Arte e Design

LEGO: Blocos em Braille aumentam aprendizado de forma lúdica

  Amanda Andrade    quinta-feira, 20 de junho de 2019

A cada dia que passa percebemos a preocupação das empresas em relação a inclusão em seus projetos e na utilização de seus serviços/produtos. Com isso a LEGO anunciou a produção das  famosas peças também em Braille.

A produção de blocos nesse formato tem o objetivo de que deficientes visuais tenham a oportunidade em aprender de forma mais divertida e lúdica por meio de brinquedos.

O anúncio do projeto foi feito no dia 24 de Abril, durante uma conferência de marcas sustentáveis em Paris, na França, no qual recebeu o nome de LEGO® Braille Bricks.

Como dito na conferência: “O conceito por trás dos blocos de Braille da Lego foi inicialmente proposto à Fundação Lego em 2011 pela Associação Dinamarquesa dos Cegos e novamente em 2017 pela brasileira Fundação Dorina Nowill para Cegos. Nós acreditamos firmemente que os blocos podem ajudar a aumentar o interesse em aprender braille.”

Os protótipos já estão circulando em fase de teste na Dinamarca, Noruega, França e Brasil, com previsão de distribuição gratuita para instituições parceiras em 2020.

As peças serão moldadas conforme o alfabeto em Braille e também com as letras que eles representam para fazer com que pais, professores e amigos, sem a deficiência, possam brincar juntos e deixando a experiência ainda mais divertida e inclusiva.

Com mais de 250 peças cobrindo o alfabeto completo, números de 0 a 9, símbolos matemáticos selecionados, será de grande valia para o ensino e jogos interativos. John Goodwin, CEO da LEGO Foundation defende que: “Crianças cegas e deficientes visuais tem sonhos e aspirações para o futuro assim como qualquer outra.”

Philippe Chazal, tesoureiro da União Europeia de Cegos disse que: “Com milhares de audiolivros e programas de computador disponíveis, cada vez menos crianças estão aprendendo a ler em Braille. Isso é particularmente crítico quando entendemos que as pessoas que usam o Braille com mais frequência são mais independentes, possuem um nível mais alto de educação e melhores oportunidades no mercado de trabalho. Acreditamos fortemente que o LEGO® Braille Bricks ajudará a dar um impulso no interesse em aprender o Braile.”

Ainda em nota ele afirma: “Elas têm o mesmo desejo e necessidade de explorar o mundo e socializar por meio do brincar, mas muitas vezes enfrentam o isolamento involuntário das atividades como consequência. Na LEGO Foundation, acreditamos que as crianças aprendem melhor por meio do brincar e, por sua vez, desenvolvem uma gama de habilidades como a criatividade, colaboração e comunicação. “Com este projeto, estamos trazendo uma abordagem lúdica e inclusiva para o aprendizado de Braille para esse público. Espero que crianças, pais, cuidadores, professores e profissionais em todo o mundo estejam tão empolgados quanto nós. Mal podemos esperar para ver o impacto positivo que causará. ”

Amanda Andrade

Amanda Andrade

Booklover, fanatica em séries e animes, nerd, viciada em contéudo que de alguma forma me faça crescer como uma pessoa melhor.

Todos os posts da Colaboradora »

Comenta aí!

expertautopecas.pt

Novidades por e-mail

Quer receber um boletim quinzenal com as principais novidades e produtos da nossa loja? Então assine nossa Newsletter abaixo. Não divulgaremos seu e-mail e não enviaremos SPAM, palavra de escoteira.