Comportamento

Star Wars Day: Princesa Leia – um ícone feminista

  Redação Garotas Nerds    sexta-feira, 04 de maio de 2018

A Princesa Leia, personagem interpretada pela célebre e saudosa atriz Carrie Fisher em Star Wars, é considerada um dos maiores e mais conhecidos ícones feministas da história do cinema. Através de seu papel na Saga da galáxia mais querida de todos os tempos, a personagem vivida por Carrie mostrou-se uma mulher verdadeiramente à frente de seu tempo.

A heroína foge ao esteriótipo da maioria dos papéis femininos do universo cinematográfico da época, composto geralmente por belas “mocinhas” indefesas e frágeis que, em situações de potencial perigo, encontravam-se sempre à espera de uma forte figura masculina capaz de socorrê-las. Contraditoriamente à esse padrão que existia, Leia Organa é uma protagonista corajosa e determinada que não esperou que os homens em sua vida definissem o seu destino. Mesmo estando em uma posição de nobreza (que, em teoria, lhe concede uma imagem mais passiva em relação aos demais membros da Aliança Rebelde), Leia participa ativamente, com armas em punho e palavras na boca, de importantes batalhas contra o Império Galáctico.

Ainda que toques de machismo e sexismo tenham sido inseridos na narrativa (afinal, não há como esquecer da famigerada cena da Princesa Leia seminua e presa à correntes), a imagem empoderada da protagonista da ópera espacial não se perdeu. Sua personalidade durona lhe conferiu, inclusive, a coragem necessária para aniquilar o Jabba the Hut, seu raptor. Não à toa se transformou em uma líder da Resistência ao Império: assim como o diretor George Lucas a descreveu , era uma “princesa poderosa, lutadora, sábia e cheia de esperança”.

Antes mesmo de ser escolhida em definitivo como a atriz que daria vida à mítica princesa, Carrie Fisher já apresentava sinais de como definiria a personagem mais importante de sua existência . Forte e sem medo de expressar o que pensa diante de um homem, ela apresentava características essenciais na reividicação da igualdade de gênero que o feminismo busca.

O legado deixado por Carrie Fisher possibilitou o surgimento de diversas mulheres que ocuparam posições de protagonismo na franquia Star Wars . Diversas personagens de grande destaque surgiram, como Rey (Daisy Ridley), Jyn Erso (Felicity Jones) e Padmé Amidala (Natalie Portman). A inesquecível Princesa-General nos deixou um marco na representação feminina no cinema e, fora dele, uma memorável lição: Nós, mulheres, temos o direito de  sermos o que quisermos, pois a força encontra-se em todas nós.

Redação Garotas Nerds

Redação Garotas Nerds

Todos os posts da Colaboradora »

Comenta aí!

expertautopecas.pt

Novidades por e-mail

Quer receber um boletim quinzenal com as principais novidades e produtos da nossa loja? Então assine nossa Newsletter abaixo. Não divulgaremos seu e-mail e não enviaremos SPAM, palavra de escoteira.