Institucional
Categorias
Sobre
O Garotas Nerds foi criado em 2009 com o objetivo de aumentar a representatividade feminina online, construindo novas narrativas a partir da experiência de mulheres dentro do universo nerd.
Após 60 anos da primeira publicação de Mauricio de Sousa, chega as revistinhas da Turma da Mônica a primeira garota negra com protagonismo! E, além de ser um fato empolgante para todos os seguidores da turma, por ter mais um novo integrante nesse universo de histórias, ainda temos uma grande e importante representatividade nas páginas.
A nova integrante é chamada de Milena. E foi apresentada ao público no final de 2017, no primeiro evento “Corrida Donas da Rua”, parte do projeto da Mauricio de Sousa Produções que defende o empoderamento feminino e a igualdade entre gêneros. Desde então ela vem participando de eventos com os demais integrantes da turma.
É fundamental que as meninas e os meninos negros possam se reconhecer nas histórias em quadrinhos, desenhos e espetáculos. Nossos personagens podem contribuir para isso”, disse Mônica Sousa, diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções e filha do artista.
Milena, tem 7 anos, é negra, crespa e cheia de charme, encantando as páginas dos quadrinhos. Além de tudo, ama os animais, futebol, dançar e música! Essa Milena é um arraso! Em sua primeira historia ela é apresentada como uma menina de autoestima elevada e melhor amiga de Magali e Mônica. Ela se muda para a Rua do Limoeiro com sua família: Silvia, a mãe, é veterinária e casada com Renato, publicitário. Milena tem dois irmãos: Solange, ou Sol, de 17 anos, que é vocalista de uma banda de garagem, e Fabinho, ou Binho, de 5 anos, que vai se dar muito bem com o primo de Magali, o Dudu. Juntos eles formam a família “Sustenido”.
Milena é mais do que um acréscimo de personagem dos quadrinhos. Ela é a representatividade com protagonismo, tornando-se mais uma conquista entre tantos universos sociais que ainda faltam. Sua personagem permite que tantos meninas e meninos negros possam se ver nessas histórias e percebam que também podem ser Donos da Rua!
Nas redes sociais da revista, Milena já ganhou aceitação e reforçou sua importância no universo com alguns comentários:
“Tenho uma filha que se chama Milena e é muito parecida com ela”, escreveu uma usuária nas redes sociais da revista. ”[Ela] ficou radiante quando viu a bonequinha, disse: mamãe, sou eu.”
“Minha irmã gêmea”, disse outra.
Milena é mais um marco na história em quadrinhos, estamos encantados!