Cinema

Os Incríveis 2: animação estreia com ênfase no protagonismo feminino

  Carolina Türck    sábado, 18 de agosto de 2018

A animação Os Incríveis 2, da Disney/Pixar, que estreou no Brasil no final de julho, traz a sequência da família de super-heróis Sr. Incrível, Mulher Elástica e seus três filhos, vivendo novas aventuras. Após 14 anos do primeiro filme (2004), a trama dirigida pelo norte-americano Brad Bird (Ratatouille) se enquadra nas reflexões atuais sobre o papel da mulher e do homem na família e na sociedade.

No primeiro longa, Helena, a Mulher-Elástica, é dona de casa e mãe de três filhos que passa boa parte do tempo em casa. Só consegue sair no final da trama para ajudar seu marido Beto, o Sr. Incrível, a salvar o mundo. Dessa vez ela é heroína desde o começo e está no comando para combater um supervilão capaz de controlar mentes. O Sr. Incrível é que passa boa parte do tempo em casa cuidando das tarefas domésticas e do bebê.

Os Incríveis 2: animação estreia com ênfase no protagonismo feminino

O protagonismo feminino vem mostrar que a Disney segue a onda de publicização em torno de temas atuais, como foi o caso da mudança nos padrões de beleza das princesas e agora chegando aos super-heróis, com a igualdade de gênero. Em entrevista ao jornal O Globo, a atriz Holly Hunter, que dubla a heroína Helena, afirmou: “Este não é um filme com mensagem política”. Embora a produção negue, Os Incríveis 2 lança um olhar crítico para os papéis sociais da mulher dentro e fora do lar.

Talvez nenhum estúdio de animação de Hollywood tenha tanto prestígio quanto a Pixar. De Toy Story (1995), primeiro filme da produtora, ao recém-lançado Os Incríveis 2, 20º longa do selo, as produções  da companhia abordam temas que conversam muito bem com o público infantil e adulto. Um bom exemplo a ser citado é “Viva: A Vida É uma Festa”, um filme familiar inspirado nas lendas e folclores do México, que levou dois Oscars em 2018 e arrebatou o público, tornando-se a quinta maior bilheteria da marca.

Comentários

Comentários

Carolina Türck

Carolina Türck

Brasileira, 33 anos, publicitária. Atualmente mora em Portugal e se dedica ao site Garotas Nerds, ao e-commerce do site e projetos pessoais. Cachorros, coca zero com muito gelo e chocolate com menta.

Todos os posts de Carolina »

Comenta aí!

Nuvem Hospedagem 50% OFF

Novidades por e-mail

Quer receber um boletim quinzenal com as principais novidades e produtos da nossa loja? Então assine nossa Newsletter abaixo. Não divulgaremos seu e-mail e não enviaremos SPAM, palavra de escoteira.

Lista de Desejos 0
Abrir sua Lista de Desejos Continue Comprando