O Universo Marvel pode ser divido em partes, isso graças a quantidade de personagens que certos quadrinhos possuem: existem os personagens ligados ao universo, as ruas, aos Vingadores, a Shield, aos mutantes e claro, existem os que pertencem a mitologia do Thor. Não é que Thor não seja parte dos Vingadores, mas seus quadrinhos apresentam um número grande de pessoas que tem relação com a mitologia nórdica ou com a Asgard das HQs. No filme, apesar de retratarem alguns deles, não mostraram todos que se relacionam com o Deus do Trovão, e provavelmente nem poderiam. E os que apareceram no filme possuem histórias próprias e as vezes diferente do que foi retratado no filme. Conheça mais sobre os personagens de Thor nas HQs!

THOR

Post com a história do Deus do Trovão da semana passada

Primeira aparição: Journey into Mistery #83 (1962)

JANE FOSTER

A namoradinha de Thor, nos quadrinhos, é uma enfermeira especializada em super-humanos. Ela trabalhava para Thor quando ele assumia a identidade de doutor Donald Blake, e eles dois tiveram um relacionamento. Thor chegou a levar Jane para Asgard e torna-la imortal, inclusive com poderes (que ela não conseguiu controlar direito). Mas ela pediu para voltar a Terra e Odin a fez esquecer tudo. Foi casada e teve um filho, mas depois se divorciou. Na Guerra Civil ajudou o Capitão América e mais tarde ajudou Thor a encontrar Sif que estava presa na Terra. No filme é uma astrofísica, mas achei a mudança pertinente, pois fazer o Thor virar Blake, ser médico, se apaixonar e depois voltar ia demorar demais. Só uma curiosidade, nas suas 2 primeiras aparições, ela era chamada de Jane Nelson.

LADY SIF

É irmã de Heimdall. Desde criança é amiga de Thor, Balder (outro irmão de Thor) e Loki. Era conhecida por seu belo cabelo louro, mas Loki o cortou por ter ciúmes da relação dela com Thor. O deus do Trovão o obrigou a restaurar o cabelo, agora feito pelos anões Brokk e Eitri do mais puro ouro, só que Loki aprontou novamente, o que acabou deixando o cabelo dela negro como a noite. Ela tanto reclamou de seu cabelo que seus pais a colocaram para treinar e virar guerreira, para aprender que há coisas mais importantes que a vaidade. No Reinado Sombrio, Loki rouba seu corpo e usa, e Sif fica presa no corpo de uma senhora prestes a morrer, mas é salva por Thor e Jane. É a eterna “chove mais não molha” de Thor, mesmo que Odin seja louco para que os dois casem.

ODIN

É filho de Bor, o primeiro Asgardiano, e Bestla, uma gigante de gelo (nessa HQ, esses caras A-DO-RAM uma gigante). Ele e seus dois irmãos baniram o rei de Muspelheim (o reino de fogo), o demônio Surtur. E por isso Bor abdicou do trono e Odin passou a ser rei. Ele é chamado de pai-de-todos e com certeza foi pai para muitos dos Asgardianos (nas HQ’s Thor, Balder, Vidar e pai adotivo de Loki). Ele realmente baniu o arrogante Thor de Asgard para que esse aprendesse um pouco mais de humildade na Terra. Odin dorme uma vez ao ano, para restaurar seus poderes e ter mais tempo de vida. Quando ele fica muito exausto ou machucado, ele também dorme antes do esperado. Odin fica bastante vulnerável nesses períodos.

LOKI

Esse merecia um post só para ele, pois é um dos maiores vilões da Marvel (opinião pessoal) e é, inclusive, responsável pela criação dos Vingadores. É filho de Laufey, rei dos gigantes de gelo, e Farbauti, sua esposa. Quando Odin matou Laufey em batalha, ele levou o pequeno Loki com ele, para ser criado em Asgard como um filho. O amor que Odin tem por Thor deixava Loki com inveja. Depois que soube que Thor, um dia, ganharia a Mjolnir, Loki só foi piorando em sua vontade de fazer o mal. Foi ele que enganou Hulk e com isso acabou ajudando a criar os Vingadores.

OS 3 GUERREIROS

São 3 grandes guerreiros que moram em Asgard e amigos de Thor. Hogun (o moreno) não é nativo de Asgard. Em sua terra natal tinha uma esposa, que faleceu. É sério, fechado e chamado muitas vezes de cruel. Fandral (o loiro) já morou em Midgard (Terra) durante muitos anos, lutando contra a tirania nas ilhas britânicas e casado com uma mulher chama Marion, que também faleceu. Subentende-se então que ele é parcialmente responsável pelas lendas do Robin Hood. Diferente de Hogun, que se tornou sério depois da morte da esposa, Fandral sai com qualquer mulher disponível em Asgard. Por último temos Volstagg (o ruivo), conhecido como preguiçoso, comilão e até covarde. Ele é mais velho que seus companheiros, pois ensiou Thor a lutar com espadas e a ter um casamento feliz com muitas crianças! É por isso que ele se tornou preguiçoso e gordo: sua esposa cozinha muito bem. Volstagg é um pai muito protetor, sendo que crianças são a única coisa que realmente o colocam em ação. É dito que uma vez Thor matou os pais de duas crianças, e acabou pedindo para Volstagg adotar as duas.

HEIMDALL

Irmão de Sif, e guardião da ponte Bifrost. Ele nasceu com sentidos tão apurados que foi nomeado guarda da ponte de arco-íris. Assim como no filme, Loki já enganou Heimdall nos quadrinhos, como por exemplo no “Cerco”, onde ele não percebeu Norman Osborn e os seus chegando. Ele consegue escapar de seu aprisionamento e ajuda os outros a vencer mais uma batalha. Uma curiosidade, na mitologia nórdica, Heimdall é chamado de “o mais branco dos deuses”, o que fez a escolha do ator meio irônica e também o que causou uma grande discussão pelo mundo.