Internet

Por que as imagens são uma parte importante de sua estratégia Website

  Carolina Türck    terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Ao criar o seu site, talvez você imagine que as imagens são um elemento um pouco irrelevante; que não servem para muito coisas além de ilustrar. Mas as imagens do seu site fazem muito mais do que isso.

As imagens podem consistir em fotografias, infográficos, desenhos animados, GIFs ou outros elementos visuais.

Se você estiver usando fotos, as Páginas Amarelas oferecem opções de baixo custo para produzir fotos profissionais de alta qualidade do seu negócio.

Há também muitos sites onde você pode licenciar imagens de “banco de imagens” em vez de encomendar fotografias originais.

Pode haver uma grande variedade de qualidade quando se trata de fotos de bancos de imagens, por isso é importante certificar-se de que as suas seleções são recentes e variadas e não parecem excessivamente encenadas ou com ar pouco original.

Abaixo, explicamos porque deve ter imagens variadas no seu site.

Imagens e estratégia de website: a importância de escolher boas imagens

Efetivamente usadas, as imagens podem ajudar a levar mais visitantes ao seu site, promover o compartilhamento nas redes sociais e, finalmente, ajudar a impulsionar metas de negócios, como vendas.

Outro ponto que devemos levar em conta é que você também pode verificar os sites de sua concorrência para ter certeza de que eles não estão usando as mesmas fotos de banco de imagens.

Aqui estão as cinco principais razões pelas quais as imagens são importantes para o seu site:

1 – Websites com imagens obtêm mais visualizações

Quase o dobro, de fato, de acordo com um estudo que encontrou conteúdo online com imagens, obtém 94 por cento a mais de visualização do que as páginas sem.

2 – As imagens dão vida ao seu produto ou serviço

Talvez tenha ouvido a velha expressão que é melhor mostrar do que contar. As imagens no seu site atuam como contadores de histórias, permitindo que os visitantes do site visualizem seu produto ou serviço – e eles mesmos usando sua oferta.

Além disso, pesquisas descobriram que o cérebro humano pode identificar corretamente as imagens em apenas 100 milissegundos, tornando as imagens cuidadosamente escolhidas uma oportunidade importante para capturar rapidamente a atenção dos visitantes – mesmo antes que eles tenham lido uma palavra de texto.

Esse mesmo efeito também pode ajudar a melhorar o reconhecimento do seu negócio mais tarde. Aponte para fotos que retratam emoções positivas e, se fizer sentido, mostrem pessoas, duas coisas que foram mostradas para aumentar as taxas de conversão.

3 – As imagens ajudam-no a aparecer nos resultados dos motores de busca

Os benefícios de SEO da utilização de imagens são múltiplos. Se você nomear corretamente as imagens com metadados e legendas de fácil pesquisa, você está criando mais conteúdo para os motores de busca poderem indexar.

O seu conteúdo irá então aparecer tanto nos resultados de pesquisa na web como nas pesquisas de imagens – o que representa o dobro da oportunidade de descoberta.

Se você possui fotografia original (vs. imagens de banco), você também pode considerar a possibilidade de permitir que blogs e sites locais usem suas imagens gratuitamente em troca de um link para o seu site.

Chamados de links de entrada, estes são outra ótima maneira de aumentar o seu ranking de busca.

4 – Quando você aparecer nos resultados de busca, as imagens podem lhe garantir o clique

Websites com imagens não só têm melhor desempenho em rankings de pesquisa, como também chamam mais a atenção quando aparecem nas páginas de resultados de pesquisa.

Isso significa que sites com fotos devidamente nomeadas ganham mais cliques. Para ver esse efeito na prática, vá até o Google e pesquise por “receita de cookie com gotas de chocolate”. Observe como as páginas da web que têm fotos exibem uma imagem em miniatura ao lado do link.

Agora imagine o que acontece quando um usuário procura uma empresa local como a sua e encontra apenas alguns resultados com imagens em miniatura. Em qual site você acha que é mais provável que eles cliquem?

As empresas locais, em particular, beneficiam de imagens nos resultados de pesquisa – de acordo com um estudo, 60 por cento dos consumidores disseram que eram mais propensos a considerar ou contactar uma empresa se a sua lista de resultados de pesquisa incluísse uma imagem.

5 – As imagens do site alimentam as redes sociais

Grandes imagens podem desempenhar um papel importante quando se trata de espalhar a palavra sobre o seu negócio local nas redes sociais.

Estudos constataram que a inclusão de pelo menos uma imagem nas páginas está associada a mais compartilhamentos no Facebook, enquanto outras pesquisas descobriram que publicações em mídias sociais que incluem imagens têm taxas de engajamento mais altas do que publicações apenas com texto.

Para obter o maior impulso social das imagens do seu site, torne mais fácil para os visitantes compartilhar seu conteúdo, incluindo botões para publicar instantaneamente no Facebook, Twitter, Pinterest e outros sites de mídia social.

As imagens apresentam uma poderosa oportunidade de levar os visitantes ao seu site – e, finalmente, à porta do seu negócio local. Por isso, utilize-as.

Carolina Türck

Carolina Türck

Brasileira, 33 anos, publicitária. Atualmente mora em Portugal e se dedica ao site Garotas Nerds, ao e-commerce do site e projetos pessoais. Cachorros, coca zero com muito gelo e chocolate com menta.

Todos os posts de Carolina »

Comenta aí!

Novidades por e-mail

Quer receber um boletim quinzenal com as principais novidades e produtos da nossa loja? Então assine nossa Newsletter abaixo. Não divulgaremos seu e-mail e não enviaremos SPAM, palavra de escoteira.