Instagram Garotas Nerds
Gadgets

Equipe universitária carioca, Riobotz, leva ouro em competição de Robótica

  Kaury Miranda    quarta-feira, 25 de julho de 2018

Se na Copa de 2018 não somos ouro no futebol, na 14ª edição da Winter Challenge o Brasil contou com universitários da PUC-RIO no pódio trazendo ouro e prata para o nosso país tropical. A competição que aconteceu entre os dias 05 e 08 de julho no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) no estado de São Paulo, é considerada a maior competição da América Latina e conta com participantes do mundo todo. A equipe RioBotz, da PUC-RIO conquistou uma medalha de ouro e outra de prata na categoria Beetleweight (1,3kg), que é considerada a categoria mais disputada da competição.

A equipe já é familiarizada com o pódio. Somando todas as participações, os alunos já foram ao pódio 51 vezes, onde ganharam 30 medalhas de ouro, 13 de prata e oito de bronze. O próximo desafio da equipe é na segunda edição da Fighting My Bots World Cup (FMB), que acontece na China em agosto. Na primeira edição em 2017, a equipe da PUC-RIO conseguiu um bronze.

Equipe universitária carioca, Riobotz, leva ouro em competição de Robótica

E para contrariar os que dizem que mulheres não entendem de tecnologia, a equipe conta com 5 meninas que vem de cursos diferentes mas que dividem o mesmo amor pela robótica.

Em entrevista para o site, as meninas não escondem que já deram de cara com o preconceito e espanto das pessoas ao verem meninas constituírem a equipe de robótica mas se sentem abraçadas pelos membros da equipe e ficam felizes ao verem que, aos poucos, mais meninas ingressam na área.

A Luisa, a Rafaela e a Carolina, integrantes da equipe, conversaram via e-mail com e contaram para a gente um pouco do sentimento de participar de uma equipe de robótica premiada;

Luisa Maranhão
Engenharia Mecânica – 22 anos


Procuro aprender tudo o que posso e contribuir para manter o bom desempenho da equipe e fazer jus a sua história. Sinto meu trabalho ser reconhecido a cada prêmio que recebemos e que estamos trazendo inovação e desenvolvimento para a robótica e estudantes da área.Fazer parte de um projeto e vê-lo funcionar e ser reconhecido foi também uma motivação. Ainda há muita estranheza ao verem uma mulher engenheira, dentro de uma equipe de robótica, fazendo trabalhos que muitos, até hoje, consideram masculinos. É algo que estamos combatendo aos poucos, principalmente com o ingresso crescente de mulheres nessa área.

 

 

 

Rafaela Medeiros
Engenharia Mecânica – 21 anos

Desde que conheci a equipe e embarquei nessa causa, eu só sei falar disso, quem é meu amigo e não é da RioBotz deve até achar muito chato da minha parte. Mas é algo que tem me feito crescer muito e me motivado na área da engenharia. O fato da equipe ser premiada só me faz ter mais orgulho de fazer parte dela, porque eu posso ver que o que foi conquistado foi com muito trabalho duro, dia após dia, muitas noites de sono perdidas e abdicações na vida social.Minha maior motivação para entrar na equipe foi o desejo de aplicar tudo que aprendo na teoria. Ganhar conhecimento na prática, na minha opinião, é o mais importante. E a RioBotz me dá a oportunidade de aprender muito. Desde então, a motivação é natural, me movo pela paixão que a equipe despertou em mim. (…) E já ouvi: mas engenharia não é pra homem? Claramente algo que precisa ser evoluído, mas acredito que o preconceito já foi muito maior e as visões têm melhorado.”

Carolina de Camargo Sá
Publicidade e Propaganda – 20 anos

É uma experiência muito interessante fazer parte da RioBotz e, com certeza, de muito aprendizado. As responsabilidades são grandes e às vezes dá um friozinho na barriga, mas é muito gratificante e legal. Todos os companheiros de equipe são pessoas muito responsáveis e a gente sabe da importância de andar com a camisa da RioBotz e representar uma equipe com 15 anos de história.O que me motivou a entrar na equipe foi a vontade de fazer parte de um projeto grande e que me ensinaria muito, me fazendo colocar em prática o que aprendi na faculdade. Além disso, saber que as pessoas – os membros em si – levam a equipe muito a sério e que é algo para o qual elas realmente se doam. E, claro, o reconhecimento que a equipe tem aumentou ainda mais a vontade de entrar na RioBotz.

Comentários

Comentários

Kaury Miranda

Kaury Miranda

Analista de sistemas como profissão e modelo nas horas vagas. Na cabeça dela idade não limita nada e você pode sim ser adulta com um sabre de luz na mão.

Todos os posts da Colaboradora »

Comenta aí!

Nuvem Hospedagem 50% OFF

Novidades por e-mail

Quer receber um boletim quinzenal com as principais novidades e produtos da nossa loja? Então assine nossa Newsletter abaixo. Não divulgaremos seu e-mail e não enviaremos SPAM, palavra de escoteira.

Lista de Desejos 0
Abrir sua Lista de Desejos Continue Comprando