Esses dias vi a minha colega de GN, Carol Chang, falar que finalmente tinha assistido o “O Mágico de Oz” com o áudio do “The Dark Side Of The Moon” e aí pensei na hora em escrever sobre isso.
Afinal, quer coisa mais nerd que alguém ter a brilhante idéia de sair sincronizando áudio com filme até achar uma feliz coincidência? :P

Muitos de vocês já devem ter ouvido falar dessa “lenda” da possível sincronia entre o álbum “The Dark Side Of The Moon” do Pink Floyd com o filme “O Mágico do Oz” e outros muitos nem sonham o que é um ou outro e porque juntariam os 2.

Há quem diga que o álbum “The Dark Side of The Moon”, composto em 1973, foi  totalmente baseado no filme “O Mágico de Oz” ,de 1939.
O Pink Floyd nega qualquer relação, mas pra quem teve paciência de ver e prestar atenção é evidente que existem algumas coincidências.

Confesso que nunca tive paciência de tirar a prova dos 9.
Aí, minha queridíssima amiga @rreitchels achou um doido no Mercado Livre que vendia o DVD com o filme já sincronizado com o Dark Side e comprou.
O DVD rodou de mão em mão e a gente nunca conseguiu parar pra assistir juntas ou com uma galera. Até porque, junto com a lenda, vem outra lenda que você tem que estar chapado pra conseguir identificar os momentos mais “UOU” da sincronia.

Um belo dia eu fui lá e assisti. (sóbria ;) )
O doido do Mercado Livre foi tão genial que sincronizou o áudio do álbum com o filme legendado então não achei tão cansativo, pois era como se estivesse assistindo o filme. E ainda tinha uma opção de você assistir sem a legenda, mas com comentários.

Se você tá curioso pra saber se eu realmente estou falando a verdade e se a sincronia realmente existe, você tem três opções:

1. Compre o “The Dark Side Of The Moon” e o “O Mágico de Oz” e faça vocês mesmo a sincronia.
O álbum tem 42:30 de duração e o filme 101 minutos, então se você for tentar fazer isso em casa tem que colocar o álbum pra tocar mais de 1 vez.

2. Achar o doido do Mercado Livre e ver se ainda tem cópias do DVD.

3.

E segue aqui uma pequena lista das correspondências mais listadas de quem já assistiu o “The Dark Side of OZ” ou “The Dark Side Of The Rainbow”

  • Quando Dorothy está na fazenda e ela olha para o alto, no audio surge barulho de avião.
  • O som da caixa registradora no princípio de “Money” (dinheiro) aparece exatamente quando Dorothy pisa pela primeira vez a estrada dos tijolos amarelos; que é também o momento em que o filme passa de preto e branco para cores. Outra referência é a aparição da fada dourada;
  • No momento em que a bruxa do Oeste aparece, é tocada a palavra “black” (preto);
  • A cena em que Dorothy encontra o espantalho (personagem que alegava não ter cérebro) é acompanhada pela música “Brain Damage” (dano cerebral), e quando a letra da música começa a tocar: “the lunatic is in my head…” (o lunático está na minha cabeça), o espantalho inicia a dançar freneticamente como um lunático;
  • O bater de coração no fim do álbum ocorre quando Dorothy tenta ouvir o coração do homem de lata;
  • No momento em que a bruxa do oeste lança uma bola de fogo contra Dorothy e seus companheiros, a música grita “run!” (corra);
  • No momento que Dorothy encontra Oz, entra a música “Us and Them”, soando Us como Oz bem quando aparece a 1a imagem de Oz;
  • Várias frases das letras contidas nas músicas coincidem com os mesmos atos sendo executados pelos atores no mesmo momento;
  • A duração da maioria das músicas coincide precisamente com a duração das cenas no filme.

Eu pesquisei, pesquisei e não consegui achar de onde surgiu essa idéia de sincronizar o álbum com o filme, então se alguém souber e quiser compartilhar será de muito bom grado e todos nós agradecemos, assim o post fica mais completo :)