Cinema

Star Wars Day: Cronologia atualizada da saga

  Carolina Machado    sexta-feira, 04 de maio de 2018

Como Star Wars é uma saga que não foi lançada na cronologia certa dos fatos, ás vezes fica difícil entender qual a ordem da história, principalmente para quem “pegou o bonde andando”. A história toda tem sido passada através de filmes, livros, desenhos e jogos, incluindo um universo expandido.

Objetivando ajudar os novos fãs, criamos esta postagem para se situarem nessa incrível saga. A ordem da cronologia é separada em antes e depois da batalha de Yavin, retratada no primeiro filme lançado da série, o episódio IV, em 1977.

Star Wars Episódio I – A Ameaça Fantasma (Filme/1999)

32 anos antes da Batalha de Yavin (Contra a primeira Estrela da Morte) no Episódio IV: Em meio a uma disputa política e comercial entre o planeta Naboo e a Federação de Comércio, promovida ocultamente pelo Darth Sidious, o Jovem Anakin Skywalker é encontrado por acaso em Tatooine por Obi-Wan, que o ajuda ganhando uma disputa de pod racer. Após descobrir que ele seria um Jedi muito forte e após a morte de seu mestre, Obi Wan jura treiná-lo.

Star Wars Day: Cronologia atualizada da saga

Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones – (Filme/2002)

22 anos antes da Batalha de Yavin no Episódio IV: Anakin Skywalker, já treinado Jedi, se apaixona pela Senadora Padmé Amidala, apesar do código Jedi proibir relacionamentos. Obi-Wan descobre a existência de um exército secreto de clones e é deflagrada a guerra em larga escala entre a República e as forças separatistas –uma guerra totalmente manipulada pelo Chanceler Palpatine (ou Darth Sidious), que ganha poderes especiais para enfrentar a crise através de uma corte marcial.

Clone Wars ou Guerras Clônicas – (Série de TV/2008 a 2014)

De 22 a 19 anos antes da Batalha de Yavin no Episódio IV: Série animada sobre as Guerras Clônicas – intenso conflito entre a República e os Separatistas. Anakin se torna mestre de Ahsoka Tano e, ao lado de Obi-Wan Kenobi, enfrenta os inimigos da república nas linhas de frente junto com os Clones. Eles descobrem cada vez mais a influência do Lado Sombrio da Força nas forças Separatistas.

Darth Maul — Son of Dathomir – (Quadrinhos/2014)

De 22 a 19 anos antes da Batalha de Yavin no Episódio IV: Durante as Guerras Clônicas, essa minissérie em quadrinhos acompanha Darth Maul resgatado pelo seu irmão, Savage Opress, após ser cortado ao meio em Episódio I I. Sob a orientação da Mae Talzin, cria o sindicato do crime a “Sombra Coletiva” para que eles pudessem se opor a ambos os lados da guerra e vingando-se de Darth Sidius (Palpatine).

Dark Disciple (Livro/2015)

De 22 a 19 anos antes da Batalha de Yavin no Episódio IV: Durante as Guerras Clônicas, Asajj Ventress, ex- aprendiz Sith do líder separatista Conde Dookan (ou Conde Doku no original inglês), se junta ao ex-Jedi Quinlan Vos em uma missão para tentar assassinar o seu antigo mestre.

Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith (Filme/2005)

19 anos antes da Batalha de Yavin no Episódio IV:

Após 3 anos do início das Guerras Clônicas, Anakin Skywalker cai para o lado sombrio da Força se unindo a Palpatine e ajudando a matar todos os Jedis do Centro de Treinamento, inclusive crianças.. Chanceler Palpatine se revela e transforma a República no temível Império Galáctico. A Estrela da Morte começa a ser construída. Após perder para Obi Wan Kenobi e ter quase seu corpo todo destruído, é resgatado e transformado em Darth Vader. Padmé Amidala dá à luz a Luke Skywalker e Leia Organa antes de morrer.

Kanan – O Último Padawan (Quadrinhos/2015)

18 anos antes da Batalha de Yavin no Episódio IV: Um Padawan chamado Caleb Dume sobrevive ao extermínio dos Jedi (Ordem 66) graças ao sacrifício de seu mestre. A história acompanha sua jornada enquanto luta para sobreviver até se tornar Kanan Jarrus, o capitão da nave Ghost na série Rebels.

Lords of the Sith (Livro/2015)

14 anos antes da Batalha de Yavin no Episódio IV e 8 anos após início das Guerras Clonicas, Darth Vader e seu mestre Darth Sidious vão ao planeta Ryloth, fonte de escravos e do narcótico Spice, para sufocar uma rebelião e controlar os recursos.

Tarkin (Livro/2014)

14 anos antes da Batalha de Yavin no Episódio IV: Esse livro conta como o Grand Moff Tarkin ascende no império e se torna o comandante da Estrela da Morte.

Um Novo Amanhecer (Livro/2015)

11 anos antes da Batalha de Yavin no Episódio IV: Seis anos antes dos eventos mostrados na série Rebels, Kanan Jarrus tem vivido na clandestinidade, evitando criar problemas com o Império. Não conseguindo ignorar mais o embate entre o Império e os resistentes, se une a Hera Syndulla e enfrenta as forças mais poderosas da galáxia, em defesa de um mundo e de seu povo. Nesta primeira aventura juntos, os protagonistas da série Rebels conquistam seu espaço entre os maiores heróis da série STAR WARS, rumo à luta contra o Império.

Han Solo (2018 – ainda não estreado)

Numa época ainda não definida (deve se passar anos antes de Uma Nova Esperança). O filme contará a história do contrabandista Han Solo antes dele se juntar à Rebelião.

Rebels (Série animada de TV/2014-2018)

Começa 5 anos antes da Batalha de Yavin no Episódio IV

A série acompanha um grupo de rebeldes que vivem a bordo da nave estelar Ghost, que lutam contra o Império Galáctico. Os rebeldes incluem Ezra Bridger, um jovem órfão de Lothal que descobre que pode usar a Força; Kanan Jarrus, um Jedi que sobreviveu a Ordem 66; Hera Syndulla, uma pilota Twi’lek e veterana da resistência; Sabine Wren, uma mandaloriana perita em explosivos; Garazeb “Zeb” Orrelios, um guerreiro Lasat; e o Droide Astromecânico rabugento C1-10P, também conhecido como Chopper. A tripulação irá eventualmente ajudar a dar origem à Aliança Rebelde.


Rogue One (Filme/2016)

Pouco antes da Batalha de Yavin no Episódio IV, acompanha um grupo de pilotos rebeldes do esquadrão Rogue que objetiva roubar os desenhos de projeto da Estrela da Morte, a arma definitiva do Império, a fim de achar um ponto fraco. No final do longa, Jyn Erso e sua equipe são sacrificados e os arquivos são entregues a Leia Organa.

Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (Filme/1977)

Batalha de Yavin (considerado ano da cronologia atual)

Ano 0 da franquia e grande marco da saga Star Wars, por ser o primeiro filme e mostrar a importante Batalha de Yavin – quando a Aliança Rebelde enfrenta e destrói a Estrela da Morte. Neste filme Princesa Leia ao ser capturada por Darth Vader, envia os arquivos pelo R2D2 para Obi Wan Kenobi em Tattoine. No planeta, o robô é comprado pelos tios de Luke Skywalker – que depois é encontrado por Obi Wan Kenobi, dando início a aliança dos dois. Já a bordo do Millenium Falcon de Han Solo, o grupo resgata Leia e leva os arquivos aos rebeldes, após diversos acontecimentos. Esses arquivos então mostram o ponto fraco da Estrela da Morte e permitem, após um ataque direcionado, sua destruição.

Princesa Leia – (quadrinhos/2015)

Primeiro ano após a Batalha de Yavin no Episódio IV: A minissérie se passa logo após a destruição da Estrela da Morte. Leia Organa embarca em uma missão pessoal para encontrar sobreviventes do Planeta Alderaan, destruído pela Estrela da Morte no filme Uma Nova Esperança.

Herdeiro dos Jedi (Livro/2015)

Primeiro ano após a Batalha de Yavin no Episódio IV: As Habilidades de Luke Skywalker são desafiadas quando ele precisa realizar uma missão de espionagem com o objetivo final de resgatar um simpatizante rebelde de trás das linhas inimigas.

Chewbacca – (quadrinhos/2015)

Primeiro ano após a Batalha de Yavin no Episódio IV: Essa minissérie acompanha Chewie em uma missão para a Aliança Rebelde. Tudo se complica quando ele cai em um planeta ocupado por Forças Imperiais e precisa escapar .

Lando – (quadrinhos/2015)

Começa no primeiro ano após a Batalha de Yavin no Episódio IV: A minissérie acompanha Lando Calrissian e seu amigo Lobot em busca de uma nave imperial. No processo, ele se torna líder da Cidade das Nuvens, colônia de mineração gasosa do planeta Bespin, que goza de relativa liberdade política. Os personagens e o local aparecem em Episódio V.

Marvel – Star Wars (quadrinhos/2015)

Começa no primeiro ano após a Batalha de Yavin no Episódio IV: Essa série da Marvel Comics acompanha Luke Skywalker, Leia Organa, Han Solo, Chewbacca, C3PO e R2-D2 em sua luta contra o Império após a destruição da Estrela da Morte.

Darth Vader (quadrinhos/2015)

Começa no primeiro ano após a Batalha de Yavin no Episódio IV: A série em quadrinhos acompanha as consequências da destruição da Estrela da Morte para Darth Vader, que precisa reconquistar a confiança do Imperador Palpatine. Além de mostrar como Vader descobre que Luke Skywalker é seu filho.

Battlefront – Twilight Company (Livro/2015)

Começa 6 anos antes da Batalha de Yavin e termina 2 anos após o Episódio IV: Baseado no videogame Star Wars Battlefront, este romance acompanha a 61ª infantaria móvel, também conhecida como Twilight Company, força de elite Rebelde em missão para atacar o coração do Império em plena Guerra Civil Galáctica.

A Arma de um Jedi (Livro/2015)

2 anos após a Batalha de Yavin no Episódio IV: Esse romance acompanha Luke Skywalker em meio à Guerra Civil Galáctica entre Aliança e Império. O jovem piloto é considerado um herói por destruir a Estrela da Morte, mas Luke sente que precisa seguir o caminho da Força e é atraído até um planeta distante.

A Missão do Contrabandista (Livro/2015)

2 anos após a Batalha de Yavin no Episódio IV: Esse romance acompanha Han Solo e Chewbacca em uma missão secreta para a Aliança Rebelde, enquanto eles fogem de Caçadores de Recompensa. Logo, Han percebe que precisa acertar sua dívida com Jabba, o Hut, líder do crime no planeta Tatooine, se pretende continuar a ajudar os rebeldes.

Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca (Filme/1980)

3 anos após a Batalha de Yavin no Episódio IV: Luke, após uma mensagem telepática de Obi Wan Kenobi viaja para Dagobah para encontrar Mestre Yoda, que irá treiná-lo como Jedi. Han Solo e Leia vão para a Cidade das Nuvens, onde Vader os captura para atrair o jovem Skywalker. Nesse episódio que acontece o famoso congelamento de Han na Carbonita e sua entrega a Jabba The Hut. No ápice dos acontecimentos, Darth vader também revela a Skywalker ser seu pai. O filme termina com Skywalker recebendo um mão metálica após ter tido ela decepada por Vader e Lando e Chewie planejando resgatar Han Solo.

Alvo em Movimento (Livro/2015)

4 anos após a Batalha de Yavin no Episódio IV: Esse romance infanto-juvenil acompanha a Princesa Leia após a derrota dos Rebeldes em Hoth e a captura de Han Solo, na Cidade das Nuvens. Antes de resgatá-lo, porém, Leia, símbolo da resistência, é caçada pelo Império e, por isso, precisa liderar uma perigosa missão secreta para garantir a sobrevivência dos Rebeldes.

Star Wars – Episódio VI – O Retorno de Jedi (Filme/1983)

4 anos após a Batalha de Yavin no Episódio IV: Luke, Leia, Chewie e Lando resgatem Han Solo de Jabba, antes de se reagruparem com Rebeldes para atacar a segunda Estrela da Morte. Entretanto, Luke não aceita o fato de precisar destruir seu pai para vencer o Imperador e se entrega a fim de despertar novamente o bem em Darth Vader. Seu plano dá certo, a Segunda Estrela da Morte é destruída e o Imperador Palpatine é morto.

Battlefront: The Battle of Jakku (Jogo/2015)

5 anos após a Batalha de Yavin no Episódio IV: A expansão do videogame se passa um ano após a morte do Imperador, quando forças do Império ainda lutam por controle enquanto a Nova República, ex-Aliança Rebelde, luta para consolidar a libertação da Galáxia. Em Jakku (mostrado em O Despertar da Força), o Império tem uma importante vitória.

Marcas da Guerra (Livro/2015)

5 anos após a Batalha de Yavin no Episódio IV: A Guerra Civil está longe de acabar, a Nova República, ex-Aliança Rebelde, ataca alvos imperiais com vigor, mas, na órbita do planeta Akiva, forças imperiais se reúnem para o contra-ataque e a Nova República pode falhar mais rápido do que se esperava. Além disso, Jedi e Sith se tornam mitos e seus objetos, relíquias. Líder Supremo Snoke começa a colocar seu plano de dominação em movimento.

Império Despedaçado (Quadrinhos/2015)

5 anos após a Batalha de Yavin no Episódio IV: Simultâneo a Marcas da Guerra, mostra eventos após o fim de 20 anos do regime de terror do Imperador. Mesmo sem seu líder, oficiais e governadores do Império ainda lutam por controle. Além disso, líderes do regime lutam pelo poder e para reconquistar os sistemas perdidos para a Nova República.

Lost Stars (Livro/2015)

Começa 1 ano após a Batalha de Yavin e termina 5 anos após o Episódio IV: Esse romance infanto-juvenil começa durante a Guerra Civil e acompanha os jovens Thane Kyrell e Ciena Ree em sua jornada para se tornarem pilotos do Império, mas Thane presencia horrores do regime e decide se unir à Rebelião, enquanto Ciena se mantém fiel ao Império. Agora, precisam decidir entre o amor que sentem um pelo outro ou seus ideais.

Uprising (Jogo/2015)

Começa 1 ano após a Batalha de Yavin e termina 5 anos após o Episódio IV: Esse videogame mostra como um grupo do império procura manter o poder ao fazer um setor inteiro da galáxia acreditar que nada mudou e que o Imperador Palpatine continua vivo. Rebeldes precisam desmascarar essa mentira e liberar esse setor.

Before the Awakening (Livro/2015)

Se passa pouco tempo antes de O Despertar da Força: Esse livro infanto-juvenil traz três histórias que acompanham as vidas dos protagonistas de O Despertar da Força (Finn, Rey e Poe Dameron) antes dos eventos do novo filme.

Star Wars Resistance (série animada/previsto 2018)

Ainda não lançada, uma excitante nova série de aventuras animadas sobre Kazuda Xiono, um jovem piloto recrutado pela Resistance e encarregado de uma missão para espionar a crescente ameaça da Primeira Ordem. Contará com o amado droid BB-8 ao lado dos pilotos e aparições de personagens favoritos dos fãs, incluindo Poe Dameron e Capitã Phasma, dublado pelos atores Oscar Isaac e Gwendoline Christie, respectivamente.

Star Wars: O Despertar da Força (Filme/2015)

34 anos após a Batalha de Yavin no Episódio IV: Após destruição da Segunda Estrela da Morte e do Imperador, o terrível Império Galáctico não existe mais, porém a galáxia está em guerra entre a opressora Primeira Ordem, liderado por Snoke e Kylo Ren, e a Resistência, liderada pela general Leia Organa. Rey, de origem ainda desconhecida, é encontrada no planeta de Jakku , trabalhando como coletora de sucata na nave destruída. Poe Dameron, da resistência, é pego por Kylo Ren – que mata todo o vilarejo ao perceber que Poe havia enviado o mapa da localizaçao de Skywalker para  longe.

Finn, um stormtrooper, após observar a destruição promovida pela Primeira Ordem, deserda e ajuda Poe Dameron a escapar. E se desenrola toda a história do encontro de Rey, Finn, Han Solo e Chewbacca. Nesse episódio, uma nova e ameaçadora arma é criada, a Starkiller,  o grupo se une para colocar fim à nova ameaça. No final, Rey vai ao encontro de Skywalker.

Star Wars: Os últimos Jedi (Filme/2017)

O longa começa logo após O Despertar Da Força e mostra o que acontece após o encontro de Rey e Luke. O filme continua a saga da família Skywalker e ainda coloca os heróis de O Despertar da Força lado a lado com as maiores lendas da galáxia, como Luke Skywalker, Leia Organa e Chewbacca, em uma aventura épica que desvenda antigos mistérios da Força e revelações surpreendentes do passado, enquanto vemos o treinamento de Rey e a busca pelo equilíbrio.

Star Wars: Episódio IX (Filme Anunciado / 2019)

Nada foi revelado desse filme até agora, mas se passa após O Despertar da Força e dos Últimos Jedi e pode concluir o conflito entre a Primeira Ordem e a Resistência e talvez finalizar o arco dos personagens Finn, Rey e Poe Dameron. Além disso, a Força deve sofrer grandes mudanças pelo que os dois primeiros filmes da nova trilogia dão a entender.

Fontes: Wikia, Star Wars.com e Site Cineclick

Comentários

Comentários

Carolina Machado

Carolina Machado

Nerd de carteirinha, engenheira, gateira e colecionadora de funkos. Viciada em X-Men e Star Wars.

Todos os posts da Colaboradora »

Comenta aí!

Nuvem Hospedagem 50% OFF

Novidades por e-mail

Quer receber um boletim quinzenal com as principais novidades e produtos da nossa loja? Então assine nossa Newsletter abaixo. Não divulgaremos seu e-mail e não enviaremos SPAM, palavra de escoteira.

Lista de Desejos 0
Abrir sua Lista de Desejos Continue Comprando