HQ'S

Mulheres na Luta: HQ traz movimento feminista em 150 anos de história

  Arieta Pheula    quinta-feira, 02 de maio de 2019

“Mulheres na luta: 150 anos em busca de liberdade, igualdade e sororidade”, lançado este ano pela editora Seguinte, traz o movimento feminista em quadrinhos, em uma edição capa dura e cheia de conteúdo.

O livro de Marta Breen e Jenny Jordahl, conta como a vida das mulheres era muito diferente há 150 anos atrás. Um período em que a figura feminina era vista apenas como alguém para servir aos homens, cenário que só começou a mudar quando elas passaram a se organizar e a lutar por liberdade e igualdade.

Imagem: Próximo Paragrafo

Se em 2019 já não é fácil, a realidade feminina naquela época era ainda mais difícil. Para muitas pessoas é difícil acreditar que existiu um tempo em que as mulheres eram impedidas de votar, trabalhar, estudar, ter opiniões, participar da política ou fazer suas próprias escolhas.

As autoras destacam também, as batalhas históricas das mulheres – pelo direito à educação, pela participação na política, pelo uso de contraceptivos, por igualdade no mercado de trabalho, entre várias outras -, relacionando-as a diversos movimentos sociais. O resultado é um rico panorama da luta feminista, que mostra o avanço que já foi feito – e tudo o que ainda precisamos conquistar.

Mulheres na Luta é uma história em quadrinhos composta por ilustrações incríveis com fatos e dados tão relevantes que traz praticamente a mesma sensação de estar em uma aula de História totalmente dedicada à luta feminina. Marta e Jenny iniciam a obra abordando o século XIX (dezenove), quando as mulheres realmente não tinham direito de fazer nada: estudar, possuir terras, participar da política ou até mesmo escolher o marido de seu próprio casamento.

Sobre a autora e a ilustradora: Marta Breen (à direita) escreve não ficção e já publicou muitos livros, dentre os quais se destacam a história das mulheres na música norueguesa, Nascida Feminista, e o best-seller Sessenta Mulheres que vale a pena conhecer, em colaboração com a ilustradora Jenny Jordahl (à esquerda), que além de ilustrar livros, também publica tirinhas em seu blog “A vida entre os animais” (Livet blant dyrene).

As duas também trabalharam juntas no livro Aquela Palavra que Começa com F, que ganhou o prêmio do Ministério da Cultura da Noruega na categoria não ficção juvenil.

O HQ já está disponível nas principais livrarias e custa em média R$ 64,90.

Arieta Pheula

Arieta Pheula

Gaúcha e nerd. Apaixonada por marketing, All Star, café, cerveja, livros, Audrey Hepburn, canecas, design, clássicos do cinema, fotografia, camisetas, Friends, "catioros", MPB, propagandas, baralhos, novelas mexicanas e lápis de cor.

Todos os posts da Colaboradora »

Comenta aí!

Novidades por e-mail

Quer receber um boletim quinzenal com as principais novidades e produtos da nossa loja? Então assine nossa Newsletter abaixo. Não divulgaremos seu e-mail e não enviaremos SPAM, palavra de escoteira.