Ciência

SoFi: Peixe Robótico com controle de Super Nintendo

Natalia Rigos    segunda-feira, 26 de março de 2018

Vivemos em um planeta onde 71% da superfície é coberta por água em estado líquido e para ajudar no estudo da vida marinha cientistas do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência da Computação do Instituto de Massachusetts criaram o SoFi (Soft Robotic Fish). SoFi é um peixe robô com um metro e meio, tem uma bateria que dura 40 minutos, pode ir até 18 metros de profundidade, possui uma câmera e características que o possibilitam nadar como um peixe.

SoFi: Peixe Robótico com controle de Super Nintendo
Para o mergulhador controlar SoFi, os cientistas criaram uma linguagem com ondas sonoras de alta frequência que produzem vibrações na água e os comandos são emitidos por um controle de Super Nintendo.
SoFi foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar Biólogos nos estudos da dinâmica dos oceanos e da vida aquática já que tem a vantagem de não assusta-las.

Os criadores desse incrível peixinho robótico são Robert Katzschmann,  Joseph DelPreto, Robert MacCurdy e Daniela Rus. No futuro eles pretendem usar também para monitorar a poluição dos oceanos e estão trabalhando em uma inteligência artificial para SoFi identificar e rastrear seres marinhos sozinha. É uma ótima forma da tecnologia usada para estudo e preservação do meio ambiente. 🙂

Natalia Rigos

Bióloga, ovolactovegetariana, apaixonada por ciência, fotografia, poesia (menos Vogon), jogos, séries sci-fi....e batata frita!

Todos os posts da Colaboradora »

Comenta aí!

expertautopecas.pt

Novidades por e-mail

Quer receber um boletim quinzenal com as principais novidades e produtos da nossa loja? Então assine nossa Newsletter abaixo. Não divulgaremos seu e-mail e não enviaremos SPAM, palavra de escoteira.