Ciência

Ada Lovelace: 203 anos da primeira programadora do mundo, conheça sua história!

  Fernanda Barreto    segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Isso mesmo, você não leu errado. A primeira pessoa a ser considerada programadora na história foi uma mulher incrível!

Hoje Ada Lovelace completaria 203 anos e em sua curta vida ela foi bastante importante para o desenvolvimento da programação e nada mais justo comemorarmos seu aniversário com um texto sobre sua vida! Conheça a história de Ada Lovelace, a primeira programadora do mundo.

Ada Augusta Byron King, condessa de Lovelace, conhecida atualmente apenas como Ada Lovelace, começou sua história com a matemática muito nova, quando criança era fascinada pelos pássaros e como eles voavam, então decidiu criar o esboço de uma máquina voadora, anotando todos os detalhes que tinha analisado das aves e seus métodos para voar em um pequeno livro de anotações que chamou de “Flyology”. Sua mãe era sua maior incentivadora, afinal queria que a pequena Ada seguisse um caminho diferente do seu pai, o poeta Lord Byron que a abandonou com uma criança recém-nascida.

Aos 20 anos Ada casou-se com William Lord King, nomeado a Conde de Lovelace em 1834, com quem teve três filhos, mas sua história como a primeira programadora veio através de sua contribuição ao trabalho de seu amigo e matemático britânico Charles Babbage na criação da máquina analítica (projeto de um computador mecânico moderno de uso geral).  Entre 1842 e 1843, ela traduziu um artigo do engenheiro militar italiano Luigi Federido Menabrea  sobre o motor e complementou com um conjunto de sua própria autoria, que ela chamou de “Anotações”.

Nessas anotações criadas por Ada há um algoritmo que só pode ser processado por máquinas, o que é considerado hoje o primeiro programa de computador do mundo. Além disso, ela desenvolveu uma visão sobre a capacidade dos computadores de irem além do mero cálculo ou processamento de números, enquanto outros, incluindo o próprio Babbage focavam apenas nessas capacidades. Sem dúvidas Ada foi uma mulher a frente de seu tempo!

Infelizmente Ada viveu pouco, aos 36 anos ela faleceu por conta de um câncer de útero e seu amigo Babbage continuou sozinho as pesquisas para o desenvolvimento da Máquina Analítica que nunca foi desenvolvida, mas a contribuição dela para o campo de estudo computacional foi tão grande que na década de 70 uma linguagem computacional em sua homenagem foi criada. Ada, como é conhecida, é uma linguagem de programação estruturada, de tipagem estática orientada a objetos sendo uma linguagem de alto nível, tendo sua última atualização em 2012.

Também podemos conhecer um pouco mais sobre ela no Ada Lovelace Day comemorado sempre na segunda terça-feira de outubro, que tem como intuito celebrar e espalhar pelo mundo as conquistas de mulheres na ciência, tecnologia, engenharia e matemática que ganhou esse nome justamente pela sua importância no campo de estudo. Então, já marque na sua agenda as próximas datas do Ada Lovelace Day para comemorar com suas amigas cientistas:

  • 08 de outubro de 2019
  • 13 de outubro de 2020
  • 12 de outubro de 2021
  • 11 de outubro de 2022
  • 10 de outubro de 2023
  • 08 de outubro de 2024
  • 14 de outubro de 2025

Se você se interessou pela Ada e deseja conhecer mais de sua história é possível ouvir o episódio do podcast histórias de ninar para garotas rebeldes que fala sobre sua vida clicando aqui. Não esqueça de compartilhar a história dessa mulher incrível com seus amigos e colegas e no próximo Ada Lovelace Day incentive meninas a escolher carreiras científicas, pois ainda somos minorias nesse campo de estudo.

Fernanda Barreto

Fernanda Barreto

Jornalista apaixonada por Harry Potter que, assim como Sabrina, nas horas vagas é aprendiz de feiticeira.

Todos os posts da Colaboradora »

Comenta aí!

Novidades por e-mail

Quer receber um boletim quinzenal com as principais novidades e produtos da nossa loja? Então assine nossa Newsletter abaixo. Não divulgaremos seu e-mail e não enviaremos SPAM, palavra de escoteira.