Internet

6 formas gentis de eliminar o Internet Explorer 6

  Carolina Türck    quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Se você é webdesigner ou um(a) blogueiro(a) que faz e/ou edita seus próprios templates, ou pelo menos alguem que se interessa pelo assunto, já deve ter visto por aí a campanha “Morte ao Internet Explorer 6“.

Mas atenção, se você quer mesmo se livrar desse carma do desenvolvimento web, não basta escrever posts, inserir banners no seu blog ou ícones no seu avatar do Twitter, deixar de usar esse navegador é uma iniciativa do usuário, é ele quem você tem que convencer a parar de usar esse browser desatualizado.

Pra que essa e outras campanhas em prol do fim do IE6 dê certo, é preciso focar no público-alvo, que geralmente são pessoas que não vão acessar o blog do fulano que fala sobre tecnologia, muito menos parar para ler sobre “o browser desatualizado”. Eles acessam o site do BBB, ORKUT, pegam uma receita de bolo, jogam games em Flash, procuram namorado, etc.

Antes de ficar xingando a Microsoft, você deve entender que utilizar o IE6 não é uma opção, mas sim uma obrigação, pois esse navegador vem com o Windows XP e não pode ser desinstalado, entre outros motivos. É aí que vai entrar o seu poder de persuasão e espírito marketeiro para convencer as pessoas de que o Internet Explorer 6 é um browser que não segue padrões web, compromete a segurança dos usuários  e torna mais complexo e caro o desenvolvimento de sites.

Bolei uma lista com 6 dicas do que fazer para eliminar o Internet Explorer 6, com classe 😉

1- Inserir nos seus sites, avisos que devem ser exibidos somente no Internet Explorer 6, avisando aos usuários que para melhor visualização do conteúdo, é aconselhável a utilização de um browser atualizado. De preferência, se possível, deixe um link para algum texto confiável que justifique essa atitude e explique porque o browser está desatualizado e que riscos os usuários correm em utilizá-lo. Um bom exemplo é essa campanha do iMasters.

2- Mantenha-se sempre informado sobre os dados estatísticos de quantos usuários utilizam o Internet Explorer 6 para visitar seu site ou em caso de novos projetos, sites similares. Com isso você saberá se pode ou não abrir mão do suporte a esse navegador. Por exemplo, se seu site é um blog sobre receitas culinárias, acredito que o público-alvo são mulheres com idade entre 25 e 40 anos, que dificilmente vão saber o que significa a palavra “browser”. O mesmo vale para sites infantis ou qualquer outro site voltado para pessoas com conhecimento básico em Internet. Por isso, tente sempre utilizar argumentos claros, fáceis e objetivos.

3- Ofereça opções aos usuários. Ao invés de sugerir que o usuário simplesmente pare de usar uma ferramenta com a qual ele já está acostumado e provavelmente pagou por ela (ou não), e baixe e instale browsers open sources, você pode apenas sugerir que seja feita uma atualização da versão 6 para a 7 ou 8 do Internet Explorer. Com isso o usuário se sentirá menos coagido e se ele for do tipo que gosta de estar atualizado, vai fazer o upgrade com certeza.

4- Embase suas justificativas. Se alguem chegar com você e perguntar “porque eu deveria deixar o IE6 de lado e passar a usar outro browser?” o que você responderia? Se conseguir convencer sua mãe, esse problema já estará 50% resolvido. Esse texto vai ajudar, esse outro também.

5- Deixe o conteúdo do site acessivel independente do browser pelo qual ele está sendo acessado. Assim como um usuário pode acreditar que o browser dele tem problemas e por isso não consegue renderizar seu site direito, ele pode achar que o seu site não presta ou que você é um webdesigner fuleiro. Se você quer mesmo abrir mão da dor de cabeça que é desenvolver pro IE6, abra mão apenas dos aspectos estéticos, como bordas arredondadas, transparências, pngs transparentes, jquery, etc. mas nunca, nunca mesmo deixe que alguma informação relevante fique oculta ou indisponível.

6- Não use hackers CSS, isso pode comprometer a validação de seu site. Procure utilizar folhas de estilos alternativas, inseridas via comentários condicionais.

Se você que está lendo esse post está utilizando o Internet Explorer 6, cuidado!!!! Baixe e instale agora mesmo algum desses browsers gratuítos listados abaixo, fique um passo a frente e garanta a sua segurança na Internet.

1- Internet Explorer 7

2- Google Chrome

3- Mozilla Firefox

4- Apple Safari

5- Opera Browser

Carolina Türck

Carolina Türck

Brasileira, 33 anos, publicitária. Atualmente mora em Portugal e se dedica ao site Garotas Nerds, ao e-commerce do site e projetos pessoais. Cachorros, coca zero com muito gelo e chocolate com menta.

Todos os posts de Carolina »

veja também

Comenta aí!

expertautopecas.pt

Novidades por e-mail

Quer receber um boletim quinzenal com as principais novidades e produtos da nossa loja? Então assine nossa Newsletter abaixo. Não divulgaremos seu e-mail e não enviaremos SPAM, palavra de escoteira.