Institucional
Categorias
Sobre
O Garotas Nerds foi criado em 2009 com o objetivo de aumentar a representatividade feminina online, construindo novas narrativas a partir da experiência de mulheres dentro do universo nerd.
Das famosas franquias Harry Potter e Jogos Vorazes até clássicos dos anos 90 como “Meninas Malvadas” e “Sexta-Feira Muito Louca”, os livros têm sido uma das principais fontes de inspiração para todo tipo de obra cinematográfica. Pensando nisso, aqui estão alguns dos melhores filmes baseados em livros.
Antes de Shrek conquistar o mundo das animações com sátiras de clichês de contos de fadas, havia o clássico “A Princesa Prometida”. Baseado em um romance de 1973 escrito pelo famoso autor William Goldman, o filme homônimo acompanha a atemporal jornada do jovem Westley e da destemida Princesa Buttercup.
A história é vivida de forma magistral pelos atores Cary Elwes (Westley) e Robin Wright (Buttercup) – Wright ficaria ainda mais famosa posteriormente por Forrest Gump e House of Cards, vale lembrar. O relacionamento de conto de fadas dos dois protagonistas é mostrado em face das artimanhas do impiedoso Príncipe Humperdinck é um dos maiores atrativos da adaptação, mas está longe de ser o ponto principal.
A obra conta com diversas críticas sagazes e piadas dirigidos aos maiores problemas da fantasia medieval, mas sem deixar de lado tudo que faz com que ele seja um dos gêneros mais populares de todos os tempos.
Além disso, poucas histórias contam com personagens secundários tão inesquecíveis quanto o espadachim Inigo Montoya (Mandy Patinkin) e o gigante Fezzik (André The Giant). O diretor Rob Reiner e o elenco nutrem um amor tão verdadeiro pela obra quanto o de Westley e Buttercup e todas as cenas irradiam a paixão de todos os envolvidos na criação do longa.
Jane Austen é mestre em construir personagens cativantes cujos desejos e traços de personalidade são revelados de maneiras sutis, que vão de jogos de cartas a jantares repletos de olhares cheios de significados ocultos.
Em “Razão e Sensibilidade” não é diferente e a adaptação cinematográfica da obra é uma experiência única para os fãs dos livros da autora. Baseado no clássico de 1811, a história acompanha a jornada das irmãs Dashwood, Elinor (Emma Thompson), Marianne (Kate Winslet) e Margaret (Emilie François), na tentativa de mudar sua sorte após se verem diante de uma situação crítica.
A interpretação das atrizes principais é única e a adaptação do diretor Ang Lee captura como poucas a essência do que faz o livro ter a importância que possui. Inclusive, não é por acidente que o longa foi premiado com o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.
Além disso, a fotografia, o trabalho de câmera e a trilha sonora de Patrick Doyle, que também foi indicada ao Oscar, fazem com que a adaptação eleve todas as características marcantes da obra e possibilitam que ela atinja notas dramáticas por vezes mais impressionantes que o romance original.
Austen conta com algumas das personagens femininas mais fortes da literatura internacional, como a famosa Elizabeth Bennet de “Orgulho e Preconceito”, outra adaptação maravilhosa de uma das obras da autora, motivo pelo qual as irmãs Dashwood merecem mais reconhecimento.
Não é sempre que os filmes acabam sendo melhores que os livros, mas o longa dirigido por David Frankel e estrelado de forma magistral por Meryl Streep e Anne Hathaway definitivamente pode ser considerado um desses raríssimos casos.
A obra é baseada em um romance da escritora Lauren Weisberger e centra-se em Andy Sachs (Hathaway), uma aspirante a jornalista que consegue um emprego como assistente de uma das maiores editoras de moda do mundo, a impiedosa e diabólica Miranda Priestly (Streep).
A interpretação de Streep tornou o filme uma das melhores obras cinematográficas dos últimos anos e fez com que a obra como um todo se consagrasse como uma das maiores referências cinematográficas no mundo fashion.
Repleto de comentários mordazes e sátiras bem conduzidas, o filme reinventa uma das histórias mais conhecidas do mundo e adiciona diversos elementos que fazem com que ele se torne único.
Acima estão apenas as melhores adaptações cinematográficas já feitas, mas existem muitas outras obras que poderiam ser mencionadas nessa lista de livros:
Alguns dos principais longas que não foram citados até agora e merecem ser conferidos por todos os fãs de adaptações são “Filhos da Esperança”, “O Silêncio dos Inocentes”, “Trainspotting”, “O Iluminado”, “Doutor Sono”, “O Senhor dos Anéis”, “Onde os Fracos Não Tem Vez”, “Um Sonho de Liberdade” e “O Poderoso Chefão”.
–
Publicidade