Cinema

Conheça a história de Mary Blair: a ilustradora favorita de Walt Disney

  Mayara Torres    domingo, 29 de abril de 2018

Nascida no dia 21 de outubro de 1911 em Oklahoma, EUA, Mary Blair trabalhou nos estúdios da Disney em grandes produções e atuou na criação das artes conceituais de vários filmes clássicos. Desde pequena, já mostrou interesse por desenhar e decidiu estudar artes. Teve seu trabalho homenageado em 1991 quando foi reconhecida com o prêmio Disney Legends. Para essa premiação, um comitê avalia as contribuições para o estúdio Disney e seleciona algumas pessoas para receberem placas que representam seus feitos e, é claro, todas as honrarias e respeito pelos serviços prestados.

Conheça a história de Mary Blair: a ilustradora favorita de Walt Disney

Além de seu trabalho no estúdio, também ficou conhecida por quebrar a barreira das artistas mulheres que ficavam encarregadas de finalizar e colorir o trabalho dos ilustradores (homens). A limitação das tarefas delegadas às mulheres não permitia que elas expressassem arte, visão e criatividade.

Descontente com essa situação, ela se empenhou, mostrou o seu grande talento e foi envolvida em projetos como “Você já foi à Bahia?”. Mary logo obteve destaque e ficou responsável por criar as artes conceituais dos filmes que viriam a ser os mais clássicos da Disney como Alice no País das Maravilhas, Peter Pan e Cinderela. O estilo chapado com cores vibrantes, sem contorno e olhos bem característicos ficaram marcados na história do estúdio e da arte.

Alice

Cinderela

Peter Pan

Ficou conhecida como uma das ilustradoras favoritas do Walt Disney, pois mesmo na crise gerada pela Segunda Guerra Mundial, ela conseguia produzir uma arte sofisticada com uma quantidade reduzida de recursos. Além disso, Walt se identificava com o estilo simples e infantil de Mary Blair.

Ela também foi a criadora do It’s a Small World que é uma atração dos Parques da Disney. Inúmeros robozinhos com trajes típicos de vários lugares do mundo representam a diversidade. A música cantada pelos personagens ficou conhecida por propagar a mensagem da paz mundial. Walt trouxe Mary para criar essa atração, pois seu estilo combinava com o propósito da atração de mostrar o mundo através do olhar puro de uma criança.

Mary Blair continua sendo uma inspiração para os artistas mais novos. Sua determinação e empenho são inspirações para mulheres que querem conquistar um espaço maior em profissões dominadas por homens. Obrigada Mary Blair!

Comentários

Comentários

Mayara Torres

Mayara Torres

Engenheira de Computação e (quase) pós-graduada em Animação facilmente encontrada pelos cafés de São Paulo. Apaixonada por desenhos animados e ilustrações fofas.

Todos os posts da Colaboradora »

Comenta aí!

Nuvem Hospedagem 50% OFF

Novidades por e-mail

Quer receber um boletim quinzenal com as principais novidades e produtos da nossa loja? Então assine nossa Newsletter abaixo. Não divulgaremos seu e-mail e não enviaremos SPAM, palavra de escoteira.

Lista de Desejos 0
Abrir sua Lista de Desejos Continue Comprando