HQ'S

Dia do Orgulho Nerd: Desaplanar – O Doutorado feito em quadrinhos

  Natalia Sierpinski    sexta-feira, 25 de maio de 2018

Ao pensarmos em produção do conhecimento, na maioria das vezes já vem a imagem de um livro. Essa relação não ocorre por acaso, por muitas décadas foi construída socialmente na cultura ocidental a concepção de que o conhecimento e o livro com texto escrito são equivalentes ou similares de alguma maneira. Em contrapartida, a imagem foi colocada em um patamar abaixo, como algo mais simples e mais fácil de ser compreendido.

Assim, temos muitos livros infantis que possuem pouco texto escrito e muitas imagens, com vista de facilitar a compreensão do leitor, e o uso recorrente das histórias em quadrinhos durante o processo de alfabetização das crianças, que começam a se apropriar dessa linguagem e depois muitas vezes tem esse processo interrompido ao concluir a alfabetização, em que esse mesmo jovem começa a ser apresentado a livros ditos mais complexos e sérios e sem imagens e desmotivado a continuar lendo quadrinhos ou livros com imagens.

Essa concepção da imagem ser vista como algo menor que o texto escrito contribuiu para que as histórias em quadrinhos fossem vistas por muitos anos como uma subliteratura. Com o passar dos anos e o avanço nos estudos sobre essa linguagem, como por exemplo com o Will Eisner que nos trouxe o conceito de Arte Sequencial que reinventou a forma de ver as histórias em quadrinhos, essas produções foram ganhando espaço e sendo vistas com mais notoriedade.

Dentro desse contexto temos a obra Desaplanar, escrita por Nick Sousanis, que foi o primeiro doutorado feito completamente em quadrinhos e que busca questionar esse conceito que coloca o texto e a imagem em patamares distintos, trazendo apontamentos sobre a relação da imagem e do texto de maneira inovadora e trazendo a cada página, como o raciocínio visual pode ser complexo.

A tese realizada na Universidade Colombia, foi publicada pela editora da Universidade Harvard em 2015 e ganhou o prêmio American Publishers Awards for Professional and Scholarly Excellence em 2016 para a área de humanas, prêmio visto com muito prestigio na acadêmia dos Estados Unidos e que nunca tinha sido dado a uma história em quadrinhos anteriormente. No Brasil a tese foi publicada pela editora Veneta, já contando atualmente com versão traduzida e distribuição nas lojas do país.

Essa história em quadrinhos reforça o quanto os quadrinhos possuem uma linguagem complexa e podem abordar temas profundos e densos em suas páginas. A tese trata de temas filosóficos, partindo de reflexões de como é feita a produção do nosso conhecimento, desde a vida escolar até posterior a isso, seguindo para argumentos que contestam o quanto a nossa visão acaba sendo planificada por esse modelo de educação e por diversos outros fatores sociais e culturais que contribuem para a forma como construímos os significados e nos apropriamos deles e por fim propõe uma nova abordagem, que tem como intuito de fato desaplanar esse conhecimento e significados e abordá-los de várias maneiras, sob vários pontos de vista e fazendo relações com outros conhecimentos, perspectivas e linguagens.

 

Desaplanar não é uma obra leve de ser lida, como um quadrinho mainstream, mas é possível acompanhar e se envolver com a narrativa mesmo sem conhecer profundamente os autores que são usados como base para a produção da obra e ao mesmo tempo é possível durante a narrativa repensar atitudes e momentos do seu próprio cotidiano e ver um pouco das suas vivências e de reflexões sobre sua própria vida entrelaçadas as reflexões que o autor propõe, sendo uma obra não apenas muito relevante mas também muito gostosa de ser lida e que traz de fato muito aprendizado e muitos pensamentos pertinentes.

Comentários

Comentários

Natalia Sierpinski

Natalia Sierpinski

Educomunicadora e pesquisadora de quadrinhos, gênero e educação. Sou potterhead, não tenho treta entre Marvel e DC, gosto e acompanho ambas, adoro Star Wars, vídeo game, jogos de tabuleiro e cinema.

Todos os posts da Colaboradora »

Comenta aí!

Nuvem Hospedagem 50% OFF

Novidades por e-mail

Quer receber um boletim quinzenal com as principais novidades e produtos da nossa loja? Então assine nossa Newsletter abaixo. Não divulgaremos seu e-mail e não enviaremos SPAM, palavra de escoteira.

Lista de Desejos 0
Abrir sua Lista de Desejos Continue Comprando