Institucional
Categorias
Sobre
O Garotas Nerds foi criado em 2009 com o objetivo de aumentar a representatividade feminina online, construindo novas narrativas a partir da experiência de mulheres dentro do universo nerd.
A Tatiana Vilela, Gerente de Growth Marketing da Menu, compartilhou conosco sua percepção a respeito da liderança feminina em startups, que tem inovado o mercado de trabalho
Na América Latina, a participação das mulheres em posições seniores aumentou 16% nos últimos anos. Essa informação, fornecida pela a KPMG em parceria com a Harvey Nash, reforça a luta das mulheres por ocupações de liderança no mercado de trabalho.
Os desafios encontrados são muitos, mas isso não impede que histórias de sucesso continuem servindo de inspiração para encorajar mulheres a alavancarem suas carreiras e se destacarem no setor em que atuam.
E, por falar em histórias, a Tatiana Vieira Villela, Gerente de Growth Marketing Menu, startup marketpplace de compras de atacado que tem como premissa ações plurais, compartilhou conosco sua percepção a respeito do tema. Leia com atenção e se inspire!
Até pouco tempo atrás, quando se falava em atividades desempenhadas por mulheres, a relação que se fazia era sempre de subserviência e inferioridade. Além disso, cabia a elas apenas atividades processuais e mecânicas.
Com o passar do tempo e em decorrência de movimentos de luta por igualdade de gênero que acontecem no mundo todo, a realidade tem sido outra. É cada vez mais comum nos depararmos com mulheres que ocupam cargos de liderança.
Uma delas é a gerente de Growth Marketing da Menu, Tatiana Villela, que se vale dos valores da empresa para abraçar a diversidade e impulsionar cada vez mais a configuração de um convívio múltiplo e democrático dentro e fora da organização.
Tatiana reforça sempre a necessidade de eliminar qualquer tipo de distinção e discriminação de classe, etnia, gênero, idade ou sexualidade. A empatia é palavra de ordem e todos os colaboradores da Menu trabalham diariamente tendo isso como foco.
A construção de uma nova realidade, não só no food service brasileiro, mas no mercado de trabalho como toda demanda, esforço coletivo, engajamento e sensação de pertencimento. E isso a força feminina tem de sobra e sabe gerir com excelência.
Infelizmente, a presença de mulheres em trabalhos que envolvem tecnologia ainda é pequena. No entanto, Tatiana acredita que é possível e necessário ultrapassar barreiras e mudar essa realidade.
Um elemento positivo que serve como uma dose extra de otimismo e encorajamento é a ocupação feminina em cursos de graduação, como Tecnologia da Informação, Análise de Sistemas, Engenharia, Biotecnologia, entre outros.
A startup Menu, onde Tatiana trabalha, criou um projeto corporativo que visa valorizar cada vez mais a participação feminina nos processos da empresa. Ele diz respeito à série #MenuComElas.
O marketplace surgiu da necessidade de compartilhar com os demais colaboradores e público externo o que as mulheres têm feito para proporcionar inovação e aumentar a participação de outras mulheres no mercado de trabalho.
Tati, como é chamada carinhosamente por seus colegas, estreou a série. Ela é bacharel em Desenho Industrial e fez MBA em Marketing Digital. O início de sua carreira foi na GM do Brasil, onde atuou na área de design.
Sua jornada também foi marcada por trabalhos em agências de publicidade e em um partido político. Entre suas principais habilidades, podemos destacar multitarefas, liderança e, claro, muito suor e mão na massa.
Ocupar uma posição de liderança envolve muitos desafios. Mais desafiador ainda é trabalhar para chegar no lugar almejado. Em relação à área de tecnologia propriamente dita, que, historicamente, é dominada por homens, os obstáculos são grandes.
É por isso que para se tornar líder, a mulher precisa de agilidade na tomada de decisões e estar disposta a lidar com as adversidades encontradas pelo caminho, como por exemplo quebrar barreiras entre os gêneros.
As mulheres devem compreender que têm valores completos e devem se valer deles para se destacar no mercado. Querer aprender sempre e ampliar a percepção, não só de sua área de atuação, mas de outras, é uma ótima maneira de se destacar na carreira.
Inspirar-se em bons profissionais e identificar os maus serve como base de auto-percepção e aprendizado. Por fim, é fundamental estar preparada para as oportunidades que possam surgir.
Portanto, estude, crie seus cases e faça conexões com outras pessoas de sua área. Independente da posição que ocupa e da etapa da sua jornada em que está, acredite em uma coisa: você está no caminho certo.
Visibilidade e reconhecimento da participação feminina no mercado de trabalho é um dos pilares do empoderamento. Todas são capazes de exercer cargos de gestão.