As especulações se confirmaram e na “PlayStation Meeting”, que aconteceu ontem, no Hammerstein Ballroom, em Nova York, a Sony mostrou que, depois de sete anos sem lançar um novo console, o futuro do PlayStation é realmente o super aguardado PS4! No entanto, não foi dessa vez que o console propriamente dito foi apresentado ao público e provavelmente só poderemos vê-lo de fato na Electronic Entertainment Expo (E3) deste ano. Por enquanto, ficamos apenas com o novo controle DualShock 4, as configurações e capacidades de última geração que o PS4 terá e os novos games que serão lançados para ele.

A apresentação foi iniciada com a frase “O PlayStation quer vencer a guerra contra a realidade” e Mark Cerny, um dos engenheiros que participou do desenvolvimento do PS4, subiu ao palco para anunciar que a arquitetura do novo console está bem mais simplificada e racionalizada do que a do seu antecessor, o PS3, o que vai facilitar muito o desenvolvimento de games para a plataforma.

As novidades técnicas do PS4 são CPU AMD “Jaguar” de 8 núcleos x86-64 customizada, GPU AMD Radeon de última geração com capacidade de 1.84 teraflops 8GB de Memória GDDR5, drive Blu-ray com 6x velocidade, entrada USB 3.0 e todos os outros recursos que já conhecemos do PS3, como Bluetooth, saída HDMI etc. A capacidade do HD ainda não foi revelada pela Sony, mas é provável que o console seja lançado em duas versões, uma com memória mais modesta e a outra mais poderosa.

O novo controle DualShock 4 foi um dos únicos itens do PS4 que foi de fato exibido durante o evento. Os rumores e imagens sobre o controle eram verdadeiros e ele realmente tem um touchpad frontal semelhante ao do PS Vita, uma entrada para fone de ouvido na parte central, uma pequena saída de som e uma barra luminosa para identificar os jogadores. Aquele “botão não identificado no canto superior esquerdo” também se confirmou como sendo realmente um “share button”, para publicar conteúdos em redes sociais. Em adição a isso, o console do PS4 terá uma câmera que será capaz de identificar a posição dos controles pela sala.

Uma notícia triste é que, por enquanto, o PS4 não terá retrocompatibilidade com os jogos de PS3, mas a Sony prometeu que está trabalhando para que seja possível jogar os games de todas as versões do PlayStation. Em compensação, a boa notícia é a funcionalidade Remote Play, que transformará o PS Vita em algo parecido com o controle do Wii U, permitindo que os jogos do PS4 sejam jogados no portátil. Por enquanto, nem todos os jogos terão esse recurso disponível, mas a ideia é que no futuro todos os games do PS4 possam ser rodados no Vita.

A tecnologia Gaikai finalmente teve a sua utilidade anunciada. Com a rede, os jogadores poderão jogar um game via streaming antes de baixá-lo e também será possível assistir enquanto outros jogam ou transmitir suas partidas aos amigos. Graças a uma parceria com o Facebook e o UStream, os jogadores conectados à PSN poderão comentar o jogo dos outros ou ajudá-los a passar uma fase difícil. Além disso, Crackle, Hulu Plus e Netflix já estarão disponíveis no PS4.

Outro grande momento do evento foi o anúncio dos games que serão lançados para PS4, que demonstraram todo o potencial gráfico e desempenho do novo console, como KillZone: Shadowfall, o primeiro de uma franquia Sony para o PS4; Knack, desenvolvido pelo próprio arquiteto do sistema do PS4; Driveclub, um jogo de corrida com gráficos incríveis; The Witness, do mesmo criador de BraidInfamous: Second Son, que dá continuidade à franquia Infamous; e vários outros.

A Square-Enix anunciou a vinda de um novo Final Fantasy, mas em sua apresentação usou um vídeo que já havia sido exibido na E3 2012. A Capcom levou o icônico Yoshinori Ono para apresentar a nova engine projetada pela empresa para explorar mais a capacidade do PS4 e também mostrou um pouco do game Deep Down, que ainda está em desenvolvimento. A Ubisoft demonstrou ao vivo o player de Watch Dogs, que também impressionou pelos gráficos. E, para surpreender a todos, a Blizzard anunciou o lançamento de Diablo III tanto para o novo PS4 como também para PS3.

Informações sobre o preço do console não foram divulgadas dessa vez e a data de lançamento só foi mencionada vagamente como sendo no final do ano.

Abaixo, confira mais imagens e vídeos do novo controle e dos games apresentados para PS4:

Últimos posts por Redação Garotas Nerds (exibir todos)

Posts relacionados

Comentários

Comentários