Games

Girls Make Games: a organização que inspira garotas a criarem jogos

  Mayara Torres    segunda-feira, 25 de novembro de 2019

A Girls Make Games (GMG) é uma organização sem fins lucrativos destinada a garotas de oito a 17 anos com intuito de inspirar as próximas gerações de designers e programadoras. Através de uma série de summer camps, workshops e game jams, meninas do mundo inteiro têm a oportunidade de aprender como desenvolver seus próprios jogos.

Lançado em 2014, o programa já atingiu mais de 6 mil meninas em 61 cidades pelo mundo. Conheça a história do GMG e da criadora Laila Shabir:

Além da história de superação e determinação de Laila, é possível visualizar toda a importância da iniciativa ‘GMG’ para garotas que desde crianças são distanciadas do mundo dos jogos. Quebrar o paradigma de brinquedos infantis promove diretamente o crescimento do número de mulheres em cursos como Ciência da Computação, Engenharias e, é claro, Desenvolvimento de Jogos.

Esse aumento de mulheres em áreas dominadas por homens permitirá um ambiente de trabalho mais diverso e respeitoso o que tornará as empresas cada vez mais igualitárias, produtivas e livres de preconceitos de gênero.

Os encontros duram três semanas e as participantes têm a chance de criarem um enredo, personagens, trabalharem em equipe, realizarem o “pitching” dos jogos, além de brincarem muito com seus próprios games. Alguns dos jogos produzidos nos summer camps já foram publicados e podem ser baixados em diversas plataformas!

O ‘Girls Make Games’ já teve o apoio das grandes marcas como PlayStation, Xbox, EA PopCap, Zynga, mas para promover o Super Mario Maker 2, a Nintendo convidou as meninas para conhecerem a empresa e criarem seus próprios mapas, além de aprenderem como desenhar seus jogos. Foi o encontro perfeito:

São projetos como o ‘Girls Make Games’ que influenciam a sociedade e o futuro. A missão do GMG é incluir meninas desde a infância no mundo jogos, porque este é um grande veículo de mudança social e cultural. O mercado de jogos cresce cada vez mais e inserir mulheres como mentes criativas, designers e programadoras proporcionará o alcance de um novo público.

Quando essas meninas participam dos workshops ou summer camps, elas têm a possibilidade de conhecer outras Garotas Nerds com os mesmos interesses e isso as torna mais fortes e confiantes, pois não se sentem mais sozinhas. Quem sabe no futuro essas meninas, que se divertiram aprendendo a criar seus mundos desde pequenas, não mudam o jogo?

Mayara Torres

Mayara Torres

Engenheira de Computação e pós-graduada em Animação facilmente encontrada pelos cafés de São Paulo. Apaixonada por desenhos animados e ilustrações fofas.

Todos os posts da Colaboradora »

Comenta aí!

expertautopecas.pt

Novidades por e-mail

Quer receber um boletim quinzenal com as principais novidades e produtos da nossa loja? Então assine nossa Newsletter abaixo. Não divulgaremos seu e-mail e não enviaremos SPAM, palavra de escoteira.