Institucional
Categorias
Sobre
O Garotas Nerds foi criado em 2009 com o objetivo de aumentar a representatividade feminina online, construindo novas narrativas a partir da experiência de mulheres dentro do universo nerd.
O 73rd Primetime Emmy Awards acontecerá no domingo, e muitos de nossos programas favoritos estão concorrendo a prêmios de WandaVision a Star Wars: The Mandalorian . Uma série que já conseguiu ganhar nove Creative Arts Emmys é O Gambito da Rainha, que estará competindo em algumas categorias importantes, incluindo Melhor série limitada ou Antologia e Melhor Atriz em Série Limitada ou de Antologia ou Filme para Anya Taylor-Joy. Apesar do sucesso da série, há uma pessoa descontente com a descrição do mundo do xadrez pela Netflix. De acordo com o The Hollywood Reporter, Nona Gaprindashvili está processando a Netflix por causa de um trecho sobre sua participação em um dos episódios da série.
Gaprindashvili foi uma das maiores jogadoras de xadrez do mundo na década de 1970, e O Gabito da Rainha mencionou o seu nome no episódio final, quando um comentarista falava sobre a personagem de Taylor-Joy, Beth Harmon, que é fictícia:
“A única coisa incomum sobre ela, realmente, é seu sexo. E até mesmo isso não é único na Rússia. Existe a Nona Gaprindashvili, mas ela é a campeã mundial feminina e nunca enfrentou homens.”
De acordo com o processo de Gaprindashvili, “a alegação de que Gaprindashvili ‘nunca enfrentou homens’ é falsa, além de ser grosseiramente sexista e depreciativa”. Gaprindashvili diz que em 1968 ela havia enfrentado pelo menos 59 homens, incluindo 10 grandes mestres. “A Netflix mentiu descarada e deliberadamente sobre as conquistas de Gaprindashvili com o propósito barato e cínico de ‘intensificar o drama’, fazendo parecer que seu herói fictício conseguiu fazer o que nenhuma outra mulher, incluindo Gaprindashvili, fez.”
Outra informação errada sobre a série foi o fato de Gaprindashvili ser referida como russa. “Acumulando insulto adicional à lesão, a Netflix descreveu Gaprindashvili como russa, apesar de saber que ela era georgiana, e que os georgianos sofreram sob o domínio russo quando parte da União Soviética e foram intimidados e invadidos pela Rússia depois disso”, acrescenta o processo.
Um porta-voz da Netflix respondeu à alegação, dizendo: “A Netflix tem o maior respeito pela Sra. Gaprindashvili e sua ilustre carreira, mas acreditamos que essa alegação não tem mérito e defenderemos o caso vigorosamente.”