Gadgets

Futura selfie detectora de câncer no pâncreas

  Wendy Stefani    domingo, 21 de janeiro de 2018

Pesquisadores estão desenvolvendo um aplicativo que possibilita verificar os altos níveis de bilirrubina, um dos primeiros sintomas do câncer de pâncreas.




Quem não gosta de uma selfie? Agora, imagine uma que pode salvar a sua vida. A BiliScreen permite que qualquer pessoa com um smartphone se auto-avalie.

Futura selfie detectora de câncer no pâncreas

O programa  utiliza dois acessórios diferentes: um par de óculos de papel impressos com quadrados coloridos para ajudar a calibrar cores ou uma caixa impressa em 3D que controla a exposição dos olhos a luz. Ele procura níveis aumentados de bilirrubina. Quando estes estão altos, a pele e os brancos dos olhos aparecem de forma amarelada.

Entretanto, segundo o cientista principal Alex Mariakakis, um estudante de doutorado na Escola de Ciências da Computação e Engenharia de Paul G. Allen, da Universidade de Washington: “O problema com o câncer de pâncreas é que, quando você é sintomático, é frequentemente tarde demais”.




A conferencia Ubicomp 2017, é a beneficiada com a apresentação dessa descoberta onde os pesquisadores afirmam que seu principal objetivo é que as pessoas possam descobrir a doença com tempo para realizar uma cirurgia que lhes dê uma melhor chance de sobrevivência.

Wendy Stefani

Wendy Stefani

Bióloga - UFSCar. 26 anos. Se perde em páginas de livros. Sonha em viajar pelo mundo. Apaixonou-se por escrever sobre os universos que lhe tocam. Diz sim, para todo convite que lhe permita viver algo novo. Sushi e chocolate? QUERO! :)

Todos os posts da Colaboradora »

Comenta aí!

expertautopecas.pt

Novidades por e-mail

Quer receber um boletim quinzenal com as principais novidades e produtos da nossa loja? Então assine nossa Newsletter abaixo. Não divulgaremos seu e-mail e não enviaremos SPAM, palavra de escoteira.