Cinema

Globo de Ouro 2018: Igualdade, empoderamento feminino e assédio dão o tom dos discursos em noite de premiação

  Patricia Piquia    segunda-feira, 08 de janeiro de 2018

A cerimônia do Globo de Ouro 2018 foi marcada pela temática feminista, das roupas aos discursos de apresentação e entrega dos prêmios: a hora chegou! #timesup

As acusações de assédio em Hollywood vieram à tona e as mulheres do entretenimento aproveitaram a repercussão e o espaço que um prêmio como o Globo de Ouro tem para reforçar esse discurso tão importante.

Antes da premiação foi iniciada uma campanha para que as mulheres fossem vestidas de preto em apoio às vítimas de abuso/assédio que ganharam grande repercussão por serem contra o produtor Harvey Weinstein.

Além de irem de preto foi criado um coletivo de mulheres que iniciou a campanha Times Up (Chegou a Hora) em que algumas personalidades foram acompanhadas de ativistas das causas femininas. Entre elas a criadora do movimento Me too (Eu também ) Tarana Burke, que ganhou grande notoriedade quando a hashtag viralizou no Twitter, após os casos de assédio de Weinstein serem denunciados.

Tarana Burke e Michele Williams

Em outro momento do tapete vermelho as atrizes Debra Messing e Eva Longoria usaram suas entrevistas no E! para dar apoio a ex-apresentadora do canal Catt Sadler, que saiu em dezembro por saber que seu parceiro de programa, Jason Kennedy, ganhava o dobro do seu salário. Debra disparou no microfone do E! “Eu estou muito chocada em saber que o E! não paga as suas apresentadoras o mesmo que a seus parceiros de programa homens. Eu sinto falta de Catt Sadler, então eu apoio a sua causa e isso é algo que pode mudar amanhã.”

No discurso de abertura o ator e apresentador Seth Meyers já inicia a cerimônia tocando no assunto. “Boa noite senhoras e homens que restaram.” Ele brincou com o fato dele ele ser um homem apresentando o Globo de Ouro e não uma mulher. Em outro momento Meyers também diz: “Acho que é hora de falar sobre o elefante na sala: Harvey Weinstein não está aqui esta noite porque ouvi rumores de que ele é louco e difícil de trabalhar. Mas não se preocupem – ele estará de volta em 20 anos quando se tornará a primeira pessoa que será vaiada durante o In Memoriam”.

Meyers inicia uma brincadeira “O Globo de Ouro completa 75 este ano” e Jessica Chastain arrasa para completar a frase, “mas a atriz que faz sua esposa ainda tem 32 anos.”

O apresentador tenta continuar a brincadeira com sua ex-colega de SNL Amy Poehler. Nessa hora a atriz aproveita e brinca com o mansplaining, quando um homem dedica seu tempo para explicar algo óbvio a uma mulher, de forma didática, como se ela não fosse capaz de entender, Poehler reverte a situação e toma conta da brincadeira.

Nicole Kidman venceu o prêmio por seu papel em Big Little Lies, em que interpreta uma mulher que é agredida pelo marido. No discurso ela fala sobre abuso, “Essa personagem que eu interpretei representa algo que é o centro das nossas conversas agora: o abuso. Eu realmente acredito e espero que possamos fazer mudanças através das histórias que contamos e como as contamos”.

Ao ganhar o prêmio de melhor atriz em série dramática Elisabeth Moss usou as palavras de Margaret Atwood, autora de “The Handmaid’s Tale” para agradecer. “The Handmaid’s Tale” é um estória sobre abusos e os direitos das mulheres. “Nós éramos as pessoas que não estavam nos jornais. Vivíamos nos espaços em branco, nas beiras das páginas impressas. Isso nos dava mais liberdade. Vivíamos nos espaços entre as histórias”. Elisabeth completa, “Nós não vivemos mais nos espaços em branco das beiras das páginas impressas. Nós não vivemos mais nos espaços entre as histórias. Nós somos a história escrita e estamos escrevendo nossa própria história”.

A atriz e apresentadora Oprah Winfrey recebeu o prêmio Cecil B. DeMille, que é entregue pelo conjunto da obra. Seu discurso foi inspirador sobre igualdade e empoderamento. Oprah foi a primeira mulher negra a receber esse prêmio.

“Então eu quero todas as garotas assistindo aqui, agora, saibam que um novo dia está no horizonte! E quando esse novo dia finalmente amanhecer, será por causa de muitas mulheres magníficas, muitas das quais estão aqui neste auditório esta noite e alguns homens fenomenais, lutando para garantir que se tornem os líderes que nos levam ao tempo em que ninguém nunca mais terá de dizer “Eu também”.

Jessica Chastain ao apresentar o prêmio de melhor atriz de filme de comédia mais uma vez ironiza a lacuna de salário que existe entre homens e mulheres. “Além do prêmio, as mulheres dessa categoria irão receber os 23% que sumiram na lacuna de salário.”

Natalie Portman estava ao lado de Ron Howard para falar dos indicados ao prêmio de Melhor Direção. Em 2018, apenas homens foram selecionados e ela fez questão de pontuar isso: “Aqui estão todos os indicados, homens”.

Frances McDormand ao ganhar o prêmio de Melhor Atriz de Filme Dramática, por “Três Anúncios para um Crime.” “As mulheres hoje não estão aqui pela comida. Mas sim pelo trabalho.”

Barbra Streisand depois de ser apresentada como a única mulher a receber o Globo de Ouro de Melhor Direção: “Eu recebi o prêmio em 1984, 34 anos atrás. O tempo chegou. Precisamos de mais mulheres diretoras.” E a câmera foca na Greta Gerwig, diretora do filme “Lady Bird”, vencedor na categoria Melhor Musical/Comédia, que não foi indicado na categoria de Melhor Direção.

Para as mulheres foi uma cerimônia muito importante e de muito empoderamento, esperamos que cada vez mais as questões de desigualdade e assédio possam cessar e como muitas disseram que mais nenhuma mulher diga, eu também!

Comentários

Comentários

Patricia Piquia

Patricia Piquia

Nerd, brasiliense, estabanada e professora de inglês. Amo música, livros, séries, filmes, arte, corridas e viagens.

Todos os posts da Colaboradora »

Comenta aí!

Nuvem Hospedagem 50% OFF

Novidades por e-mail

Quer receber um boletim quinzenal com as principais novidades e produtos da nossa loja? Então assine nossa Newsletter abaixo. Não divulgaremos seu e-mail e não enviaremos SPAM, palavra de escoteira.

Lista de Desejos 0
Abrir sua Lista de Desejos Continue Comprando