Internet

Dicas para combater os piores malwares de 2019

  Carolina Türck    domingo, 13 de janeiro de 2019

O malware é uma ameaça terrivelmente perigosa para os seus dispositivos. Você pode achar que esses vírus existem apenas para fazer com que o seu computador ou o seu celular fiquem mais lentos, mas sabia que existem certos tipos de malwares que podem monitorar a sua atividade online, roubar os seus dados pessoais e infectar mais computadores através de sua máquina?

Não importa o nível de cuidado que você tenha na Internet, existe sempre o risco de clicar em um link ou baixar algum arquivo que você precisa, mas que está infectado com algum tipo de código malicioso e o pior é que eles não vão embora tão fácil. Porém, há uma esperança, já que existem alguns métodos para se livrar dos piores malwares da Terra de uma vez por todas!

Chegar ao fundo do problema pode ser uma tarefa árdua, entretanto, apesar do seu histórico manchado e da sua passada ineficácia em lidar com as ameaças dos tempos modernos, o McAfee AntiVirus parece estar melhorando o seu jogo, oferecendo mais recursos voltados à segurança para combater o malware e para proteger os seus dispositivos em 2019.

Em dispositivos móveis

Na era moderna, não há como fugir do malware. Até mesmo os nossos celulares não estão a salvo. Hoje em dia, as pessoas estão usando os seus celulares cada vez mais para fazer negócios e navegar online. Em 2017, o nível de visitas que os sites receberam através de dispositivos móveis aumentou de 57% para 63% e esses números não param de crescer na mesma medida em que a interface mobile vai se atualizando e as pessoas vão se acomodando com a navegação online pelo celular.

Em 2018, o Android recebeu a honra indigna de ser nomeado pelo Cybrnow como o sistema operacional mais vulnerável do mercado, possuindo até mais de 500 vulnerabilidades conhecidas. Se você esteve lutando para se livrar dos vírus e do malware em seu dispositivo Android, vamos lhe dar algumas dicas:

  • Impeça que o malware se espalhe reiniciando o seu celular em modo de segurança. Continue pressionando o botão de ligar/desligar até que você veja uma opção para executar o seu celular em modo de segurança.
  • Assim que você estiver no modo de segurança, vá em suas configurações e deslize até o menu de “Aplicativos”. Assim que você entrar em sua lista de aplicativos instalados, você pode verificar se há algum aplicativo que você nunca instalou ou que não veio pré-instalado com o seu celular.
  • Desinstale os aplicativos desconhecidos e os outros aplicativos que correm o risco de estar infectados. Você pode reconhecer os aplicativos infectados assim que eles exibirem falhas ou não estiverem sendo executados corretamente.

Em casos mais graves de infecção por malware, pode ser necessário que você tenha que executar uma restauração para as configurações de fábrica em seu celular. Se isto for necessário, você deve salvar todos os seus arquivos em um dispositivo externo (em um cartão SD, em um notebook, etc.) já que a restauração para as configurações de fábrica irá apagar todos os dados que você tenha salvo ou baixado para o seu dispositivo Android.

Eliminando o malware do seu computador

Caso o seu computador esteja mais lento, esteja exibindo janelas de anúncios ou excluindo arquivos, é muito provável que você tenha sido infectado com algum tipo de malware. Agir rápido é um passo muito importante dependendo do tipo de malware que você tem, já que os problemas podem piorar e se espalhar. Siga este guia para eliminar esses malwares:

  • Executar o computador em modo de segurança. Este é o primeiro passo a se seguir para lidar contra qualquer malware. Para entrar no modo de segurança, basta apenas reiniciar o seu computador e pressionar a tecla necessária para acessar o menu de boot. O Windows 10 tornou esse processo um pouco mais difícil, mas com a ajuda de alguns guias online, você pode acessar o modo de segurança caso esteja utilizando atualmente o Windows 10.
  • A próxima coisa a ser feita depois de acessar o modo de segurança do Windows é Excluir os seus arquivos temporários.Você pode acessar esta opção indo no painel de controle e acessando a seção de “Internet e Rede”. Ou, se quiser uma forma mais fácil de excluir os seus arquivos temporários, é só digitar “excluir arquivos temporários” na barra de pesquisa do Menu Iniciar. Ao excluir os seus arquivos temporários, você pode eliminar o código malicioso em seu sistema, mas caso a infecção já tenha se espalhado, será necessário executar o seguinte passo:
  • Usar um escaneador de malware ou um antivírus para identificar e eliminar o malware que está lhe causando problemas. Há vários escaneadores de malware pagos e gratuitos como o McAfee para baixar, a escolha é sua. Para resolver o problema de forma rápida e evitar que a infecção se espalhe ainda mais, será necessário utilizar um escaneador manual que você pode baixar no modo de segurança ao selecionar a opção de “Modo de segurança com rede” no menu de boot.

Caso ainda esteja tendo problemas com malwares, talvez seja melhor pensar na formatação de seu computador, que é um processo semelhante à restauração de configurações de fábrica do Android.

Uma terrível ameaça

Infelizmente, não há uma maneira completamente segura de proteger os seus dispositivos contra a ameaça do malware, já que estes vírus estão se tornando cada vez mais variados e complexos. Atualmente, existem 800 milhões de tipos diferentes de infecção por malware no mundo.

Este é um número assustador, mas os programas antivírus também estão evoluindo e são a sua melhor proteção contra um mar de códigos maliciosos vagando pela Internet.

Usar a sua máquina sem possuir nenhum programa de segurança instalado é como dirigir sem o cinto de segurança. É algo que você não deveria fazer, então lembre-se de se proteger com um programa antivírus de boa qualidade para não sofrer com futuras dores de cabeça.

Carolina Türck

Carolina Türck

Brasileira, 33 anos, publicitária. Atualmente mora em Portugal e se dedica ao site Garotas Nerds, ao e-commerce do site e projetos pessoais. Cachorros, coca zero com muito gelo e chocolate com menta.

Todos os posts de Carolina »

Comenta aí!

Novidades por e-mail

Quer receber um boletim quinzenal com as principais novidades e produtos da nossa loja? Então assine nossa Newsletter abaixo. Não divulgaremos seu e-mail e não enviaremos SPAM, palavra de escoteira.