Institucional
Categorias
Sobre
O Garotas Nerds foi criado em 2009 com o objetivo de aumentar a representatividade feminina online, construindo novas narrativas a partir da experiência de mulheres dentro do universo nerd.
O livro “50 brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer”conta histórias das heroínas da vida real. A autora Débora Thomé é jornalista, cientista política e criadora do bloco de carnaval “Mulheres Rodadas“. Ela reuniu na obra a biografia de grandes brasileiras e conta com ilustrações belíssimas feitas por artistas mulheres.
No texto de abertura, a obra já diz a que veio: “Este livro é dedicado às 104.772.000 mulheres que habitam este país. Um livro só não daria conta de todas elas, mas sabemos que cada uma a seu modo está construindo uma história cheia de aventuras e desafios. Que, antes de crescer, você possa ainda conhecer muitas dessas brasileiras incríveis”.
Com histórias cheias de aventuras e desafios, neste livro não faltam mulheres fortes, fabulosas e extraordinárias para inspirar meninas e meninos a não desistirem de seus sonhos. Incríveis, revolucionárias, livres. Mulheres que mudaram o mundo com histórias para ler antes de crescer, de dormir e de sonhar.
Além disso, o livro todo foi criado por mulheres. Foi uma mulher quem diagramou, revisou e editou. Todos os perfis são ilustrados por mulheres, cada um por uma artista diferente. Até mesmo as tipologias do livro são criações femininas, e as últimas páginas do livro se dedicam também a apresentá-las uma a uma.
“É preciso uma coragem gigantesca para sair do papel designado para você. A maioria tenta encontrar brechas para cumprir com o destino que sente ser o seu. O papel das mulheres, ao longo da história, sempre foi o doméstico, de ficar dentro de casa. É muito difícil romper com isso e ir para o mundo”, Débora Thomé.
“50 brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer” fala sobre 50 heroínas da vida real – das letras, das artes, da política, da ciência, das quadras, do povo, das ruas. Do século XVI até os dias de hoje, heroínas sem capa nem poderes mágicos que atendem pelo nome de Cora Coralina, Clarice Lispector, Cecília Meireles, Chica da Silva, Princesa Isabel, Clementina de Jesus, Nise da Silveira, Pagu, Lygia Clark, Maria da Penha.
O livro dá voz a jornadas impressionantes, e conta para o leitor que a primeira mulher a tirar licença para saltar de paraquedas no Brasil foi uma mulher, ou que existiu uma mulher com a coragem necessária para se disfarçar de menino e lutar pela independência do país. Com a leveza de uma narração que mais parece ficção, a criança fica sabendo que já existiu um tempo em que era tão difícil ser mulher que era preciso tentar não sê-lo, afinal.
Lançado em 2017, o livro está disponível em diversas livrarias em todo o país.