Tecnologia

5 Dicas de Segurança Digital para o Home Office

  Carolina Türck    sexta-feira, 29 de maio de 2020

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Garotas Nerds.

Mulher usando notebook em home office

A pandemia de coronavírus é uma grande ameaça nos dias de hoje: a facilidade de contágio e o grande número de infectados exigiram ações rígidas ao redor do mundo para evitar a aglomeração de pessoas. Por conta disso, o trabalho remoto se tornou uma alternativa para várias empresas já que os funcionários não precisam se deslocar até o local de trabalho.

Fazer home office tem suas vantagens, mas também aumenta muito os riscos de vazamento de dados importantes da empresa e ataques digitais. Pensando nisso, preparamos este post com 5 dicas para ter mais segurança digital no home office. Leia a seguir!

1.Proteja suas senhas

Caso você esteja usando seu computador pessoal no home office, o ideal é proteger as senhas, ativar a verificação em duas etapas ou até mesmo alterar senhas de acesso.

Troque senhas fracas por sequências de números, letras e símbolos. Se preferir, frases longas também funcionam como senhas fortes. Essa prática garante maior segurança, evitando invasões e roubo de dados.

2.Use uma VPN

VPN (rede privada virtual) é um meio onde se conectam computadores a uma rede privada através da internet. Muitas empresas fazem uso de VPN’s para que os funcionários tenham acesso remoto às ferramentas corporativas.

A VPN serve como um “túnel” entre o seu computador e o servidor da empresa, criando um canal seguro para o tráfego de informações, protegendo os dados.

Tela de computador com a palavra segurança em inglês

3.Faça backups na nuvem

Outra forma de segurança no home office é fazer backups constantes na nuvem ou usar ferramentas como o Google Drive, Dropbox ou One Drive para salvar arquivos online.

Essas ferramentas facilitam na hora de trocar informações com os colegas de trabalho e salvar arquivos importantes caso a sua máquina apresente problemas ou você tenha que acessar de outro lugar.

4.Tome cuidado com spam e phishing

Se você já toma cuidado com e-mails, links e mensagens recebidas no dia a dia, o ideal é ter um cuidado extra quando se trata de trabalho remoto, já que hackers e outros cibercriminosos estão adequando suas estratégias para essa nova realidade.

Fique sempre atento a spam, recados incomuns de colegas e chefes pedindo senhas de acesso e informações pessoais: podem ser armadilhas virtuais para roubo de dados.

5.Tenha uma solução em internet security

É fundamental ter um antivírus no seu computador antes de iniciar o trabalho no home office, para garantir que tudo esteja livre de vírus e malwares.

Se você necessita de uma solução completa de Software Internet Security para seu home office, a Bitdefender criou a campanha Work from Home, onde você pode obter a versão gratuita do antivírus mais completo da marca, o Bitdefender Total Security, com o tempo estendido para até 90 dias*. #WorkFromHome

Gostou das dicas? Conhece mais formas de manter a segurança digital no seu home office? Conta pra gente nos comentários!

*Promoção por tempo limitado, podendo ser alterada sem aviso prévio.

Imagens: Pexels (Burst); Pexels (Pixabay).

Publicidade

Carolina Türck

Carolina Türck

Brasileira, 33 anos, publicitária. Atualmente mora em Portugal e se dedica ao site Garotas Nerds, ao e-commerce do site e projetos pessoais. Cachorros, coca zero com muito gelo e chocolate com menta.

Todos os posts de Carolina »

Comenta aí!

expertautopecas.pt

Novidades por e-mail

Quer receber um boletim quinzenal com as principais novidades e produtos da nossa loja? Então assine nossa Newsletter abaixo. Não divulgaremos seu e-mail e não enviaremos SPAM, palavra de escoteira.