Institucional
Categorias
Sobre
O Garotas Nerds foi criado em 2009 com o objetivo de aumentar a representatividade feminina online, construindo novas narrativas a partir da experiência de mulheres dentro do universo nerd.
A série 13 Reasons Why da Netflix dominou os jornais quando estreou no serviço de streaming há mais de dois anos, em parte devido a uma cena gráfica de suicídio que foi ao ar no meio da temporada. A cena difícil gerou muita controvérsia e agora, antes do retorno do show para uma terceira temporada, a Netflix está editando a cena.
A Netflix compartilhou um comunicado no Twitter, anunciando a atualização da série e notificando que eles estão cientes do debate em andamento em torno da série, decidindo finalmente editar a cena. O tweet também incluiu um link para recursos de prevenção do suicídio.
“Nós ouvimos de muitos jovens que 13 Reasons Why os encorajaram a iniciar conversas sobre questões difíceis como depressão e suicídio e buscar ajuda – muitas vezes pela primeira vez”, disse a Netflix em um comunicado. “À medida que nos preparamos para a terceira temporada, ainda neste verão, estamos atentos ao debate em andamento em torno do programa. Assim, a conselho de especialistas médicos, incluindo a Dra. Christine Moutier, diretora médica da Fundação Americana para Prevenção ao Suicídio, decidimos com o criador Brian Yorkey e os produtores editarem a cena em que Hannah tira a própria vida da primeira temporada. “
A cena original em questão mostrava a estrela da série, Katherine Langford, fazendo um balanço de sua vida em um espelho antes de ser mostrada sentada em uma banheira, com lágrimas no rosto, antes de levar uma lâmina ao pulso. A cena toda apresenta uma narração de Dylan (interpretada por Derek Luke) dizendo ao orientador da escola sobre a morte de Hannah.
A nova cena – que é o que os espectadores vão encontrar agora na série – simplesmente mostra Hannah se olhando no espelho antes da ação e a reação dos pais à morte dela. A Netflix estará monitorando todos os clipes pirateados que apresentem a cena original e lançará as retiradas conforme necessário. A cena editada destina-se a responder às preocupações sobre a natureza gráfica da cena original, mantendo a realidade emocional da morte de Hannah.
O showrunner Brian Yorkey disse em um comunicado. “Nossa intenção criativa em retratar a realidade feia e dolorosa do suicídio em tal detalhe gráfico na primeira temporada foi dizer a verdade sobre o horror de tal ato, e ter certeza de que ninguém jamais desejaria imitá-lo. Mas, como estamos prontos para a terceira temporada, ouvimos a preocupação da Dra. Christine Moutier, da Fundação Americana para a Prevenção do Suicídio e de outros, e concordamos com a Netflix em reeditá-la. Nenhuma cena é mais importante do que a vida no programa, e sua mensagem é que devemos cuidar melhor uns dos outros. Acreditamos que essa edição ajudará o programa a fazer o melhor para a maioria das pessoas, ao mesmo tempo em que atenua qualquer risco para espectadores jovens especialmente vulneráveis. “
A Fundação Americana de Prevenção ao Suicídio publicou uma nota falando sobre a decisão da Netflix de tirar a cena.
A declaração ressalta que pessoas reagem de maneiras diferentes e que “o mesmo conteúdo que pode aumentar a conscientização e interesse no assunto, e até mesmo empatia em muitos — também pode piorar o humor, ansiedade, ou imagem própria de outros que estão vulneráveis ou enfrentando dificuldades“.
Você pode conferir a decisão completa no site da Fundação.