Imagem: The Guardian

Depois da grande franchise americana do Pirata dos Caribes, a qual tem Johnny Depp no papel principal como o Capitão Jack Sparrow, os piratas voltaram a fazer sucesso nas narrativas. O primeiro filme da série foi lançado em 2003, o qual foi um sucesso. Desde então já foram lançados 5 filmes, com o segundo batendo recordes de
bilheteria. O último é de maio do ano passado, você pode assistir o clipe abaixo. Há quem afirme que os filmes se perderam, mas bons ou nãos, eles trazem um personagem que há muito havia sido esquecido: o pirata. Já falamos muitos aqui no site sobre como os filmes tem se tornado jogos. Há até mesmo jogos da própria franquia Pirata dos Caribes. É importante entender como está essa onda sobre os piratas e também quais os jogos disponíveis neste mercado.

Por que os piratas estão em alta?

Há duas grandes razões: uma comercial e outra inspiracional. A primeira é bastante óbvia, já que as empresas fabricantes de jogos pagos ou não querem trazer algo novo para os jogadores e querendo ou não o mercado de jogos para piratas ainda há espaço para coisas novas. A segunda é que os piratas remetem ao tempo das primeiras navegações e das primeiras aventuras. O mundo só é o que é, devido aos homens que se arriscaram ao mar para descobrir territórios. Por isso, o tema está em alta, pois além de ter margem para produtos novos, essa é uma das maiores aventuras de todas, pois é a essência de onde tudo começa na terra. Quem não se recorda da importância histórica de Portugal dentro das épocas da navegação e como os nossos navegadores ajudaram a criar o mundo no qual vivemos hoje?

Quais são os jogos sobre piratas que podem ser encontrados hoje?

Imagem: Gaming Society

Há muitos jogos, tanto gratuitos como pagos, e nos mais diversos estilos. Um dos primeiros a serem lançados com este contexto foi Assassin’s Creed IV: Black Flag. Este é um jogo com grande qualidade técnica de direção artística e traz o Edward em um novo tipo de missão antes da fama. No jogo, além de enfrentar as dificuldades de navegar entre ilhas, ele precisa assumir contratos para fazer o seu nome. Um segundo personagem no jogo é o próprio barco. Outro jogo para quem quer estar perto da realidade dos piratas num estilo mais clássico é a Pirate’s Paradise slot, com elementos como moedas de tesouro, bandeiras de piratas, palmeiras de ilhas desertas e conchas.
A slot conta também com um pirata que vai dando todas as informações para que jogador faça os seus movimentos. Em termo de jogos de puzzle, dá para jogar o Puzzle Pirates, o qual também traz jogos tradicionais dentro do contexto de pirataria. Jogadores têm de resolver problemas como reparar o navio, arrumar os canhões, hastear as velas, e acertar o curso da navegação resolvendo um dos 20 puzzles, incluíndo Tetris, Rumble e Foraging. Por fim, tem o Blackwake, o qual é um jogo mais leve que o Assassin’s Creed e precisa de mais de um jogador. A missão é entre tribulações de navios e principalmente lançamento de bombas e destruição dos barcos inimigos. Mesmo sendo menos pesado que o Black Flag ainda vai exigir bastante ação. Ou seja, quatro exemplos de jogos bem variados e para todos os gostos.

Sea of Thieves: último lançamento de jogo sobre pirata

Por fim, não poderíamos deixar de falar de um lançamento fresquinho: Sea of Thieves. O qual traz vários elementos do Piratas do Caribe, pois além de lutar com piratas bem vivos também é preciso lutar com os mortos vivos. O visual do jogo é super legal, pois traz aventuras durante o dia e a noite com nascer e pôr-do- sol. O básico do jogo é ir enfrentando os desafios do mar e das ilhas até completar o desafio do mapa. E uma coisa bem legal, o pirata pode mudar de estilo e tem alguns femininos. Com tantas opções provavelmente não deve ser fácil escolher qual jogar primeiro. O importante é que o mercado de games está se abrindo para novos temas e trazendo jogos sempre com o máximo de qualidade. Cabe a você jogador ver qual é o que te agrada mais. Vale ressaltar que ainda há o lançamento para mais um jogo sobre piratas este ano o: Skulls and Bones. O qual vai ser tão pesado quanto o Assassin’s Creed IV, mas com muitos elementos diferentes, misturando o que a empresa encontrou de melhor em todos os jogos já produzidos sobre piratas.

Esses dois jogos lançados também trazem algo que vem sendo implementado depois dos anos 2010, mais ou menos, a atualização constante e através da internet. Por isso, os jogadores mais avançados podem se surpreender com recursos que não existiam antes e estão sendo constantemente criados para eles. Isso também garante que jogo se mantenha vivo e apelativo para os jogadores que de alguma maneira farão de tudo para terminar a missão de pirata e vencer.

Quem já está com vontade de jogar?

Carolina Turck

Carolina Turck

Gaúcha apaixonada por São Paulo, Coca Zero e chocolate com menta. Anti-social por opção e nerd por condição.
Carolina Turck
  • 7
    Shares

Comentários

Comentários