Internet

Esconderijo de Anne Frank ganha tour em realidade virtual

  Arieta Pheula    domingo, 10 de novembro de 2019

Um Projeto de Realidade Virtual recriou digitalmente o local onde Anne Frank e sua família se esconderam dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. O chamado “Anexo Secreto”, era um depósito oculto que ficava nos fundos do prédio da empresa de seu pai em Amsterdã, na Holanda.

Criada pelo museu oficial da Casa de Anne Frank, a atração é uma parceria com o desenvolvedor de jogos Force Field VR. O projeto leva os espectadores aos cômodos fielmente recriados que abrigaram os oito judeus que passaram dias escondidos ali.

Foi neste esconderijo que Anne escreveu seu diário. Um retrato íntimo e sincero sobre a tensão da ameaça nazista, mais tarde publicado para que as pessoas do mundo inteiro nunca esqueçam os horrores do Holocausto.

A adolescente e sua família se refugiaram no abrigo de 6 de julho de 1942 até agosto de 1944, quando foram capturados pelos nazistas e levados ao campo de concentração de Auschwitz, na Polônia. As narrativas do diário acabam no dia da captura.

Anne e sua irmã morreram de tifo no campo de Bergen-Belsen, na Alemanha, em 1945. A jovem tinha 15 anos. Otto Frank, seu pai, foi o único sobrevivente. Ele quem publicou o diário da filha. Seu diário foi editado em mais de 50 idiomas e vendeu, desde sua publicação em 1947, mais de 30 milhões de exemplares em todo mundo.

O tour começa em frente a uma estante que escondia a entrada do esconderijo. Com a câmera 360º desvendamos os cômodos e, ao clicar nos ícones em destaque, informações curiosas a partir dos escritos de Anne sobre a história que o local abrigou são revelados.

É possível imergir na atmosfera claustrofóbica da situação em que as pessoas viviam ali ao conhecer como hábitos do cotidiano eram limitados. Até o acesso ao banheiro, por exemplo, sendo permitido dar descarga apenas algumas vezes ao dia após às 9 da manhã, quando o pessoal do escritório já estava trabalhando.

No quarto improvisado de Anne, vemos a mesa com seus escritos, o binóculos na janela que ela usava para espiar a vida livre dos vizinhos e as decorações: as paredes eram repletas de fotos e pôsteres de paisagens, estrelas do cinema, membros da Família Real e artes.

“Eu nunca pensei que vizinhos pudessem ser pessoas tão interessantes, pelo menos os nossos são.” – escreveu Anne, em 28 de novembro de 1942 sobre uma das poucas atividades que tinha para se distrair.

Sobre Anne Frank

Anne Frank nasceu na República de Weimar (Alemanha) em 12 de junho de 1929. Sua família migrou para a Holanda em 1933, com a ascensão do nazismo e o início das manifestações antissemitas no país. Em 1940, os nazistas invadiram os Países Baixos e, dois anos depois, Anne, seus responsáveis e sua irmã precisaram se esconder onde seu pai, Otto Frank, trabalhava. O local era dividido com mais quatro pessoas. Durante o período confinada, a garota manteve seu diário.

O passeio completo dura cerca de 25 min, possui citações do diário de Anne e pode ser contemplado gratuitamente neste link.

Arieta Pheula

Arieta Pheula

Gaúcha e nerd. Apaixonada por marketing, All Star, café, cerveja, livros, Audrey Hepburn, canecas, design, clássicos do cinema, fotografia, camisetas, Friends, "catioros", MPB, propagandas, baralhos, novelas mexicanas e lápis de cor.

Todos os posts da Colaboradora »

Comenta aí!

expertautopecas.pt

Novidades por e-mail

Quer receber um boletim quinzenal com as principais novidades e produtos da nossa loja? Então assine nossa Newsletter abaixo. Não divulgaremos seu e-mail e não enviaremos SPAM, palavra de escoteira.