Cinema

Box celebras as primeiras diretoras de cinema desde 1910

  Daiane de Mario    domingo, 03 de fevereiro de 2019

Por muito tempo, a ideia dos diretores de cinema tem sido associada à masculinidade, com personagens principais e roteiros repletos de uma construção cultural focada apenas em pontos de virilidade. A realidade é que, cerca de 125 anos atrás, as mulheres já estavam lá para explorar novas tecnologias e criar um cinema inovador. E em uma tentativa de retificar a nossa compreensão sobre as mulheres na história do cinema, Kino Lorber acaba de lançar uma enorme box chamada de Pioneers: First Women Filmmakers.

O resultado vem do enorme esforço de restauração e preservação de diversos materiais, o conjunto contém mais de 50 filmes, desde fragmentos de filmes e curtas até recursos, bem como documentários e extras que dão contexto aos filmes e um pequeno livro de material escrito.

O conjunto é organizado de forma temática, com discos dedicados ao gênero, filmes de cunho social e até mesmo artistas específicos. Um exemplo é Alice Guy-Blaché, a primeira diretora, que começou como secretária na Gaumont e foi uma das primeiras a sugerir filmagem de cenas narrativas. Ela finalmente dirigiu seu próprio estúdio de produção em Nova Jersey, Solax, e treinou Lois Weber, que também tem um disco dedicado ao seu trabalho.

No disco de longa-metragem, um dos destaques é o filme Back to God’s Country, de 1919, do Canadá, que foi co-dirigido pela estrela Nell Shipman, embora ela tenha sido originalmente descreditada. Baseado em uma história chamada “Wapi the Walrus”, de James Oliver Curwood, e co-dirigido por David Hartford, “Back to God’s Country” é um notável e épico de ação apresentando uma protagonista feminina.

Filmado no norte de Alberta, Shipman interpreta Dolores, uma mulher jovem e de espírito livre que mora com o pai em uma casa arborizada onde brinca com guaxinins, porcos-espinhos e ursos. Sua Dolores é amorosa, férrea e vulnerável, mas disposta e capaz de cuidar de si mesma e dos outros. Dolores se apaixona por um jovem pesquisador, Peter (Wheeler Oakman), que aparece em sua cabana. Mas logo ela é perseguida obstinadamente por um fora-da-lei chamado Rydal (Wellington A. Playter), que a espiona em uma piscina com seus amigos-ursos em uma das primeiras cenas polêmicas do cinema.

Outra joia na coleção é o filme de 1923, The Song of Love, co-dirigido por Frances Marion e Chester M. Franklin, com a estrela Norma Talmadge, que também produziu o filme (e, segundo rumores, inspirou os personagens de ambos – Lina Lamont em Singin ‘in the Rain e Norma Desmond em Sunset Boulevard).

O roteirista Marion adaptou o roteiro do romance de Margaret Peterson. Mais tarde, ela passou a ajudar e moldar a personalidade de Mary Pickford e conquistou três Oscars de roteiros na década de 1930. A versão de A Canção do Amor que aparece na coleção foi reconstruída a partir de uma impressão de nitrato alemã, enquanto novos títulos foram criados pela Biblioteca do Congresso com o texto original em inglês.

A história, outro épico romântico e arrebatador, acontece na cidade fictícia norte-africana/árabe de Ahamar, onde alguns colonizadores cristãos brancos detêm o poder. Quando uma revolta está borbulhando entre a população local, e os Tuaregs, liderados por Ramlika, um faminto por poder (Arthur Edmund Carewe), que está dividido entre seu fervor pela revolução e seu fervor pela “dançarina” Noor-mahal (Talmadge).

Estes são apenas alguns dos títulos nesta coleção incrível, o que prova ser uma opção surpreendente para descobrir os antepassados ​​do cinema há muito tempo esquecido. É uma conquista na preservação de filmes e o acesso a esse trabalho é inédito. Pioneers: First Women Filmmakers está disponível em DVD e Blu-ray.

Daiane de Mario

Daiane de Mario

Nerd de nascença, professora por vocação e mãe por opção. Amante de Sandman e da Mulher Maravilha, prefere sofá e pipoca do que uma balada num bar, ama o verão, glitter e seres mitológicos.

Todos os posts da Colaboradora »

Comenta aí!

expertautopecas.pt

Novidades por e-mail

Quer receber um boletim quinzenal com as principais novidades e produtos da nossa loja? Então assine nossa Newsletter abaixo. Não divulgaremos seu e-mail e não enviaremos SPAM, palavra de escoteira.