Ciência

Empresa desenvolve sacolas plásticas feitas de mandioca que se dissolve em água

  Wendy Stefani    domingo, 22 de julho de 2018

Já mostramos algumas inovações sustentáveis por aqui e todos sabem sobre o impacto que as sacolas causam ao meio ambiente e como esse problema deve ser resolvido imediatamente. Embora elas tenham sido criadas para o conforto de muitos, futuramente essa praticidade se torna muito prejudicial. Pensando nisso a  Avani Eco, uma empresa de Bali, na Indonésia, conseguiu desenvolver umas solução magnífica: Sacolinhas feitas de mandioca.

Empresa desenvolve sacolas plásticas feitas de mandioca e que se dissolve em água

Os plásticos tem um efeito drástico na sobrevivência de muito animais, principalmente, marinhos. Lemos diariamente diversas notícias sobre a morte deles, um exemplo disso é são as tartarugas marinhas, conhecidas também como Tartarugas-verdes. Essas tartarugas acabam se alimentando do plástico, já que este, quando está no mar, é parecido com uma água-viva flutuando, umas de suas presas. Além de ser tóxico, a sacolinha obstrui o estômago e impede a tartaruga de receber os nutrientes adequados. Além disso, 80% de todos os plásticos são usados apenas uma vez e depois descartados, participando, também, ativamente das poluições e inundações em cidades.

Cada sacola é capaz de aguentar até 3 quilos a cada uso

O criador dessa inovação é o biólogo Kevin Kumala, justamente com sua empresa, que tem como principal objetivo desenvolver opções de produtos biodegradáveis.  Cada sacolinha é feita a partir de amido de mandioca, não são tóxicas e podem ser recicladas assim como o papel, desaparecendo na natureza em poucos meses.

Na internet é possível assistir alguns vídeos que comprovam que a sacolinha é natural e pode ser  dissolvida em água morna ou quente – mas não na temperatura ambiente, sendo resistente à chuva.

Copo e canudo feitos à base de amido de milho

Se você ficou impressionado com essa  invenção, veja essa e outras ideias biodegradáveis da Avani Eco pelo site. Confira também o vídeo abaixo destacando as sacolas sendo dissolvidas em água quente:

Wendy Stefani

Wendy Stefani

Bióloga - UFSCar. 26 anos. Se perde em páginas de livros. Sonha em viajar pelo mundo. Apaixonou-se por escrever sobre os universos que lhe tocam. Diz sim, para todo convite que lhe permita viver algo novo. Sushi e chocolate? QUERO! :)

Todos os posts da Colaboradora »

Comenta aí!

Novidades por e-mail

Quer receber um boletim quinzenal com as principais novidades e produtos da nossa loja? Então assine nossa Newsletter abaixo. Não divulgaremos seu e-mail e não enviaremos SPAM, palavra de escoteira.