“UMA CRIANÇA, UM PROFESSOR, UM LIVRO E UMA CANETA PODEM MUDAR O MUNDO.” Malala Yousafzai

As vezes para que possa se encantar com um livro, geralmente nos vemos representados no personagem ou ficamos fascinados com a história da mesma e o contexto inserido. Então, em homenagem ao dia da mulher, este post trará algumas personagens femininas marcantes dentro da literatura.

  • OFFRED (Conto da Aia – Margaret Atwood)

Livro adaptado para a série Handmaid’s Tale, Offred se vê dentro de uma teonímia totalitária fundamentalista cristã que derrubou o governo do EUA. A obra aborda a subjugação feminina e os diversos meios em que as mulheres perdem individualidade e independência.  O livro é baseado na visão de Offred sobre os acontecimentos tal como sua busca pela sobrevivência e fuga deste lugar.

Dia Internacional da Mulher: Personagens femininas marcantes na literatura

 

  • CERSEI LANNISTER, DAENERYS TARGARYEN E SANSA STARK (Game of Thrones – George. R.R Martin) –  algumas das personagens fortissimas que englobam a saga, onde lutam – a sua maneira – em meio a Guerra dos Tronos.

Cersei – movida pelo amor aos filhos, irmão e ao ódio a todos que se opõe a ascensão dos Lannisters em Westeros, é capaz de tudo para conseguir o poder e proteger a família usando assim de seu poder de persuasão e inteligência.




Daenerys –  Princesa exilada da antiga casa Targaryen e autoproclamada rainha legitima, vê sua vida mudar ao ser obrigada a casar com Khal Drogo um lider Dothraki, onde após a morte desse, ela começa a se reerguer e busca do trono de ferro. Suas experiências contribuíram para se tornar uma conquistadora na maioria das vezes piedosa, entretanto, por vezes ela é capaz de ser dura e impiedosa com seus inimigos.

Sansa – Jovem iludida pelo amor, se vê diante de situações de total desespero e provações em busca de sua sobrevivência. Porém no decorrer da história se torna uma personagem mais madura com grande possibilidade de ajudar a proteger o norte de todos os males que estão por vir.

Sansa Stark (Sophie Turner), Cersei lannister (Lena Headey) e Daenerys Targaryen (Emilia Clarke).

  • SUSANNAH DEAN ( A Torre Negra – Stephen King) Antigamente chamada de Odetta Holmes e com uma dupla personalidade (Detta Walker), Susannah aparece a partir do segundo livro da obra, ajudando Roland e seus amigos na incrível jornada da Torre. Dotada de uma inteligência impar e uma mente afiada, supera obstáculos e desafios onde sua cor de pele e deficiência – Susannah é cadeirante- acabam por se tornar obsoletos.

Susannah Dean Representada na arte de um fã.

  • ELIZABETH BENNET (Orgulho e Preconceito – Jane Austen)

A trama gira em torno do papel feminino desempenhado por cada personagem que retrata o comportamento usual da época, e que as vezes saem dos padrões como no caso de nossa protagonista Elizabeth ou como apelidada Lizzie. Ela se destaca por sua personalidade forte, onde expressa sua opinião independente daqueles que a cercam. Acredita principalmente que o casamento deva ser feito por amor e não apenas por ascensão social.

Keira Knightley respresentando Lizzie

  • AMANDA LINDHOUT ( A Casa do Céu – Amanda Lindhout)

Contando sua própria história, Amanda mostra como aos 19 anos começou a trabalhar como garçonete para economizar e guardar dinheiro para viajar pelo mundo. Em países castigados pela guerra, como o Iraque, a mesma decide virar repórter porém em Agosto de 2008  é sequestrada e mantida em cativeiro por 460 dias. Amanda vê o sofrimento de mulheres na mesma situação e até pior do que a dela (tortura, estupro, fome), e para sobreviver se converte ao Islamismo e se arrisca numa fuga audaciosa.

Amanda Lindhout- Autora e personagem do seu livro A Casa do Céu.

Demais personagens marcantes:

  • Arwen e Galadriel – Trilogia O senhor dos Anéis. J.R.R. Tolkien;
  • Marian e Laila – A cidade do Sol. Khaled Hosseini;
  • Hermione – Saga Harry Potter. J.K Rowling;
  • Lisbet Salander – Trilogia Millennium. Stieg Laerson;
  • Alice – Alice no País das Maravilhas. Lawis Carroll;
  • Morgana, Viviane e Mogwase – As Brumas de Avalon. Marion Zimmer Braydler
  • Capitu – Dom Casmurro. Machado de Assis;
  • Lolita – Lolita. Vladimir Nabokov;

E quais personagens femininos marcaram vocês de alguma forma em um livro?

Amanda Andrade

Amanda Andrade

Booklover, fanatica em séries e animes, nerd,viciada em contéudo que de alguma forma me faça crescer como uma pessoa melhor.
insta: @mandyavanna
Amanda Andrade
  • 113
    Shares

Comentários

Comentários