Comportamento

Macy’s coloca à venda uma linha de pratos com dizeres ofensivos

  Daiane de Mario    terça-feira, 13 de agosto de 2019

A escritora, atriz e podcaster Alie Ward twittou uma imagem de um prato aparentemente vendido na Macy’s, marcando a empresa, ela escreveu:

“Como posso fazer com que esses pratos do @Macys sejam banidos em todos os 50 estados”.

Os pratos apresentavam círculos com dizeres que eram para ser engraçados, mas não tem a mínima graça. As peças de cerâmica mostram divisórias internas limitando a quantidade de alimento para cada espaço, como: jeans skinny/ jeans favoritos/jeans da mamãe.

As respostas a esse tweet não poderiam ser piores, diversas pessoas comentam que a ideia do design dos pratos é apenas uma piada ou que Alie tem a opção de “não comprar” – duas obviedades longes do xis da questão. Esses pratos horríveis não são engraçados, não são apenas sobre a estética de uma mulher, mas sobre a difusão da humilhação do corpo e empresas que tentam lucrar com isso.

Os pratos vêm de uma empresa chamada Pourtions e sua frase “jeans da mãe” é apenas a ponta desse iceberg.

Não é surpreendente ver objetos como esses à venda. Atacar a auto-estima das mulheres é uma tática de marketing altamente eficaz (e lucrativa). O que é surpreendente é que Macy’s concordou com Ward e agiu rapidamente, prometendo remover a linha das lojas. Finalmente uma empresa que ouviu a opinião de alguns clientes e correr atrás para limpar toda essa sujeira que provavelmente já atingiu muitas pessoas. Mas ok, antes tarde do que nunca.

Algumas pessoas olham para esses pratos e outros itens e não vêem nada de errado – apenas uma maneira fofa de comer saudável. Mas a questão do que acontece aqui é antitético à saúde real. (A saúde também vai além das cinturas, que numa declaração infeliz da empresa diz “estão explodindo como a dívida nacional”.)

É possível encorajar o controle da quantidade de alimento sem reforçar a mensagem de que comer é um ato vergonhoso, sem dizer a alguém que seus hábitos alimentares os tornam “sujos”. Mensagens como essa são insidiosas e têm como único objetivo devastar nossa auto-imagem, especialmente quando estão cercados por diferentes variações sobre o mesmo tema.

Foi  bom a Macy agir tão rápido e reconhecer seu erro? Sim, mas teria sido ótimo se eles nunca tivessem escolhido vender a linha. Esperançosamente, esta foi uma lição aprendida para eles e para quaisquer outras corporações gigantescas que estejam prestando atenção no mercado e principalmente, na humanidade.

Daiane de Mario

Daiane de Mario

Nerd de nascença, professora por vocação e mãe por opção. Amante de Sandman e da Mulher Maravilha, prefere sofá e pipoca do que uma balada num bar, ama o verão, glitter e seres mitológicos.

Todos os posts da Colaboradora »

Comenta aí!

expertautopecas.pt

Novidades por e-mail

Quer receber um boletim quinzenal com as principais novidades e produtos da nossa loja? Então assine nossa Newsletter abaixo. Não divulgaremos seu e-mail e não enviaremos SPAM, palavra de escoteira.