Literatura

Livro reúne fontes de fliperamas dos anos 70, 80 e 90

  Arieta Pheula    segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

O artista tipógrafo, Toshi Omagari, compilou em um livro as fontes de fliperamas que fizeram parte de jogos entre os anos de 1970 e 1990.

São 272 páginas cheia de cores e estilos, que mostram imagens dos jogos e das fontes usadas nesses títulos, com 300 ilustrações coloridas.

O livro inclui amostras de tipo para cada fonte, juntamente com uma captura de tela de exemplo de um dos jogos em que apareceu. Os games vão desde Pac-Man a Shinobi e Marble Madness, além de muitos outros jogos que fizeram parte da nossa história.

A versão de capa comum do livro, pode ser encontrada na Amazon por US$ 25. Já a versão de capa dura, cuja edição é limitada com apenas 1000 livros, custa 35 libras.

Confira algumas fontes que podem ser encontradas no livro:

Resenha do livro

A pesquisa definitiva da tipografia em pixel de videogame dos anos 70, 80 e 80.

A Arcade Game Typography apresenta aos leitores um novo e fascinante mundo da tipografia: o tipo de pixel. Os designers de videogames dos anos 70, 80 e 90 enfrentaram limitações de cores e resolução que estimulavam uma criatividade incrível.

Com cada letra tendo que existir em uma pequena grade de pixels, os artistas começaram a usar técnicas inteligentes para criar conjuntos de caracteres elegantes em uma pequena tela. Este livro apresenta caracteres tipográficos em uma grade dinâmica e decorativa, tomando como referência as amostras do tipo high-end e adicionando um toque lúdico. A Tipografia dos Jogos Arcade recria essa estética visual, fervilhando de vida e cor.

Apresentando fontes de pixel cuidadosamente selecionadas desde as primeiras décadas dos videogames de arcade, a Arcade Game Typography apresenta uma pesquisa completa de um movimento de tipografia de fora anteriormente não documentado, acompanhado por comentários perspicazes do autor Toshi Omagari, ele próprio designer de fontes Monotype.

Reunindo uma variedade eclética de tipografia, de jogos de sucesso como Super Sprint, Marble Madness e Space Harrier a inúmeras jóias menos conhecidas, o Arcade Game Typography é uma viagem nostálgica vívida para jogadores, designers e ilustradores.

Arieta Pheula

Arieta Pheula

Gaúcha e nerd. Apaixonada por marketing, All Star, café, cerveja, livros, Audrey Hepburn, canecas, design, clássicos do cinema, fotografia, camisetas, Friends, "catioros", MPB, propagandas, baralhos, novelas mexicanas e lápis de cor.

Todos os posts da Colaboradora »

Comenta aí!

expertautopecas.pt

Novidades por e-mail

Quer receber um boletim quinzenal com as principais novidades e produtos da nossa loja? Então assine nossa Newsletter abaixo. Não divulgaremos seu e-mail e não enviaremos SPAM, palavra de escoteira.