Internet

Personalize seu Firefox com Personas

  Carolina Türck    sábado, 23 de janeiro de 2010

O Firefox é um browser open source muito conhecido e utilizado entre os nerds, geeks e pessoas espertas. Ano passado foi lançado o complemento Personas que permite que o usuário personalize a interface do Firefox e Thunderbird. Se você é ou tem um espírito de designer pode criar suas próprias skins e enviar para a Mozilla, se for aprovada você terá sua skin publicada e toda comunidade mundial vai poder usar. Legal né?

Mas se “criação” não for sua praia, você pode escolher uma skin na diversificada galeria de skins e é muito fácil instalar.

Hoje vou ensinar vocês a fazer e enviar para aprovação suas skins personalizadas para Firefox.

1- Primeiro você tem que instalar o complemento, pra isso acesse http://www.getpersonas.com/ e clique no botão “Get Personas for Firefox” abrirá uma janela pedindo pra instalar, após a instalação reinicie o Firefox e o Personas estará pronto pra utilização.

Observe que no canto inferior esquerdo apareceu o ícone de uma “raposinha”, clique nele ou no item “Personas” no menu “Ferramentas” para experimentar novas skins.

2- O skin é composto por duas imagens, uma para o topo e outra para a barra de status (rodapé).

As dimensões da imagem do topo é exatamente 3000px de largura e 200px de altura, nada a mais nada a menos (veja um exemplo). As dimensões da imagem do rodapé são 3000px de largura e 100px de altura (veja um exemplo). Quando estiver criando você tem que prever como ficará sua skin em diversas resoluções de tela.

3- No seu editor de imagens preferido, crie sua skin obedecendo as dimensões das imagens. No topo, posicione as figuras que você quer que apareça á direita, no rodapé posicione a esquerda.

4- Salve as imagens nos formatos JPG ou PNG. Agora que sua skin está pronta você precisa testar. Abra o Firefox, clique no ícone do Personas localizado no canto esquerdo da barra de status. Siga o passo-a-passo das imagens abaixo:

Ao clicar em “Editar” abrirá uma janela igual com essa:

Em Name nomeie sua skin, esse nome será público.

Em Header (top) e Footer (rodapé) faça o uploud das imagens que você criou respectivamente.

Em Text Color você irá definir as cores dos textos do navegador. Selecione uma cor que contraste com o fundo, caso contrário será impossível ler os menus.

Em Accent Color você irá definir a cor da barra de títulos.

Clique em OK e veja como ficará sua skin.

5- Agora que sua skin está pronta e testada é hora de envia-la para aprovação. Clique nesse link, preencha o formulário de cadastro.

Depois que você estiver devidamente logada, clique em “Create Youy Own” no menu. São apenas 2 passos pra cadastrar seu Persona.

No Step 1 você vai aceitar os “Termos de Serviço” e escolher se vai liberar seu trabalho sob a licença Creative Commons ou se prefere restringir $$$.

No Step 2 Você vai ver um formulário parecido com o que aparece pra você experimentar o skin (passo 4), porém esse é definitivo.

Clique em Submit e espere, em pouco tempo eles vão mandar uma resposta para seu e-mail.

É isso aí, contribuam com a comunidade Open Source, mostre seu talento e boa sorte! 😉

Ah, vejam minhas skins ^^

Essa é a skin que eu estava fazendo enquando escrevia esse tutorial, daqui a um tempo vou saber se foi aprovada ou não.

Carolina Türck

Carolina Türck

Brasileira, 33 anos, publicitária. Atualmente mora em Portugal e se dedica ao site Garotas Nerds, ao e-commerce do site e projetos pessoais. Cachorros, coca zero com muito gelo e chocolate com menta.

Todos os posts de Carolina »

Comenta aí!

expertautopecas.pt

Novidades por e-mail

Quer receber um boletim quinzenal com as principais novidades e produtos da nossa loja? Então assine nossa Newsletter abaixo. Não divulgaremos seu e-mail e não enviaremos SPAM, palavra de escoteira.