Instagram Garotas Nerds
Cinema

Especial Mickey Mouse 90 anos: conheça a origem do camundongo mais famoso do mundo

  Patricia Piquia    domingo, 18 de novembro de 2018

Hoje é aniversário de 90 anos do Mickey Mouse. Conheça a história do surgimento desse camundongo, um dos personagens mais importantes da história do entreterimento mundial e símbolo do império Disney.

No início o grande personagem de Walt Disney não era um rato e sim um coelho, que se chamava Oswald. Walt Disney, que nos primórdios da carreira se chamava Walter Elias, criou o coelho Oswald para um projeto de curta metragem pela Universal Estúdios, junto com Charles Mintz. Depois do primeiro curta, eles ainda fizeram 26 outros curtas do coelho. Walter pediu um aumento no orçamento, para incrementar Oswald, mas teria entrado em conflito com seu parceiro Mintz e os estúdios se aproveitaram da situação para roubar os direitos do personagem da dupla. A Universal Estúdios, que conquistou os direitos autorais sobre Oswald, os entregam a Mintz, o que fez com que Walter trabalhasse em outra ideia.

Essa reviravolta não abalou Walter que se uniu a Ub Iwerks e juntos criaram Mortimer, o personagem que teve seu nome alterado para Mickey Mouse graças à Lillian Bounds, esposa de Walt Disney, que considerou o Mortimer formal demais para o personagem do ratinho. Do problema surgiu a criação de Mickey, que se tornarou um dos ícones do entreterimento. Se compararmos os dois personagens, notamos que são bem parecidos.

O primeiro desenho de Mickey foi “Plane Crazy”, de 1928, no qual o personagem contracenava com sua namorada Minnie Mouse,  nenhum distribuidor queria comprar o filme. Mesmo assim, Walter continuou produzindo o seu segundo desenho animado mudo, intitulado Mickey “The Gallopin Gaucho”,  que ninguém quis, pois a concorrência era forte, já que a Warner já atuava com filmes falados.

Walt não desistiu e desenvolveu “Steamboat Willie”, o primeiro desenho animado sonoro, o primeiro a sincronizar trilha sonora e movimento. O curta de animação foi apresentado no Colony Theatre em Manhattan, Nova Iorque, em 18 de novembro de 1928, para uma enorme plateia que aguardava ansiosamente pela primeira aparição de Mickey Mouse. O curta foi um sucesso e por isso que a data de hoje, 18 de novembro, ficou marcada como o aniversário do Mickey Mouse.

Em “Steamboat Willie” quem faz a voz de Mickey é o próprio Walt Disney, que continuou a realizá-la de 1928 a 1946. Na primeira animação famosa de Mickey, vemos o ratinho como capitão de um barquinho, uma cena icônica. No final, ele acaba descascando batatas e tudo por conta do seu famoso rival, o malvado Bafo de Onça, que não gostou de ver Mickey feliz.

No início, Mickey bebia e fumava, mas o rápido aumento de sua popularidade fez com que Walt Disney resolvesse torná-lo politicamente correto já em 1930, afinal um famoso personagem infantil não podia dar mau exemplo para as crianças.

O camundongo tornou-se o amuleto de Walt, pois seu sucesso imediato foi o que fez com que o seu criador saísse da miséria. Muitos tentaram convencer Disney a “matar” o personagem, mas Walter sempre dizia: “Nunca liguei para garotas e continuo não ligando. Amo Mickey Mouse mais do que qualquer mulher que já conheci”. Até sua esposa Lilian concordava.

Como um esperto gestor, Disney reinvestiu seus lucros para fazer desenhos melhores, e sua firma começou a crescer, ele era um editor extremamente talentoso e insistia na perfeição técnica de suas animações e inovação nos efeitos sonoros. E o resto é história. Após Mickey, muitos outros personagens de sucesso vieram: a Minnie, o Pato Donald, o Pluto, o Pateta, a Branca de Neve e os sete anões entre outros.

Disney obteve um de seus maiores êxitos em 1955 ao inaugurar a Disneylândia, um superparque de diversões situado em Anaheim, na Califórnia. O parque foi construído graças a uma parceria com a rede de televisão ABC. O sucesso desse parque gerou o surgimento de outros parques Disney em Orlando e em Paris. E o sucesso só se multiplicou no decorrer dos anos. Tanto que hoje a Disney é um dos maiores impérios da indústria do entreterimento do mundo.

Depois de Walt Disney, Mickey foi dublado por James G. MacDonald que assumiu a vocalização do Mickey e em 1977, Wayne Allwine, um aprendiz de James G. MacDonald que foi a voz do Mickey até a sua morte em 2009. Atualmente, Mickey é dublado por Bret Iwan nos EUA.

No Brasil, o personagem inicialmente foi dublado por Luís Manuel, nos anos 60 até meados dos anos 70. Por volta de 1973/74, foi dublado por Cleonir dos Santos até o início dos anos 90. No início dos anos 90, ganhou a voz de Orlando Viggiani e dos anos 2000 até hj Mickey é dublado por Guilherme Briggs.

Algumas curiosidades sobre Mickey Mouse:

  • Mickey é o primeiro personagem animado a ter uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood. Ele recebeu a homenagem quando completou 50 anos.
  • Nos Estados Unidos, onde os votos para presidente ainda podem ser escritos nas cédulas, “Mickey Mouse” é o “candidato” falso mais votado da história.
  • A maior operação militar aeronaval da história, o famoso “Dia D”, no qual as tropas aliadas invadiram as praias da Normandia na Segunda Guerra Mundial, teve como código secreto o nome “Mickey Mouse”.
  • Mickey tem quatro dedos. Os motivos são por economia de tempo e dinheiro: a produção de um dedo a mais em cada mão era mais cara e demorada.
  • Mickey Mouse é o Leonardo DiCaprio, azarão, original do Oscar. Suas animações foram indicadas dez vezes, mas ele só ganhou uma, em 1942.
  • Mickey Mouse foi o primeiro personagem de desenho animado a ser amplamente licenciado. O primeiro livro de Mickey Mouse foi publicado em 1930 e a Ingersoll Watch Company produziu o primeiro relógio do Mickey em 1933 e desde então é um sucesso de arredação de vendas com produtos com seu nome e design.
  • Durante a década de 40, o Pato Donald estava se tornando muito popular, ofuscando Mickey. Para contornar a situação, Walt Disney iniciou a produção de “Fantasia”.

Uma das frases mais famosas de Walt da Disney sobre suas realizações é: “Só espero que nunca percamos de vista uma coisa: tudo começou com um rato”, disse Walt Disney em 1954.

E a esse rato que saudamos hoje com muita alegria, parabéns Mickey Mouse por estar a quase um século alegrando as nossas vidas.

Comentários

Comentários

Patricia Piquia

Patricia Piquia

Nerd, brasiliense, estabanada e professora de inglês. Amo música, livros, séries, filmes, arte, corridas e viagens.

Todos os posts da Colaboradora »

Comenta aí!

Nuvem Hospedagem 50% OFF

Novidades por e-mail

Quer receber um boletim quinzenal com as principais novidades e produtos da nossa loja? Então assine nossa Newsletter abaixo. Não divulgaremos seu e-mail e não enviaremos SPAM, palavra de escoteira.

Lista de Desejos 0
Abrir sua Lista de Desejos Continue Comprando