Games

Aceitação do corpo, inteligência emocional e empoderamento feminino

  Redação Garotas Nerds    segunda-feira, 21 de junho de 2021

Nunca se falou tanto em empoderamento feminino como atualmente. Embora ainda haja um longo caminho a ser percorrido, existem cada vez mais mulheres em cargos de poder e em posição de destaque, as quais possuem voz ativa e realizam atividades que anteriormente eram exclusivas do público masculino.

A beleza física já não é o foco principal

Algo que tem mudado e sido determinante para a evolução do papel da mulher na sociedade é a questão de que a beleza física deve englobar a diversidade dos corpos. Além disso, tem-se dado mais ênfase à importância da inteligência emocional sobre a beleza física.

Muitas vezes as mulheres possuem diversos “papéis” tais como mãe, esposa, profissional, amiga e outros. Estes múltiplos papeis fazem com que as mulheres carreguem uma pressão extra e, neste contexto, a inteligência emocional pode desempenhar um papel importante, a fim de que consigam lidar com o dia a dia de modo mais tranquilo e eficiente.

O que é inteligência emocional e por que ela é tão importante

Durante muito tempo deu-se importância sobretudo ao aspecto físico e à inteligência intelectual, também conhecida como QI (Quociente Intelectual). Felizmente, nos dias de hoje, a inteligência emocional passou a ser considerada tão importante quanto a inteligência intelectual, sobretudo por ser responsável pelo controle das emoções e o aumento da resiliência diante das adversidades.

Reconhecer as emoções e trabalhá-las é crucial para identificar tanto nossos pontos fortes como nossos pontos fracos, a fim de nos tornarmos resilientes. Deste modo, somos capazes de promover melhorias no campo profissional e em outras tarefas e papeis sociais. Além disso, uma boa inteligência emocional é essencial para lidar com momentos de tensão e estresse em diferentes situações.

Vivemos em um mundo digital, em que temos tudo à disposição com um simples clique ou toque na tela do celular. Se por um lado isso deixa a vida mais fácil, por outro representa um desafio para a organização do cérebro, que recebe diversos estímulos constantes simultaneamente.

Esses estímulos podem gerar um nível de tensão elevado para o cérebro feminino, por isso é importante criar mecanismos de relaxamento, os quais contribuem para os momentos em que devemos reagir de forma rápida e sensata diante das adversidades.

Inteligência emocional no entretenimento

Relaxar e meditar pode tornar-se ainda mais importante se, além de ter uma atividade estressante, as mulheres forem adeptas de entretenimentos que provocam emoções fortes e adrenalina. Suponhamos, por exemplo, que você goste de esportes radicais, como a escalada, em que é necessário manter a cabeça fria e trabalhar a resiliência para chegar ao objetivo.

Ou então que seja fã de esportes e goste de tentar a sua sorte em apostas online de futebol durante partidas ao vivo, que aumentam a tensão e exigem ação rápida. Ou, ainda, que seja gamer e jogue o gênero RPG, em que suas escolhas mudam o rumo do jogo. Nestes casos, uma boa inteligência emocional vem bem a calhar.

Inteligência emocional e autoaceitação

Sabemos que é difícil para as mulheres encaixarem-se nos padrões de beleza pré-estabelecidos pela mídia. A inteligência emocional pode ser a chave para trabalhar a aceitação da sua beleza singular e quebrar padrões que são muitas vezes impossíveis de atingir.

Seja pelo trabalho, pelo entretenimento ou para melhorar a autoestima, o empoderamento feminino pode ser desenvolvido por meio da promoção da inteligência emocional, a qual pode melhorar sua qualidade de vida.

Redação Garotas Nerds

Redação Garotas Nerds

Todos os posts da Colaboradora »

Comenta aí!

expertautopecas.pt

Novidades por e-mail

Quer receber um boletim quinzenal com as principais novidades e produtos da nossa loja? Então assine nossa Newsletter abaixo. Não divulgaremos seu e-mail e não enviaremos SPAM, palavra de escoteira.