Cinema

Heroínas do Universo Cinematográfico Marvel – Parte 1

  Myrian Campos    quarta-feira, 08 de maio de 2019

SPOILERS: Se você não viu os filmes do Universo Cinematográfico da Marvel até Vingadores: Ultimato, este texto está repleto de spoilers!

O Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), em seus 11 anos lançou 22 filmes que culminaram em Vingadores: Ultimato. São histórias repleta de personagens interessantes, mas hoje vamos destacar quem foram as personagens femininas que fizeram parte desse marco do cinema mundial.

Serão ao todo 3 posts contando um pouco da história das 20 mulheres que estiveram presentes nesse universo.

A linha temporal que conecta o Universo Cinematográfico da Marvel tem início desde o começo dos tempos, com o surgimento de Jóias do Infinito, durante a explosão do Big Bang. Aqui vamos seguir a ordem cronológica em que cada personagem aparece nesse linha, e não necessariamente na ordem que os filmes foram lançados.

Agente Peggy Carter

Sua história se passa em 1945, segundo a cronologia da MCU

Peggy Carter (Hayley Atwell) aparece pela primeira vez em Capitão América: O Primeiro Vingador, onde participa do projeto de criação dos supersoldados. Lá ela se aproxima de Steve Rogers quando o ajuda a procurar o amigo Buck Barnes desaparecido numa missão. Após o desaparecimento do Capitão, Carter continua com carreira na agência SSR (Reserva Científica Estratégica) que serviu como base para o surgimento da S.H.I.E.L.D. Além disso Carter trabalha secretamente como investigadora para Howard Stark, pai do Homem de Ferro, história contada em sua série própria criada pela Netflix.

Carter se aposentou e viu sua sobrinha Sharon Carter seguir seus passos. Durante sua aposentadoria, Carter soube que Rogers havia sobrevivido todos esses anos, infelizmente nessa época ela havia sido diagnosticada com a doença de Alzheimer e lutava para receber as notícias. Em Capitão América: Guerra Civil Peggy morre em decorrência da idade. Nos eventos que se seguiram em Ultimato, Steve Rogers após salvar a nossa realidade, volta a década de 40 e vive uma vida inteira ao lado de Peggy Carter.

Janet van Dyne – Vespa Original


Sua história se passa na década de 80, segundo a cronologia da MCU

A Vespa Original aparece pela primeira vez num flashback de sua filha Hope van Dyne, no primeiro filme do Homem Formiga. Mas na cronologia da história a heroína realiza missões junto do seu marido, o Homem-Formiga Original (Hank Pyn). Eles enfrentam espiões soviéticos e outros cientistas malignos na década de 80, até que numa tentativa para desativar um míssil  a heroína acaba presa no reino quântico.

No segundo filme da sequência, Homem Formiga e Vespa,  Janet é resgata 20 anos depois de seu desaparecimento.  Scott Lang, o novo Homem-Formiga, é recrutado para ajudar Hank Pyn e a sua filha Hope nessa missão ao reino quântico. Janet, interpretada por Michelle Pfeiffer, é uma das vítimas do estalar de dedos de Thanos, que dizimou metade de todo universo, em Vingadores: Guerra Infinita e é resgata da sua não-existência, junto com todos os personagens em Ultimato.

Carol Denvers (Vers) – Capitã Marvel

Seu filme se passa na década de 90, segundo a cronologia da MCU

Carol Danvers (Brie Larson), é uma ex-piloto da Força Aérea dos Estados Unidos. Ao ser exposta à energia do Tesseract, obteve poderes cósmicos. Ela foi transformada em um híbrido Humana-Kree através de uma transfusão de sangue de Yon-Rogg, enquanto tinha suas memórias removidas. Carol é transformada numa arma do Kree e membro da Starforce.

Durante a guerra dos Kree com os Skrulls, Danvers acaba retornando à Terra e começa a recordar seu passado. Ao descobrir que Yon-Rogg estava manipulando-a por anos, Carol confronta seus superiores Krees e assim consegue destravar seus verdadeiros poderes. Para honrar a promessa de sua mentora Mar-Vell, Carol saí em uma missão pelo espaço a fim de encontrar um novo lar para os Krees.

Vinte e três anos mais tarde, após o estalar de dedos de Thanos, a Capitã Marvel recebeu um pedido de socorro de Fury pouco antes de sua própria desintegração. Ela retorna à Terra, e se junta aos Vingadores sobreviventes para reverter o mal causado pelo Titã, e é uma das maiores armas contra o vilão na Batalha final.

Pepper Potts – Resgate

Seu filme se passa em 2010, segundo a cronologia da MCU

Originalmente Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) é a assistente pessoal de Tony Stark. Durante esse tempo, ela se tornou uma boa amiga de Stark.

Quando Stark volta do cativeiro no Afeganistão, ela é a única pessoa em quem Stark confia para contar o seu segredo. Ela ajudou Stark a derrotar Obadiah Stane,  que tentou matá-lo sobrecarregando o reator do vilão, matando Stane. Após a morte de Stane, Stark fez de Potts seu novo parceiro de negócios, tomando o lugar de Stane.

Em Homem de Ferro 2, acreditando que sua morte era iminente, Stark deixou o cargo de CEO e nomeou-a como sua substituta. Depois que Stark derrotou Whiplash na Stark Expo, tanto Potts quanto Stark finalmente admitiram sua atração um pelo outro e começaram um relacionamento romântico. Durante a crise em torno dos ataques terroristas do mandarim em Homem de Ferro 3, Potts foi sequestrada por Aldrich Killian e injetada com Extremis. Ela foi libertada por Stark durante a Batalha, e matou Killian. Stark curou-a dos efeitos de Extremis, que temporariamente desistiu de ser Homem de Ferro só para ficar com ela.

Depois de idas e vindas do casal, Pepper só aparece novamente em uma cena pós créditos de Homem-Aranha: De volta ao Lar, quando Tony a pede em casamento.

A personagem é uma das sobreviventes do ataque de Thanos em Vingadores: Guerra Infinita. Em Vingadores: Ultimato, Pepper e Tony seguem com sua vida depois que o Titão dizima metade da vida do universo, eles tem uma filha, Morgan Stark, e vivem em paz. Quando Tony descobre uma forma de resolver o desastre, Potts o apoia na decisão de salvar a humanidade. Durante a batalha final vemos Pepper Potts usando a armadura de Resgate e lutando junto com todos os heróis da franquia contra o vilão.

Natasha Romanoff – Viúva Negra

Seu filme se passa em 2011, segundo a cronologia da MCU

Natasha Romanoff, é uma das mais talentosas espiãs e assassinas do mundo e uma das fundadoras dos Vingadores.

Originalmente uma agente da KGB, tendo uma extensa maestria em artes marciais, a Viúva Negra tornou-se um dos agentes mais eficientes de S.H.I.L.L.D. Ela aparece pela primeira vez em Homem de Ferro 2 quando é mandada para as Indústrias Stark para observar Tony. Durante essa missão, Romanoff ajuda Stark a derrotar os planos terroristas de Ivan Vanko.

Quando Loki declarou guerra à Terra, a Viúva Negra foi recrutada para os Vingadores. Romanoff ajudou no recrutamento de Stark e Bruce Banner para a equipe de super heróis. Uma vez que o plano de Loki foi descoberto, Romanoff se juntou ao time durante a Batalha de Nova York e foi fundamental para destruir o portal que foi aberto pelo Tesseract.

Ela retorna em outros quatro filmes da franquia: Capitão América: O Soldado Invernal (2014); Vingadores: A Era de Ultron (2015); Capitão América: A Guerra Civil (2016) e Vingadores: Guerra Infinita (2018)

Viúva Negra é uma das sobreviventes ao ataque de Thanos e retorna em Vingadores: Ultimato. Ela não consegue superar a derrota e passa anos tentando reunir os Vingadores que restaram. Quando finalmente os heróis encontram uma forma de reverter o ocorrido Natasha começa novamente a ter esperanças.

Durante a jornada para retomar as Jóias do Infinito, Romanoff vai até Vormir, com seu melhor amigo Clint Barton, para tentar recuperar a Jóia da Alma. Lá se depara com seu maior desafio, para conseguir a Jóia, Natasha se sacrifica em nome do bem maior e assim se encerra a trajetória da primeira e mais corajosa Vingadora.

Segundo o presidente da Marvel, Kevin Feige, o longa solo da heroína está com previsão de sair em 2020, que provavelmente contará a história de seu passado.

Essa é a primeira parte do nosso especial Heroínas da Marvel, acompanhe os outros posts!

Myrian Campos

Myrian Campos

Lufana com muito orgulho. Dentista de formação. Nerd e viciada em cultura pop por questões de coração. Tenho um crush por cinema e séries e cada dia tento aprender mais um pouquinho sobre esse mundo em que tudo se torna possível e os sonhos mais loucos podem se tornar realidade.

Todos os posts da Colaboradora »

Comenta aí!

Novidades por e-mail

Quer receber um boletim quinzenal com as principais novidades e produtos da nossa loja? Então assine nossa Newsletter abaixo. Não divulgaremos seu e-mail e não enviaremos SPAM, palavra de escoteira.