Cinema

Star Wars Day: a saga de George Lucas para que Star Wars pudesse existir

  Patricia Piquia    sexta-feira, 04 de maio de 2018

Se não fosse pela resistência, perseverança, força e genialidade de George Lucas, Star Wars nunca teria existido e hoje vamos relembrar essa história inspiradora de como a força desse diretor foi grande desde o início.

George Walton Lucas Jr. nasceu em 14 de maio de 1944 em Modesto, Califórnia. Quando adolescente George Lucas queria primeiramente ser piloto de corridas e não diretor. Ele só mudou de ideia após sofrer um grave acidente de carro perto de sua formatura de ensino médio. George deixa os carros de lado e entra pra faculdade.  Na faculdade é que Lucas inicia sua paixão pela direção e fotografia. Seu curta de animação “THX-1138:4EB” chamou a atenção de nada mais nada menos que Francis Ford Coppola. Coppola fez com que a Warner lançasse uma versão, mas em formato de longa, de seu curta-metragem. Rebatizado com o nome de “THX-1138”, o filme foi lançado em 1971, mas infelizmente foi um grande fracasso.

Apesar da falta de sucesso inicial do seu primeiro filme, George Lucas começou a desenvolver um novo projeto, o filme “Loucuras de Verão” (American Graffiti, em inglês). O longa contava com um jovem Harrison Ford no elenco e era um filme adolescente inspirado nos anos 60, mostrando como a vida podia ser fácil, tranquila e segura.  O longa saiu em 1973 e acabou se tornando um grande sucesso de crítica e de público, sendo inclusive indicado a cinco Oscars, incluindo o de Melhor Filme, Roteiro e diretor e é considerado até hoje um dos filmes de baixo orçamento mais bem-sucedidos da história.

Related image

Tendo novamente ganho o apoio de seus colaboradores, Lucas desejou realizar seu grande sonho e ambição, fazer o remake de Flash Gordon, herói de história em quadrinhos cuja as aventuras se passavam no espaço sideral. Logo Lucas tentou comprar os direitos para fazer o longa do seu herói favorito, mas a quem ele daria seu estilo pessoal. Mas infelizmente ele não conseguiu os direitos, o que fez com que ele decidisse criar sua própria estória e é aí que, para nossa alegria, surge na mente brilhante de George Lucas o universo de Star Wars.

De início a estória se chamava “O diário de Whills” e contava sobre o treinamento de um aprendiz chamado CJ Thorpe, como um “jedi-Bendu”, sobre a tutela de um lendário Mace Windy. A estória era muito mais complexa do que conhecemos hoje, o que fez com que ela fosse sendo rejeitada por vários estúdios. Mas Lucas não desistia de seu projeto e a cada rejeição ia reescrevendo e adaptando a estória para um formato que pudesse agradar a algum estúdio.

Felizmente Alan Ladd Jr., o chefe da 20th Century Fox em 1973, aceitou o projeto de Lucas. No fundo Alan não gostou do roteiro, ele gostava do trabalho de George e queria que ele fizesse outro filme para ele depois desse projeto pessoal. O orçamento era super baixo para o que Lucas queria fazer, 8 milhões de dólares, e Lucas teve que cortar em 300% seu próprio salário para que o filme pudesse sair.

Image result for Alan Ladd Jr george lucas

Alan Ladd Jr e George Lucas

E as dificuldades não pararam por ai, Lucas não tinha a sua disposição artistas responsáveis pelos efeitos visuais, a Fox mandou embora todo o seu departamento de efeitos visuais, então ele mesmo teve que desenvolver uma equipe e empresa para que os efeitos visuais de Star Wars pudessem sair do jeito que ele imaginava e queria. Ele sofreu com problemas eletrônicos, cenários quebrados e acidentes de trabalho. Para piorar, o set do primeiro filme foi devastado por uma forte chuva.

Com um orçamento apertado, ele teve que ser criativo e reutilizar roupas e cenários de outros filmes da Fox.  Além disso, Lucas sofreu para conseguir suas cenas, com poucas tentativas, pois sua equipe não acreditava na estória e se recusava a fazer hora-extra. As pessoas não acreditavam em sua estória e ele não era um diretor que sabia muito bem lidar com as pessoas, tinha dificuldade de comunicação. O único que apostou na ideia de George desde o início foi sir Alec Guinness, o nosso querido Obi-Wan, que mesmo tendo sido uma exigência do estúdio para fazer o filme, negociou em seu contrato um salário composto por 2% dos royalties arrecadados para o filme. O que lhe rendeu muito dinheiro com o lançamento e sucesso do filme.

Image result for george lucas 1977

Lucas, como perfeccionista, não gostou da primeira versão do filme, não era ainda o que ele esperava. Atrasou seu lançamento e continuou a trabalhar no filme, o que causou um aumento de 40% no orçamento do filme. Para piorar Mark Hamill, o Luke, sofre um grave acidente de carro que causou danos ao seu rosto e o impediu de filmar as últimas cenas do filme. A Fox não sabia como vender o filme, com um orçamento baixo de 11 milhões de dólares, o filme só estreou em 35 cinemas nos EUA em 25 de maio de 1977.

Image result for star war 1977

Apesar de todas as adversidades e da falta de divulgação, o filme agradou ao público e o boca a boca acerca da estória fez com que Star Wars se tornasse um sucesso e o campeão de bilheteria de seu ano de lançamento, arrecadando 513 milhões de dólares nos Estados Unidos e no restante do mundo. E desse sucesso, George Lucas deu seguimento a estória dos Cavaleiros Jedi e do Lado Negro da Força e mais 2 filmes estrearam nos anos 80, mas para esses projetos ele não queria mais dirigir, apenas ser o produtor. Com imenso sucesso Lucas acabou construindo seu próprio “império” de fazer filmes, efeitos visuais, animações e merchandising acerca do universo Star Wars , arrecadando muito dinheiro.

Related image

Por fim Lucas vendeu a franquia pra Disney por 4 bilhões de dólares e deixou com a gigante do entretenimento  o legado de Star Wars e os fãs jamais poderão esquecer quem foi o responsável pelas honras e comemorações da franquia no dia de hoje, George Lucas, o gênio temperamental e persistente. Que a força de Lucas, esteja sempre conosco, sempre.

Comentários

Comentários

Patricia Piquia

Patricia Piquia

Nerd, brasiliense, estabanada e professora de inglês. Amo música, livros, séries, filmes, arte, corridas e viagens.

Todos os posts da Colaboradora »

Comenta aí!

Nuvem Hospedagem 50% OFF

Novidades por e-mail

Quer receber um boletim quinzenal com as principais novidades e produtos da nossa loja? Então assine nossa Newsletter abaixo. Não divulgaremos seu e-mail e não enviaremos SPAM, palavra de escoteira.

Lista de Desejos 0
Abrir sua Lista de Desejos Continue Comprando