Séries e TV

Especial Game of Thrones: Quem foi Nymeria dos Roinares?

  Myrian Campos    domingo, 14 de abril de 2019

Na primeira temporada da série somos apresentados a loba gigante de Arya, Nymeria, a pequena Stark não escolheu esse nome à toa, Nymeria foi uma guerreira Roinar que viveu a muitos anos atrás em Westeros, conheça agora a história de superação que fez dessa rainha uma figura tão importante.

Os Roinares

Antes mesmo da chegada de Aegon em Westeros, os valirianos eram um dos povos mais poderosos do continente vizinho, Essos, e como todo grande império buscavam expandir domínio sobre outros povos da região. Entre eles estavam os Roinares, um povo que vivam ao redor do Rio Roine, de onde extraiam seu sustendo, eles eram um povo pacífico e tolerante, suas terras se distribuíam em várias cidades, não tendo um império dominante, viviam do que plantavam e do comercio em seus portos.

O domínio de Valíria na região no início foi pacífico, os valirianos começaram a erguer cidades nas redondezas, mas conforme o tempo foi passando foram se criando inimizades entre os dois povos e com o passar dos anos isso resultou em inúmeras guerras, que duraram cerca de 200 anos.

Na última e maior dessas guerras os roinares, mesmo vivendo espalhados em diversas cidades, conseguiram juntar mais de 250 mil homens para lutar contra o ataque inimigo, porém foram massacrados pelos mais de 600 dragões de Valíria, os que sobreviveram foram levados como escravos.

No mapa podemos acompanhar o caminho que Nymeria e seu povo percorreram até aportar em Dorne.

Quem foi Nymeria?

Percebendo que não haveria mais salvação em sua terra Nymera, princesa de uma das cidades Roinares, encheu 10 mil navios com seu povo, em sua maioria mulheres, crianças e idosos que sobreviveram aos anos de guerra.

A partir daí Nymeria e seu povo eram refugiados. Por anos navegavam pelo mar estreito a procura de uma novo lar, mas em nenhum deles conseguiram retomar seu modo de vida. Durante essa longa viagem muitos foram capturados, ou não resistiram, por fim chegaram à costa de Dorne no continente de Westeros, lá Nymeria conseguiu finalmente um refúgio para o seu povo.

Lá a líder dos Roinares conheceu Mors Martell, Lord de uma casa pequena de Dorne, firmaram uma aliança por casamento e a partir de então seu povo tinha novamente um lar.  Nymera não aceitaria abandonar sua cultura, e para que a aliança fosse selada o acordo dependia disso, a Casa Martel a partir de agora passa a se chamar Casa Nymerios Martel, o símbolo que antes era apenas uma lança agora tem se torna um Sol espetado pela lança, os costumes e as tecnologias Roinares também são incorporados a cultura da Casa Martel.

Porém os Martells não eram a maior casa de Dorne, e novamente Nymeria se via numa guerra para defender seus costumes, com o exército de Nymeria somado ao de Mors foi possível o domínio da região, tornando a casa Nymerios Martel a protetora de toda região de Dorne. Assim que a conquista foi feita, para demostrar que finalmente havia encontrado seu lar, Nymeria queimou todos os seus navios e viveu até o fim dos seus dias em Dorne.

“Aquela é a estrela de Nymeria, a arder, luminosa, e aquela faixa leitosa atrás dela, aquilo são dez mil navios. Ela ardeu tanto como qualquer homem, e eu farei o mesmo.” Arianne Martell, O Festim dos Corvos.

Myrian Campos

Myrian Campos

Lufana com muito orgulho. Dentista de formação. Nerd e viciada em cultura pop por questões de coração. Tenho um crush por cinema e séries e cada dia tento aprender mais um pouquinho sobre esse mundo em que tudo se torna possível e os sonhos mais loucos podem se tornar realidade.

Todos os posts da Colaboradora »

Comenta aí!

Novidades por e-mail

Quer receber um boletim quinzenal com as principais novidades e produtos da nossa loja? Então assine nossa Newsletter abaixo. Não divulgaremos seu e-mail e não enviaremos SPAM, palavra de escoteira.