES e hoje é bem famoso pela série Choque de Cultura, transmitido pelo próprio coletivo e pelo Omelete TV.

“Por enquanto, estamos em toda a América Latina, mas até agora o resto do mundo é um território inexplorado. Mas tenho que dizer: não por muito tempo.”
Zé Brandão

SITES
Programação do Festival de Annecy
Variety: Entrevista de Zé Brandão, da Copa Studio

Comentários

Comentários

Thays Pantuza

Thays Pantuza

Thays Pantuza, 24 anos, mineira em território fluminense. Produtora e montadora de filmes, estuda Cinema na UFF. É também cheerleader e baterista nas horas vagas.

Todos os posts da Colaboradora »

Comenta aí!

Nuvem Hospedagem 50% OFF

Novidades por e-mail

Quer receber um boletim quinzenal com as principais novidades e produtos da nossa loja? Então assine nossa Newsletter abaixo. Não divulgaremos seu e-mail e não enviaremos SPAM, palavra de escoteira.

Lista de Desejos 0
Abrir sua Lista de Desejos Continue Comprando