Cinema

Conheça as referências femininas que participam do Festival de Gramado 2018

  Carolina Türck    sábado, 18 de agosto de 2018

Entre os dias 17 e 25 de agosto acontece na Serra Gaúcha o Festival de Gramado, um dos mais importantes eventos de cinema do Brasil. Em sua 46ª. edição, a festa tem abertura marcada para as 18h00 horas do dia 17, no Palácio dos Festivais, Centro de Gramado, RS, com a exibição do longa “O Grande Circo Místico”, de Cacá Diegues.

Em 2018 concorrerão, nas duas principais mostras (Longa-Metragem Brasileiro e Longa-Metagem Estrangeiro), nove longas brasileiros e cinco latino-americanos (co-produções de países como Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, México, Bolívia, entre outros). Além destes, 14 curtas-metragens nacionais e 20 gaúchos completam o circuito.

Conheça as referências femininas que participam do Festival de Gramado 2018

Na lista dos nove longas brasileiros estão duas cineastas: Daniela Thomas, com O Banquete (SP); e Marina Meliande, com Mormaço (RJ). Uma das últimas notícias divulgadas sobre a lista de concorrentes ao Kikito de Outro de Melhor Filme foi a escolha da nova produção de Jayme Monjardim, O Avental Rosa, em substituição a Correndo Atrás, de Jeferson De (Bróder), impossibilitado de participar por conflito de agenda.

No centro da trama de ‘O Avental Rosa’ está Alice, uma mulher de 50 anos que cuida de pacientes terminais. Ainda não foram divulgadas muitas informações sobre o filme de Monjardim, mas sabe-se que contém boas mensagens. “Este é um filme sobre pessoas que vivem para os outros. Estamos em um momento terrível, em que é preciso divulgar boas mensagens, e o filme vem com essa intenção”. Diz o diretor. Todas as cenas foram captadas em Porto Alegre, capital gaúcha, local onde a equipe afirma ter potencial para se tornar “a Vancouver brasileira” (a cidade do Canadá é referência cinematográfica).

Entre os cinco longas estrangeiros a cineasta argentina Jazmín Stuart assina a produção de Recreo (Argentina) com Hernán Guerschuny. Além dela, Hilda Hidalgo, da Costa Rica, dirige Violeta al Fin (co-produzido no México e Costa Rica).

Conheça as referências femininas que participam do Festival de Gramado 2018

Entre os 14 concorrentes ao prêmio de curta-metragem brasileiro, cinco são filmes de cineastas mulheres: À Tona (DF), de Daniella Cronemberger; Apenas o Que Você Precisa Saber Sobre Mim (SC), de Maria Augusta V. Nunes; Catadora de Gente (RS), de Mirela Kruel; Guaxuma (PE), de Nara Normande; Torre (SP), de Nádia Mangolini.

Já entre os 20 curtas-metragens gaúchos estão Antes do Lembrar (Porto Alegre), de Luciana Mazeto e Vinícius Lopes; Coágulo (São Leopoldo), de Jéssica Gonzatto; O Comedor de Sementes (São Leopoldo), de Victoria Farina; Um Corpo Feminino (Porto Alegre), de Thais Fernandes; Movimento à Margem (Porto Alegre), de Lícia Arosteguy e Lucas Tergolina; Mulher Ltda (Canoas), de Taísa Ennes; Vinil (Porto Alegre), de Catherine Silveira de Vargas e Valentina Peroni Freire Barata, ou seja, oito representantes mulheres concorrendo com suas produções no Festival.

Comentários

Comentários

Carolina Türck

Carolina Türck

Gaúcha apaixonada por São Paulo, Coca Zero e chocolate com menta. Anti-social por opção e nerd por condição.

Todos os posts de Carolina »

Comenta aí!

Nuvem Hospedagem 50% OFF

Novidades por e-mail

Quer receber um boletim quinzenal com as principais novidades e produtos da nossa loja? Então assine nossa Newsletter abaixo. Não divulgaremos seu e-mail e não enviaremos SPAM, palavra de escoteira.

Lista de Desejos 0
Abrir sua Lista de Desejos Continue Comprando