Instagram Garotas Nerds
Séries e TV

Netflix pode ter indenizado Claire Foy porque ela recebia menos que Matt Smith em “The Crown”

  Patricia Piquia    segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Geralmente os protagonistas, por terem mais atenção na produção, recebem salários maiores que os demais atores. Mas para as mulheres nem sempre isso funciona. Claire Foy não conseguiu escapar da diferença salarial por gênero em “The Crown” e mesmo interpretando a rainha recebeu menos que seu coadjuvante, o ator Matt Smith, como esposo da rainha, príncipe Phillip.

A informação primeiro vazou na revista Variety, mas os produtores da série assumiram em março em uma conferência em Jerusalém, que a atriz recebia menos que Matt Smith. Justificaram a diferença apenas por Claire Foy ser menos conhecida que Matt Smith quando escalada para “The Crown”. Matt Smith ganhou notoriedade ao interpretar o 11º Doctor, na famosa série de ficção científica, Doctor Who. Mas essa justificativa pode até fazer algum sentido para a primeira temporada, em que Claire não era tão famosa, mas na segunda não se justifica, pois a atriz venceu o Globo de Ouro e o SAG Awards de 2017 e foi indicada ao Emmy pelo papel de rainha.

Esse não é o primeiro caso de diferença salarial por gênero em famosas produções, só para citar um caso recente, Michelle Williams recebeu menos que Mark Wahlberg para regravar cenas para o filme “Todo o dinheiro do mundo”. Os atores tiveram que refazer cenas para o filme depois da saída de Kevin Spacey, acusado de assedio e que foi substituído por Christopher Plummber. Quando descobriu que havia recebido mais que sua colega de trabalho, Wahlberg decidiu doar a diferença para a campanha “Time’s up” contra abuso e preconceito contra as mulheres de Hollywood.

Image result for michelle williams e mark wahlberg

A revelação da disparidade salarial por gênero em “The Crown” também gerou muita comoção nas redes sociais, com algumas petições para que os produtores da série também doassem a diferença salarial de Matt Smith para o “Time’s up”. Mas os produtores somente soltaram um comunicado de desculpas e que eles iriam rever os contratos para a continuação da série, para tratar homens e mulheres de forma igualitária e que ninguém iria receber mais que a rainha de agora em diante.

Matt Smith disse ao “Hollywood Reporter” que Claire é uma de suas melhores amigas e que ele acredita que eles deveriam ter sido pagos igualitariamente e que deveria haver igualdade para todos. Disse ainda “Pensando mais a frente, eu acho que nos todos devemos manter na mente que precisamos assumir a luta para fazer isso melhor e maior até em áreas para todos envolvidos, não apenas na nossa indústria de entreterimento, mas em todas as indústrias.”

Em uma entrevista ao veículo “Entertaiment Weekly”, Claire se disse surpresa por estar no centro de toda controvérsia acerca do seu salário, mas que isso não a fez se sentir mal pela produção ou pela nova temporada, em que ela não vai mais atuar, pois a nova temporada dará um salto temporal e os personagens irão envelhecer muito. O papel de rainha será da atriz Olvia Colman, de Broadchurch e Tobias Menzies, de Outlander e Roma, assumirá o papel do príncipe Philip. Apesar de toda polêmica Claire disse que não vê a hora de ver a nova temporada da série e que Olivia é maravilhosa.

Parece que toda repercussão valeu a pena. Segundo o Daily Mail, tabloide britânico, após a divulgação da diferença salarial a Netflix pode ter dado a Claire Foy uma compensação de até 200 mil libras referente à disparidade salarial que ela sofreu.

Esperamos que cada vez mais esse tipo de preconceito por gênero deixe de existir e que todos, especialmente mulheres, sejam reconhecidos igualmente pelo trabalho realizado tanto no entreterimento como em qualquer seguimento da sociedade.

Comentários

Comentários

Patricia Piquia

Patricia Piquia

Nerd, brasiliense, estabanada e professora de inglês. Amo música, livros, séries, filmes, arte, corridas e viagens.

Todos os posts da Colaboradora »

Comenta aí!

Nuvem Hospedagem 50% OFF

Novidades por e-mail

Quer receber um boletim quinzenal com as principais novidades e produtos da nossa loja? Então assine nossa Newsletter abaixo. Não divulgaremos seu e-mail e não enviaremos SPAM, palavra de escoteira.

Lista de Desejos 0
Abrir sua Lista de Desejos Continue Comprando