Cinema

Crítica A Esposa: relações abusivas e preconceito do mercado editorial em drama magnífico

  Patricia Piquia    quarta-feira, 09 de janeiro de 2019

O excelente “A Esposa”, que estreia hoje, 10 de janeiro, e rendeu o Globo de Ouro de melhor atriz de drama de 2019 a Glenn Close, é baseado no livro da americana Meg Wolitzer, roteirizado por Jane Anderson e dirigido pelo sueco Björn Runge.

O filme conta sobre a vida de Joan (Glenn Close) e Joe (Jonathan Pryce, o Alto Pardal de Game of Thrones) que é um escritor que acaba de ganhar o prêmio Nobel de Literatura. E a história acompanha a ida desse casal, junto com seu filho (Max Irons), à Estocolmo para receber o prêmio. Nessa ida um jornalista (Christian Slater, Mr. Robot), ávido por fazer a biografia do escritor, segue a viagem e começa a perseguir o casal, na esperança de conseguir escrever o livro sobre Joe. Nessa perseguição começamos a ver que há muito mais na vida desse casal que nós supúnhamos no início. Ele questiona o relacionamento entre Joe e Joan e a faz repensar os motivos que a fizeram abandonar a carreira por conta do marido.

O filme tem discussões muito interessantes sobre relações abusivas e preconceito do mercado editorial. A excelente atuação de Glenn Close e de sua filha, Annie Starke, que a interpreta quando jovem, nos fazem repensar como mulheres abrem mão de seus sonhos pelos filhos e seus amores e como isso afeta as suas vidas a longo prazo.

Glenn Close como sempre está maravilhosa, não é atoa que tem recebido prêmios e elogios da crítica. Apesar de ter sido indicada 6 vezes ao Oscar, Glenn, de 71 anos, nunca ganhou nenhuma estatueta – talvez esse seja o momento. Ela é a força motriz do filme e o discurso no Globo de Ouro, sobre como fazer o filme a fez pensar em sua mãe que se sacrificou pela família e quando mais velha a confidenciou a frustração por não ter poucas conquistas pessoais. Glenn conclamou as mulheres a não desistirem de seus sonhos de fazer e ser quem nós quisermos e eu a louvo e recomendo o filme por esses motivos tão importantes.

Comentários

Comentários

Patricia Piquia

Patricia Piquia

Nerd, brasiliense, estabanada e professora de inglês. Amo música, livros, séries, filmes, arte, corridas e viagens.

Todos os posts da Colaboradora »

veja também

Comenta aí!

Nuvem Hospedagem 50% OFF

Novidades por e-mail

Quer receber um boletim quinzenal com as principais novidades e produtos da nossa loja? Então assine nossa Newsletter abaixo. Não divulgaremos seu e-mail e não enviaremos SPAM, palavra de escoteira.

Lista de Desejos 0
Abrir sua Lista de Desejos Continue Comprando