Cinema

Crítica Alita – Anjo de Combate: Clichês e universo girl power em filme baseado no mangá

  Patricia Piquia    terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

O filme de ficção científica e de ação Alita: Anjo de Combate, baseado no mangá de Yukito Kishiro, Battle Angel Alita, estreia em 14 de fevereiro nos cinemas brasileiros.

Resultado de imagem para alita anjo de combate

O filme tem um elenco de peso, Rosa Salazar, como Alita, Mahershala Ali como Vector, Christoph Waltz como o Dr. Ido, Jennifer Connelly como Chiren, Ed Skrein como Zapan, Keean Johnson como Hugo e até a Lana Conor, de Para Todos os Garotos que Já Amei, como Koyomi. A produção é de James Cameron, diretor e produtor de Titanic e Avatar, e direção de Robert Rodrigues, diretor de um Um Drink no Inferno e a trilogia Era uma vez no México.

Resultado de imagem para alita anjo de combate

O longa segue a história de Alita (Salazar), uma ciborgue que é um “núcleo” desencarnado que desperta sem memória em um mundo pós-apocalíptico destruído por uma queda tecnológica. Dr. Ido (Waltz) a encontra e lhe dá um novo corpo. Mais tarde descobrem que Alita é mais do que parece e tem um passado extraordinário. Como ela navega sua nova vida, ela luta contra outras máquinas que são habilitadas com habilidades.

Não li os mangas, mas achei um bom filme e segue o estilo girl power. Alita não é uma personagem feminina frágil, mas muito corajosa e habilidosa, achei os movimentos das lutas bem elaborados e interessantes. Porém, o filme peca no CG de Alita, com uma qualidade e riqueza maior de deyalhes nos outros personagens ciborgues. O filme tem alguns clichês que podem incomodar, na questão da relação de Alita e Dr. Ido, da relação de Alita e Hugo e na relação entre Ido com Chiren. Por não ter lido os mangas o filme aguçou a minha curiosidade, é uma história de potencial, se não tivessem tantos momentos explicativos para os clichês acho que gostaria ainda mais.

Patricia Piquia

Patricia Piquia

Nerd, brasiliense, estabanada e professora de inglês. Amo música, livros, séries, filmes, arte, corridas e viagens.

Todos os posts da Colaboradora »

Comenta aí!

Novidades por e-mail

Quer receber um boletim quinzenal com as principais novidades e produtos da nossa loja? Então assine nossa Newsletter abaixo. Não divulgaremos seu e-mail e não enviaremos SPAM, palavra de escoteira.