HQ'S

HQ brasileira Pétalas é uma das indicadas ao Prêmio Eisner 2019

  Joana Prates    sexta-feira, 10 de maio de 2019

A lista das obras indicadas ao Prêmio Eisner 2019 foi divulgada, e o Brasil está muito bem representado com a indicação de Pétalas, HQ de Gustavo Borges com as cores fantásticas de Cris Peter. A graphic novel do quadrinista brasileiro foi lançada no Brasil em 2015 por meio de financiamento coletivo, mas voltou a ser publicada em 2018 nos Estados Unidos pela editora BOOM! Studios.

Não foi a primeira vez que a HQ foi publicada no exterior. Em 2017, a obra foi publicada em Portugal, pela editora Kingpin Books, e na Polônia, pela Timof Comics. Antes da publicação original de Pétalas, que aconteceu em 2015 pela Marsupial Editora, Gustavo Borges já dava vida as webcomics “A Entediante Vida de Morte Crens” e “Edgar”. Depois de Pétalas, Gustavo Borges lançou outras obras como “Escolhas” (com Felipe Cagno) e “Cebolinha Recuperação”, publicado pelo selo Graphic MSP.

Imagem: Meu Livro Doce Livro

Primeira HQ com narrativa contínua publicada por Gustavo Borges, Pétalas conta uma história de amizade, empatia e ternura. Em uma jornada de cores quase mágicas, a história muda nos apresenta a vida de uma Raposinha e do seu avô, que estão enfrentando um rigoroso inverno. Enquanto a família está lutando para sobreviver, apesar do mau tempo, um pássaro estranho e simpático aparece para mudar a vida das raposas.

Indicada para a categoria de Melhor Publicação Infantil, a obra é encantadora já de cara. Sem utilizar palavras, as cores da história e as expressões dos personagens são os encarregados em transmitir os sentimentos e emoções. Aos poucos a tristeza, a preocupação, a curiosidade e a desconfiança dão lugar a ternura, a compaixão, e a alegria que são sentidas em cada olhar dos personagens. As cores de Cris Peter ajudam em sua imersão na história, e você pode até sentir frio ao mergulhar nas páginas do inverno que castiga as criaturas da obra. No entanto, em outros momentos, as cores são aconchegantes e te acolhem naquele universo.

Imagem: Meu Livro Doce Livro

Com menos de 40 páginas, a leitura pode ser rápida, mas a releitura é sempre válida, já que a intensidade da história é de aquecer qualquer coração mesmo nos invernos mais frios. Com a ausência das palavras, você tem mais espaço ainda para observar cada detalhe do universo único de Pétalas.

Apesar de indicada para a categoria de Melhor Publicação Infantil, Pétalas é uma leitura para todas as idades. Pode ser apreciada dos mais novos aos mais velhos, com sua mensagem que ultrapassa a linguagem escrita. Como se lê na própria capa da obra, “Pétalas é uma HQ sem palavras, mas com muito a dizer”. Para os pequenos, a leitura é preciosa por trazer ricas mensagens sobre amor, amizade e empatia, estimulando esses sentimentos tão importantes no desenvolvimento de qualquer ser humano. Os premiados do Eisner 2019 são anunciados na San Diego Comic-Con, que acontece em julho. Até lá, seguimos na torcida pela HQ brasileira.

Joana Prates

Joana Prates

Streamer, quase-jornalista, fotógrafa, aspirante a colorista, metade nerd e metade ambientalista. Facilmente encontrada no seu canal da Twitch, onde joga e fala aleatoriedades com o melhor chat. Coleciona tudo que for do Snoopy e ama as obras do Studio Ghibli.

Todos os posts da Colaboradora »

Comenta aí!

Novidades por e-mail

Quer receber um boletim quinzenal com as principais novidades e produtos da nossa loja? Então assine nossa Newsletter abaixo. Não divulgaremos seu e-mail e não enviaremos SPAM, palavra de escoteira.