Cinema

Zoe Saldana é a primeira atriz em 3 filmes com mais de US$ 2 bilhões

  Wendy Stefani    sexta-feira, 17 de maio de 2019

Zoe Saldana ganhou bastante atenção por estar nos três filmes que se destacaram em recorde de bilheteria nos cinemas, superando US$ 2 bilhões, são eles: Avatar, Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato.

Saldana, nasceu em Nova Jersey, nos Estados Unidos, e tem ascendência latina: sua mãe é de Porto Rico e seu pai é da República Dominicana. Após perder o pai, aos 9 anos, Zoe foi viver com os avós na República Dominicana.  Aos 17, voltou para seu país de origem, onde estudou artes dramáticas no New York Youth Theater.

Empreendedora e ativista, defende a igualdade entre todos, independente de seu berço e de suas preferências e junto com Daniel Batista, Saldana lançou a BESE uma empresa de comunicação em que os colaboradores e os entrevistados são imigrantes, LGBTs, negros e mulheres, conforme ela:

“Desse total, oito são mulheres talentosas, mas que muitas vezes não têm as mesmas oportunidades que os homens”

“Nos EUA, o número de pessoas com descendência latino-americana, assim como eu e meu sócio, não para de crescer. Nossa empresa tem a missão de contribuir para um mundo igualitário em que todos se respeitem e prosperem”

Apesar de estar em destaque no momento, a caminhada de Zoe nem sempre foi assim, a atriz já chegou a comentar que teve dificuldades e que já perdeu papéis devido sua etnia, pois existe uma interferência entre quais papéis são oferecidos e a quem são oferecidos na indústria do cinema.

“Tudo tem a ver com raça [em Hollywood]”, contou. “Eu já recebi roteiros e comecei a ler pensando que poderia fazer teste para o papel principal, mas daí um papel coadjuvante em que a etnia estava especificada como negra ou latina aparecia e eu pensava: ‘Ah, então é para esse papel que eles me querem’”.

“É difícil estar presa por essas correntes, não conseguir os papéis que você quer, ser sempre escalada em um nicho pré-definido. Os executivos justificam dizendo que pessoas negras não dão bilheteria, o que é mentira. Se você é um executivo, você tem o poder de ditar a tendência, não só de segui-la”, completou.

Além disso, questões sobre sua etnia são sempre levantadas em entrevistas, em um vídeo a atriz chega a afirmar claramente sua posição: ” Vamos esclarecer, eu sou uma mulher negra”.

Essas ações envolvendo a etnia, são  exemplos de uma sociedade que muitas vezes se importa mais com nossa descendência e melanina, do que nosso trabalho e quem realmente somos, mas Zoe avança lindamente como uma Mulher Negra e poderosa, com orgulho de sua descendência latina. Não é difícil perceber que por essas ações e destaque até aqui,  Saldana deve inspirar muitas pessoas e abrir portas nesse universo Hollywoodiano – muitas vezes preconceituoso.

Os avanços no universo cinematográfico ressaltam um grande processo da conquista dos negros nesse ambiente, infelizmente ainda não existe muita diversidade racial no cinema americano e muito atores, produtores e diretores sofrem por isso, mesmo que de forma indireta.  Porém, a partir de toda essa contextualização, ver notícias como Zoe Saldana, se destacando como mulher, negra e latina nos cinemas, faz com que possamos acreditar ainda mais nesse caminho árduo, que inclui todos aqueles que sofrem algum preconceito devido as “diferenças”,  e que com um passo de cada vez, e embora falte muito ainda por avançar, possamos enfim estar em direção a uma sonhada igualdade racial.

Em Avatar, Saldana interpreta a princesa Neytiri e irá reprisar o papel nas continuações já confirmadas pelo diretor James Cameron. No MCU, a atriz dá vida à Gamora, uma das filhas adotivas de Thanos, sendo crucial na história.

Wendy Stefani

Wendy Stefani

Bióloga - UFSCar. 26 anos. Se perde em páginas de livros. Sonha em viajar pelo mundo. Apaixonou-se por escrever sobre os universos que lhe tocam. Diz sim, para todo convite que lhe permita viver algo novo. Sushi e chocolate? QUERO! :)

Todos os posts da Colaboradora »

Comenta aí!

Novidades por e-mail

Quer receber um boletim quinzenal com as principais novidades e produtos da nossa loja? Então assine nossa Newsletter abaixo. Não divulgaremos seu e-mail e não enviaremos SPAM, palavra de escoteira.