A Tabela Periódica pode estar prestes a ganhar um novo elemento químico! Isso porque cientistas suecos da Universidade de Lund afirmam ter tido sucesso em criar o elemento de número 115 em laboratório.

Esse elemento já havia sido relatado há 10 anos atrás, em 2004, por pesquisadores russos de Dubna, mas só agora as medidas dele puderam realmente ser estabelecidas. O número 115 indica a quantidade de prótons existentes em seu núcleo e, em virtude dessa quantidade, o elemento está sendo provisoriamente chamado de “ununpentium”, baseado nas palavras latinas e gregas para a numeração 115.

O “ununpentium” é, além de superpesado, altamente radioativo e foi criado através do disparo de um feixe ultrarrápido de cálcio (elemento químico com 20 prótons) contra uma fina película de amerício (elemento químico com 95 prótons). A colisão desses dois núcleos atômicos fez com que eles se fundissem e transformassem-se no “ununpentium”, o átomo de 115 protóns.

O novo elemento ainda é bastante instável e dura apenas uma fração de segundos antes que seu número de prótons comece a cair e ele se transforme em outros elementos, por isso, um comitê da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) ainda deverá realizar mais análises dos resultados até que dê um nome oficial para o elemento e incorpore-o à Tabela Periódica.

Últimos posts por Redação Garotas Nerds (exibir todos)

Comentários

Comentários