Literatura

Dia da Toalha: Quem foi Douglas Adams e 5 Motivos pra ler o Guia do Mochileiro das Galáxias

  Cali Alcantara    sexta-feira, 25 de maio de 2018

Douglas Noel Adams Nasceu em 11 de Março de 1952 em Cambridge, Londres na Inglaterra.

Logo após se formar em literatura Inglesa na faculdade em 1974 Douglas Adams decidiu passar parte da década de 70 viajando como mochileiro pela Europa até a cidade de Istambul, na Turquia.

Em 1977 Douglas Adams conheceu Simon Brett, que trabalhava na Rádio BBC 4 e juntos decidiram produzir um programa humorístico sobre ficção científica para a rádio: O Guia do Mochileiro das Galáxias. Além do rádio Douglas também trabalhou na TV, escrevendo roteiros, (inclusive pra série Doctot Who) produzindo, representando. Adams também participou de produções teatrais em Londres.

Dia da Toalha: Quem foi Douglas Adams e 5 Motivos pra ler o Guia do Mochileiro das Galáxias

O Autor da série radiofônica que deu origem à saga divida em 5 livros, faleceu aos 49 anos de idade.

Se essa mini biografia e um dia inteirinho do ano conhecido como Dia da toalha celebrado todo 25 de maio por fãs da saga para homenagear esse Autor incrível, não for suficiente para deixar você curioso para conhecer sua obra. NÃO ENTRE EM PÂNICO! Temos pelo menos mais 5 motivos para você dar uma chance à essa obra de ficção com o típico humor ácido britânico.

1- Nonsense mas nem tanto

Não se deixe enganar pelo roteiro, ele ainda pede que o leitor tenha visão crítica. Britânicos não são conhecidos por sua acidez à toa, a narrativa irônica tem sua função. O livro traz duras críticas à questões sociais, políticas e ideológicas. Não se deixe cegar pelos personagens alienígenas e os eventos intergaláticos, existe uma história maior sendo contada através deles. Anos depois da sua estreia, o livro continua muito atual.

2- A Saga Reflexiva

A saga, O Guia do Mochileiro das Galáxias não é um romance. A trama se desdobra para um enredo maior e mais amplo do que o apresentado inicialmente por Arthur Dent, na contra capa do livro.  A todo momento novas reflexões são apresentadas ao leitor. Coisas nonsense acontecem e é preciso estar disposto – sabe quando você reflete o por que de cadeira se chamar cadeira e não chão, por exemplo? É esse o tipo de coisa que você vai lidar. E é incrível! Se você é filósofo de coisas “estranhas”, achou sua bíblia.

Dia da Toalha: Quem foi Douglas Adams e 5 Motivos pra ler o Guia do Mochileiro das Galáxias

Imagem: Conversa Cult

3- Premonição de Douglas Adams

Em 2017 a Nasa anunciou o Kepler-425b como o planeta “gêmeo” da terra, habitável fora do nosso sistema solar. Junto com uma lista de mais 11 exoplanetas que podem estar em zonas habitáveis. Mas nos anos 70 quando O Guia do Mochileiro das Galáxias ainda era um programa de rádio, Douglas Adams já previa a descoberta da “Terra 2” nas aventuras de Arthur Dent.
(fonte: https://veja.abril.com.br/ciencia/nasa-anuncia-descoberta-de-planeta-quase-gemeo-da-terra/)

4- Confie no Neil Gaimam

Neil Gaiman é grande fã da saga e você não ousaria duvidar do gosto de Neil Gaiman.

5- Porta de entrada para novos gêneros da literatura

O livro é um clássico da ficção cientifica. O que significa que ele rompeu a barreira do tempo e perdura por diversas gerações. Clássicos são ótimos porque são portas de entradas para outros livros do mesmo gênero e  mesmo que você não perceba toda a crítica de Douglas Adams à questões políticas e ideológicas e apenas ache tudo meio nonsense, ou uma besteira: uma coisa é certa. Vai te render boas risadas.

Dia da Toalha: Quem foi Douglas Adams e 5 Motivos pra ler o Guia do Mochileiro das Galáxias

Comentários

Comentários

Cali Alcantara

Cali Alcantara

Maratonista de séries, maníaca por livros, amante de Harry Potter, tons pastéis, Netflix e chai latte. Mãe do dog Arlo e nunca atendo o telefone.

Todos os posts da Colaboradora »

Comenta aí!

Nuvem Hospedagem 50% OFF

Novidades por e-mail

Quer receber um boletim quinzenal com as principais novidades e produtos da nossa loja? Então assine nossa Newsletter abaixo. Não divulgaremos seu e-mail e não enviaremos SPAM, palavra de escoteira.

Lista de Desejos 0
Abrir sua Lista de Desejos Continue Comprando