Institucional
Categorias
Sobre
O Garotas Nerds foi criado em 2009 com o objetivo de aumentar a representatividade feminina online, construindo novas narrativas a partir da experiência de mulheres dentro do universo nerd.
Pois é, assim como alguns veículos Renault, Nissan, Chevrolet, Ford, Fiat e todas as outras marcas automotivas possuem modelos que se definem por siglas, por exemplo, a maioria das fábricas também lançaram veículos com
nomes femininos, homenageando assim às mulheres, você não acha?
Talvez você não tenha percebido, mas existem carros da Renault e de outras fábricas, que possuem nomes femininos. A escola do nome varia, alguns nomes correspondem a mulheres que fizeram história, outros nomes não são conhecidos pelos consumidores de um modo geral. Mas o certo é que existem mais carros com nome de mulher do que você imagina.
Embora não sejam raros os nomes de mulher assignados a carros, é interessante saber que no mundo da Fórmula 1, por exemplo, o piloto Sebastian Vettel homenageia as mulheres batizando os seus carros com nomenclaturas especiais. E esse mundo de corridas onde diversas equipes colocaram nomes de mulheres nos seus carros, acaba sendo também o espelho para Renault carros e outras montadoras que batizaram diversos modelos com nomes femininos.
1. Os carros da Renault não têm nomes femininos, mas mesmo afirmando que a marca não pretendia colocar um nome feminino ao seu modelo elétrico, o nome ‘Zoe’ é excelente, não é verdade?
2. Entre os anos 2004 e 2017 foi comercializado o Toyota Isis, um veículo que era ideal tanto para trabalhar quanto para uma família com muitos filhos. Mas também existe o Toyota Carina, que não é muito conhecido pelos consumidores brasileiros, porque foi comercializado só no Japão. Esse modelo da marca japonesa Toyota foi produzido desde o ano de 1970 até o 2001.
3. O modelo Jade é um carro da Honda que só foi comercializado na China. É um veículo que também foi criado para famílias com muitos filhos e começou a ser produzido a partir do ano de 2013.
4. Um dos carros com nome feminino da Alfa Romeo é o modelo Giulietta. É um carro esportivo de muita aceitação por parte dos consumidores da marca italiana. Outro carro da famosa marca italiana é o Alfa Romeo Giulia, que surgiu pela primeira vez no mercado automotivo na década de 60.
5. Já a marca japonesa Nissan criou diversos carros com nomes de mulher, como por exemplo, o Nissan Serena, que é uma minivan que surgiu no mercado automotivo no ano de 1991. Ainda é possível encontrar esse veículo no Japão, na Malásia e na Indonésia.
O Nissan Livina é outro veículo da marca japonesa que leva nome feminino. Pode parecer estranho, no entanto, é um nome de origem holandês. E o Nissan Gloria, que surgiu no mercado bem antes da marca ter como nome ‘Nissan’: surgiu quando a montadora ainda se chamava Prince Motors. É um veículo modelo sedã grande e foi produzido entre 1959 e 2004.
6. Outra marca automotiva, a Fiat, lançou no Brasil o tão conhecido Fiat Elba no ano de 1986. Esse modelo foi uma versão perua do Fiat Uno. Tinha versão de 3 portas e outra versão de 5 portas. Foi fabricado até o ano de 1996.
Existem outros veículos que nada tem a ver com o novo Renault, por exemplo, porém têm nome de mulher, como:
Um nome comum na Espanha e também habitual em Portugal, bem conhecido no Brasil, ‘Mercedes’ existe no nome da montadora alemã por um motivo especial: é uma homenagem de um dos criadores da marca em homenagem à filha Jellenik Mercedes. Karl Benz desenvolveu o primeiro veículo e então, uniram Mercedes com Benz e assim
ficou o nome da montadora até os dias atuais. Existe maior homenagem do que essa?
É verdade que quando falamos de carros, parece que se trata de um objeto pertencente ao mundo masculino. Mas isso é passado. As mulheres gostam de carros, procuram ofertas Renault e promoções de outras marcas automotivas, gostam de dirigir e se envolvem em menos acidentes do que os homens. Não é por acaso que o seguro para motoristas femininas é praticamente um 25% mais barato do que o seguro para motoristas masculinos!